
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Corinthians se enfrentam neste domingo, 18, às 16h, no Pacaembu, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de fazer duas partidas absolutamente patéticas, diante do Vasco e da Portuguesa, jogando no lixo a chance de liderar, com folga, a competição, o Verdão agora precisa mostrar que não será um mero coadjuvante no campeonato e que vai colocar em prática o batido discurso que irá brigar pelo título. Para isso, terá que provar que tem qualidade no elenco e desafiar o atual campeão mundial, que está em franca ascensão, não perde há sete jogos e possui, até aqui, a melhor defesa da história dos pontos corridos
Jogadores sabem que precisam de força para sair "do buraco" e voltar a vencer
Se os torcedores Alviverdes achavam que o time não poderia jogar pior daquilo que apresentou diante do Vasco, o jogo contra a Portuguesa, no meio de semana, veio para surpreender negativamente os mais de 11 mil Guerreiros Alviverdes que enfrentaram o frio e foram ao Alto da Glória. Jogando um futebol sem qualquer objetividade e sem nenhum poder de decisão, o Coritiba até teve o domínio das ações diante de uma Portuguesa que veio apenas para se defender e perdeu um jogador expulso ainda no primeiro tempo. Como se não bastasse a péssima atuação, o Verdão ainda conseguiu levar um gol de contra-ataque de uma equipe com 10 jogadores e, a partir daí, ficou nítido o desequilíbrio emocional do time. Sem qualquer poder de reação, o time insistiu em jogadas pelo meio e batia na parede Alvirrubra. Bill ainda empatou nos acréscimos, mas não amenizou, em nada, a frustração da torcida.
O ponto conquistado em duas partidas em casa, diante de adversários medíocres, botou um ponto de interrogação sobre o que, de fato, o Coritiba vai fazer neste Brasileirão. Marquinhos Santos, embora tivesse que conviver com muitos desfalques, errou nos dois jogos, com escalações equivocadas e substituições ineficazes, atirando pela janela a chance de voltar à liderança, com folga. Agora, para recuperar os pontos perdidos, será preciso vencer fora de casa. O primeiro desafio será muito difícil, diante do Corinthians, mas é justamente neste tipo de partida que se mede o valor do elenco de uma equipe. Se realmente pretende cultivar alguma esperança de título, o Coritiba precisa superar as adversidades e pontuar diante de um adversário direto. É em busca deste objetivo que o time pisará no Pacaembu.
O treinador Coxa-Branca terá que conviver, novamente, com diversos desfalques. Alex, Deivid, Geraldo, Iberbia, Sérgio Manoel e Lincoln estão no DM. Já o recém-contratado Vítor Júnior não pode atuar por força de contrato, já que pertence ao Corinthians. Para completar, Leandro Almeida recebeu uma pancada no jogo contra a Portuguesa e foi vetado. Luccas Claro será o seu substituto, já que Emerson está de malas prontas para o Atlético-MG. No meio, a novidade é o retorno de Júnior Urso que, com a saída de Willian para o Grêmio, agora é mais titular do que nunca. Gil, Robinho e Zé Rafael devem completar o setor. Na frente, Bill está confirmado. Arthur pode ser o seu companheiro, mas ainda existe a chance de Marquinhos Santos povoar o meio com a entrada de Bottinelli. A definição deverá ficar para minutos antes da bola rolar.
Corinthians tenta encaixar mais um bom resultado para seguir subindo
Depois de um início bastante irregular, quando empatou diversos jogos, o Corinthians, aos poucos, vem subindo na tabela e mostra que, provavelmente, terá fôlego para brigar pelo título. O atual campeão mundial ocupa atualmente a sexta colocação, mas está sem perder há sete jogos e, após 14 rodadas disputadas, possui a melhor defesa da história dos pontos corridos, com apenas seis gols sofridos. Números que mostram o tamanho da dificuldade que o Coritiba terá que enfrentar no Pacaembu caso queira voltar a Curitiba com algum ponto na bagagem. Além disso, a expectativa é de casa cheia neste domingo.
O técnico Tite terá apenas um desfalque em relação à equipe que empatou com o Fluminense, no Maracanã, na última quarta-feira. O volante Guilherme se lesionou com certa gravidade naquela partida e ficará cerca de um mês e meio parado. Para o seu lugar, o treinador corinthiano já confirmou a entrada de Ibson. Ainda no meio, Danilo apresenta certo desgaste muscular, mas vai para o jogo. Ele terá a companhia de Renato Augusto, que ganha a vaga de Romarinho, o que fará a equipe atuar no 4-4-2. No ataque, Paolo Guerrero voltou da seleção peruana, mas, cansado, não reúne totais condições de jogo. Com isso, Alexandre Pato segue como titular.
Panoramas da partida
O Coritiba terá uma partida extremamente difícil na tarde deste domingo, no Pacaembu. Além de precisar superar todos os desfalques, o time encarará uma equipe bastante entrosada e motivada, que possui grande qualidade e será empurrada por uma torcida que comparece ao estádio para incentivar os jogadores. Cabe ao Coritiba entrar no gramado do Pacaembu consciente das suas limitações para a partida e marcar muito forte para reduzir os espaços e impedir a criação das jogadas. Após controlar o Corinthians, no início do jogo, o Verdão deve, aos poucos, sair para o contra-ataque e aproveitar as suas chances.
Ofensivamente, já ficou provado que o Coritiba sente muito a falta de um meia que pense o jogo e crie jogadas. Na ausência de Alex, é Lincoln quem faz este papel, mas, com uma tendinite, o meia também está impossibilitado de atuar. Sendo assim, resta a Robinho e Zé Rafael tentarem usar da velocidade para criar chances para Bill, na referência. O apoio dos laterais Victor Ferraz e Diogo Goiano também será muito importante. Entretanto, ao contrário do jogo diante da Portuguesa, os dois precisam participar mais do jogo e, sobretudo, acertarem os cruzamentos. As jogadas de bola parada também podem ser boas alternativas.
No aspecto defensivo, o Coritiba precisará ficar ligado na marcação durante todo o tempo, pois, do meio para frente, qualquer jogador do Corinthians pode decidir a partida. Alexandre Pato e Émerson costumam infernizar as defensivas adversárias com muita velocidade e movimentação. Sendo assim, é preciso que Marquinhos Santos arme um esquema para neutralizar as virtudes dos atacantes. Além deles, o Verdão também deverá prestar muita atenção em Renato Augusto e Danilo, no meio. Por fim, é fundamental que se tenha um cuidado especial com as bolas aéreas, principalmente com o volante Ralf e o zagueiro Paulo André.
A torcida Coxa-Branca certamente estará representada nas arquibancadas do Pacaembu e os Guerreiros Alviverdes que estiverem em São Paulo empurrarão os jogadores na busca de um bom resultado diante do Alvinegro paulista pela recuperação no Campeonato Brasileiro. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca dos três pontos que irão quebrar o tabu de 42 anos e farão o Coritiba seguir no G4.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 15ª rodada
Corinthians x Coritiba
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 18/08/2013, domingo
Horário: 16h
Corinthians:
Cássio; Edenílson, Paulo André, Gil e Fábio Santos; Ralf, Ibson, Renato Augusto e Danilo; Émerson e Alexandre Pato.
Técnico: Tite
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo Goiano; Júnior Urso, Gil, Robinho e Zé Rafael; Arthur (Darío Bottinelli) e Bill.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez/RJ
Assistente 1: Kléber Lúcio Gil/SC
Assistente 2: Nadine Schramm Câmara Bastos/SC
4º Árbitro: Thiago Duarte Peixoto/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)