
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Corinthians se enfrentam neste sábado, 10, às 21h, no Pacaembu, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de praticamente acabar com o sonho que o Atlético-MG ainda alimentava de ser campeão nacional depois de um longo tempo ao vencer a partida do último final de semana por 1x0, novamente apresentando um bom futebol, o Verdão agora desafia o campeão da Libertadores, em seu estádio, para seguir entre os dez primeiros colocados e dar continuidade ao bom momento. Pela frente, um time que apenas espera o término do campeonato nacional para tentar ir em busca do grande sonho do título mundial e que faz alguns testes antes de embarcar para o Japão
Em ótimo momento, Verdão tem mais um bom teste para comprovar a excelente fase e seguir evoluindo
Em mais uma excelente partida, o Coritiba recebeu o vice-líder Atlético-MG, que estava empolgado pelo tropeço do Fluminense, horas antes da partida, e não tomou conhecimento do clube mineiro, praticamente enterrando as chances de título do adversário. O resultado de 1x0 ficou barato pela produção do Alviverde na partida e tornou-se perigoso no final, quando o Galo partiu para cima em busca do empate. Entretanto, as boas intervenções do goleiro Vanderlei garantiram o resultado positivo. Com mais três pontos na tabela e uma nova vitória no Couto Pereira, o Verdão atingiu o grupo dos dez primeiros colocados e segue com excelentes números após a contratação de Marquinhos Santos para o cargo de treinador.
A evolução e melhor preparo da equipe é visível aos olhos de qualquer torcedor. O Coritiba se tornou um time maduro, ciente de suas potencialidades e, acima de tudo, equilibrado em todos os setores. A queda significativa do número de gols tomados é um exemplo disso. E com a terceira melhor campanha do returno, a torcida Coxa-Branca fica se perguntando como seria o rendimento da equipe caso esta mudança no comando técnico tivesse acontecido anteriormente. Fica a lição para situações futuras. Dentro de campo, antes de pensar na próxima temporada, é preciso se concentrar nas quatro últimas partidas do campeonato para continuar subindo na tabela e, quem sabe, buscar o simbólico título do 2º turno. A partir de agora, é neste objetivo que Marquinhos Santos e seus comandados concentram as suas energias.
Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca não terá muitos problemas. A única baixa será o volante Gil, que recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada e desfalca a equipe no Pacaembu. Embora tenha testado Chico, Emerson Santos e Vinícius na função, Marquinhos Santos deve mesmo optar por Júnior Urso, mantendo as características da equipe. Rafinha, que saiu da partida contra o Galo se queixando de dores após uma pancada na perna, não preocupa e está confirmado na equipe titular. O mesmo acontece com o centroavante Deivid que, de pênalti, marcou mais um gol com a camisa Alviverde e manteve a sua excelente média de gols. Sem alterações nas outras posições, a equipe seguirá a mesma que vem atuando nas últimas partidas.
Em testes, Corinthians apenas aguarda o momento de fazer as malas e ir ao Japão
Nem os jogadores e muito menos a torcida do Corinthians conseguem disfarçar a ansiedade. À medida que os dias passam, fica ainda mais visível o desejo que o Campeonato Mundial de Clubes inicie o mais rápido possível e o tão sonhado jogo contra o Chelsea possa se tornar realidade. Mas até para liberar um pouco desta tensão, ao contrário de outras equipes brasileiras, que poupavam os jogadores a partir do momento que conseguiram os pontos para evitar o rebaixamento no Brasileirão, o técnico Tite mantém os titulares atuando e não quer perder o entrosamento para a competição do mês de dezembro que, sem dúvida, será a mais importante da história do clube. Com isso, o Corinthians vai conseguindo mais alguns pontos e tem melhorado a sua colocação na tabela.
Para a montagem do time, o treinador do Timão também não deverá ter muitos problemas. A baixa mais sentida continua sendo Émerson que, com uma lesão no joelho, deve voltar apenas nas últimas rodadas do Brasileirão para ganhar ritmo de jogo para o mundial. O meia Danilo, que ficou de fora das últimas partidas devido a um desgaste muscular, ficará como opção no banco de reservas. Assim, Douglas segue como responsável pela criação do time. No ataque, a novidade é a entrada do peruano Paolo Guerreiro, que, por opção tática de Tite, substitui o rápido atacante Romarinho, que também formará o banco de reservas do Corinthians. Sem qualquer outro problema de suspensões ou lesões, à exceção desta alteração no ataque, o time deverá ser o mesmo que bateu o Atlético-GO, na última rodada, por 2x0, em Taguatinga.
Panoramas da partida
Certamente o Coritiba terá outra pedreira pela frente no Pacamebu. Embora o Corinthians não esteja imprimindo um ritmo tão acelerado assim no Campeonato Brasileiro, segue com um time bastante qualificado, capaz de vencer qualquer adversário. Por conta disso, o Verdão deve encarar a partida em São Paulo com muita seriedade e certamente o fará, visto que Marquinhos Santos conseguiu implantar, na cabeça dos jogadores, o objetivo de tentar lutar pelo simbólico título do segundo turno. Em virtude disso, raça, determinação e luta serão ingredientes fundamentais na luta por mais três pontos.
Ofensivamente, o Coritiba perderá um pouco da velocidade na transição para o ataque com a ausência de Gil. Desta forma, crescem as responsabilidade de Éverton Ribeiro, Rafinha e Lincoln, visto que estes jogadores serão as principais peças para conduzir o time à frente e criar jogadas de perigo ao gol de Cássio. Após balançar as redes novamente, Deivid é a esperança de gols na referência do ataque. O apoio dos laterais, Victor Ferraz e Denis, também será muito importante, principalmente do lateral-direito, que vem apresentando um ótimo futebol com a camisa Alviverde nas últimas partidas. As jogadas de bola parada também podem ser boas alternativas.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar muito cuidado com a velocidade no ataque corinthiano, formado por Juan Martínez, Jorge Henrique e Paolo Guerreiro. Os três devem se movimentar muito na frente e confundir a defensiva Coxa-Branca. As chegadas surpresa do volante Paulinho ao ataque também devem ser neutralizadas. O jogador da seleção Brasileira vem se destacando com a camisa do clube paulista e chama atenção dos times europeus, inclusive o Chelsea, provável adversário corinthiano no mundial. Outro atleta que precisará ser bem marcado é o meia Douglas, que possui bom potencial na bola parada, tanto em chutes diretos a gol como em cruzamentos para a área.
Certamente a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do Pacaembu para empurrar o Coritiba rumo a mais uma vitória no Brasileirão e de outros três pontos que serão importantes para a ascesão do Alviverde na classificação do campeonato. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, a galera Coxa-Branca enviará energias positivas em busca de um novo triunfo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 35ª rodada
Corinthians x Coritiba
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 10/11/2012, sábado
Horário: 21h
Corinthians:
Cássio; Alessandro, Paulo André, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Douglas; Juan Martínez, Paolo Guerreiro e Jorge Henrique.
Técnico: Tite
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Sergio Escudero e Dênis; Willian, Júnior Urso, Rafinha, Lincoln e Éverton Ribeiro; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Ronan Marques da Rosa/SC
Assistente 1: Rodrigo F. Henrique Correa/RJ (Asp. FIFA)
Assistente 2: Nadine Schramm Câmara Bastos/SC (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)