
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Atlético-MG se enfrentam nesta quinta-feira, 12, às 21h, no estádio Independência, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de retomar o caminho das vitórias ao derrotar o São Paulo no último final de semana, o Coritiba agora tenta fazer uma boa partida também longe de casa e desafia o campeão da Libertadores para se aproximar novamente do G4. Do outro lado, um Atlético-MG que venceu a competição continental mas depois de mostrou desinteressado pelo Brasileirão e ocupa as últimas posições da tabela. Justamente por isso tenta a recuperação no returno
Sem Alex, Coxa tenta vencer outra e se aproximar do G4
No último final de semana, o Coritiba recebeu o São Paulo, no Couto Pereira, e finalmente fez uma partida decente. Marquinhos Santos mostrou que as coisas seriam diferentes antes mesmo da bola rolar. O técnico Alviverde promoveu diversas alterações na equipe e os jogadores se mostraram bem mais interessados na vitória desde os primeiros minutos de partida. Tocando a bola com mais facilidade e chegando constantemente ao gol de Rogério Ceni, o Verdão dominou o primeiro tempo e chegou ao gol com Alex. Abatido e longe de ser aquele time que ganhou praticamente tudo nos últimos anos, o São Paulo ainda levou o segundo em mais uma cobrança magistral de falta do menino de ouro e não teve qualquer força para reagir, amargando a derrota por 2x0.
Na saída para o vestiário, os jogadores destacaram o aspecto motivacional da vitória. Depois de seis partidas, o Coritiba finalmente somou mais três pontos e voltou a respirar mais aliviado no campeonato. A torcida espera que o jogo diante do São Paulo não tenha sido apenas uma exceção e, no mínimo, exige uma postura igual para as partidas que estão por vir. A mesma coragem que Marquinhos Santos teve para sacudir as estruturas da equipe deve ser mostrada também longe do Alto da Glória e o time precisa ter muita raça para alcançar os resultados positivos e voltar a sonhar com objetivos maiores.
Em relação ao time, Marquinhos Santos sofrerá uma importante baixa. Preservado para realizar um trabalho específico de fortalecimento muscular, Alex ficou em Curitiba e não viajou com o grupo para Belo Horizonte. Lincoln assume naturalmente o seu lugar. Retornando de suspensão, Gil está à disposição do treinador Coxa-Branca, mas não deve atuar nem na lateral e nem no meio, visto que Vinícius e Uelliton foram bem no último final de semana. A mesma lógica se aplica a Escudero, na esquerda. Assim, à exceção de Alex, a equipe será a mesma que derrotou o São Paulo, no Couto Pereira, inclusive com a presença de Keirrison no ataque.
Atlético-MG tenta se concentrar para sair das últimas colocações
Depois de viver o momento mais importante da sua história no primeiro semestre quando, com muita emoção, venceu a Copa Libertadores da América, o Atlético-MG sofre do mal da maioria dos clubes brasileiros que conquistam um importante título no primeiro semestre. Visivelmente desinteressado pelas disputas do Brasileirão, o Galo acumulou resultados ruins e atualmente ocupa a 16ª colocação, apenas uma acima da zona do rebaixamento. O mau desempenho acaba ofuscando a grande conquista internacional e até mesmo a torcida, que teve grande participação no título da Libertadores, acabou perdendo o interesse no campeonato nacional, deixando de comparecer em bom número ao Independência.
Como de praxe, o técnico Cuca não deu pistas da escalação da equipe que enfrenta o Coritiba. Marcos Rocha e Jô estavam servindo a seleção Brasileira e mesmo desgastados da viagem aos Estados Unidos foram relacionados. Entretanto, a tendência é que apenas o lateral-direito atue como titular. Na esquerda, a briga é entre Júnior César e Richarlyson que, nos últimos jogos, vem sendo perseguido pela torcida e deve perder a condição de titular. No meio, a dúvida é entre o argentino Jesús Dátolo e Guilherme. Nesta segunda hipótese, Cuca formaria um trio ofensivo, com Fernandinho e Alecsandro, visto que Diego Tardelli será poupado. A decisão ficará para minutos antes da bola rolar.
Panoramas da partida
Assim como no último jogo, o Verdão enfrenta mais um grande clube que não atravessa um bom momento e se encontra pressionado por sua colocação na tabela. Justamente por isso, a partida tende a ser complicada, mas, por outro lado, essa necessidade de vitória pode gerar uma ansiedade nos jogadores mineiros e abrir espaços para as investidas Alviverdes. Em virtude disso, o Coritiba precisa ter muita atenção na marcação e sair em velocidade nos contra-ataques para conseguir um gol e jogar ainda mais pressão sobre o seu adversário.
Ofensivamente, a ausência de Alex implica em uma grande perda técnica. Além de seu refinado toque de bola no meio-campo, o Coritiba ainda perde a qualidade inquestionável na bola parada. Cabe a Lincoln tentar substituir o menino de ouro à altura e impor o mesmo ritmo. Sem Alex, a presença de Robinho será ainda mais importante. Retornando de lesão, o meia deu mais equilíbrio ao meio-campo Coxa-Branca, acionando Vítor Júnior com mais frequência. Aliás, a velocidade deste jogador também pode ser uma importante arma. Por fim, o Verdão pode aproveitar as bolas aéreas, principalmente com Chico e Escudero.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará prestar muita atenção em Ronaldinho. Embora não esteja apresentando o mesmo futebol da época da Libertadores, o meia possui muito talento e deve ser muito bem vigiado. Além disso, a defensiva Alviverde deve evitar as faltas próximas à área. Além dele, o Coritiba também deve conter a velocidade de Fernandinho e Dátolo (caso realmente atue) e o apoio dos laterais do Galo, que costumam chegar ao fundo com bastante frequência. Por fim, é necessário ter atenção especial com as chegadas de Réver e Leonardo Silva nas cobranças de faltas e escanteios.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará nas arquibancadas do estádio Independência para empurrar os jogadores rumo à segunda vitória consecutiva, o que faria com que o Verdão se aproximasse novamente do G4 e consolidasse a sua recuperação na tabela. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas por mais três importantes pontos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 20ª rodada
Atlético-MG x Coritiba
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 12/09/2013, quinta-feira
Horário: 21h
Atlético-MG:
Victor; Marcos Rocha (Michel), Leonardo Silva, Réver e Júnior César (Richarlyson); Pierre, Josué, Ronaldinho e Jesús Dátolo (Guilherme); Fernandinho e Alecsandro.
Técnico: Cuca
Coritiba:
Vanderlei; Vinícius, Luccas Claro, Chico e Sergio Escudero; Willian, Uelliton, Robinho, Lincoln e Vítor Júnior; Keirrison.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra/SC
Assistente 1: Emerson Augusto de Carvalho/SP
Assistente 2: José Antônio Chaves Franco Filho/RS
4º Árbitro: Wanderson Alves de Sousa/MG
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)