
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Internacional se enfrentam neste domingo, 1, às 16h, no Couto Pereira, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de conquistar a vaga na fase internacional da Copa Sulamericana de maneira dramática, batendo o Vitória nos pênaltis, o Coritiba tenta interromper a sequência de maus resultados no Brasileiro para seguir entre os líderes e continuar mirando objetivos maiores. Para isso, terá a volta do seu craque. Do outro lado, o Internacional, que também não vence há algum tempo, mas possui um dos melhores elencos do país e também quer por um ponto final à má fase com uma vitória em Curitiba
Alex volta e lidera o Coritiba em busca do reencontro com as vitórias
Na última terça-feira, o Coritiba recebeu o Vitória, no Couto Pereira, com a difícil missão de reverter a derrota por 1x0 sofrida em Salvador no primeiro jogo entre as equipes pela Copa Sulamericana. Se não mostrou grande qualidade para construir suas jogadas e criar chances de real perigo ao gol de Wilson, o Coritiba pelo menos teve muita vontade e determinação para ir buscar o placar adverso e sair do Alto da Glória com a classificação. O solitário gol de Júlio César logo no início do segundo tempo levou a partida aos pênaltis e, aí, foi a vez da estrela de Vanderlei brilhar. O goleiro Alviverde defendeu três cobranças, viu Gil converter a última penalidade e comemorou a sua "volta por cima", visto que tinha falhado no primeiro jogo.
Esta foi a primeira vez que o Verdão avançou de fase em uma competição internacional e agora as atenções se voltam para o duelo diante do Itagüi, da Colômbia. Entretanto, antes dos dois jogos diante do time colombiano, o Coritiba tem alguns compromissos no Brasileirão e espera que a dramática vitória do meio de semana possa servir como combustível para uma nova arrancada rumo ao topo. Já são quatro partidas sem vitória no torneio nacional e é necessário que o time reaja o mais rápido possível. Sabendo disso, Marquinhos Santos e seus comandados devem jogar a partida diante do Internacional com muita raça, disposição e vontade.
Em relação à equipe que entra em campo, a grande e ótima novidade é o retorno de Alex. Afastado dos gramados desde o jogo diante do Vasco, o craque Alviverde volta a campo e diminui a lista de jogadores que estão em recuperação no DM. Dentro da sua característica, o camisa 10 comandará as ações dentro do campo e provavelmente terá a companhia de Júnior Urso, Gil e Willian no meio, o que indica um time mais marcador, mas que dará liberdade aos laterais. Por falar em lateral, na esquerda, o desfalque é Diogo Goiano, suspenso. Raul Iberbia deve assumir a titularidade, embora Marquinhos Santos também tenha testado Escudero. Outro desfalque, mas por razões contratuais, é Vítor Júnior. Na frente, Júlio César agradou e deve "roubar" a posição de Geraldo, com Bill atuando centralizado. Contudo, a definição deve ficar apenas para minutos antes da bola rolar.
Também vivendo um jejum de vitórias, Inter tenta reagir no campeonato
A exemplo do Coritiba, o Internacional também entrou em campo no meio de semana e se classificou. O Colorado se aproveitou da grande vantagem aberta na primeira partida e apenas confirmou a sua vaga no Nordeste, diante do Salgueiro, com um empate por 2x2. A tranquilidade foi tanta que o técnico Dunga se deu ao luxo de poupar alguns de seus titulares. Agora, nas quartas de final, o Inter enfrenta o A. Paranaense. Voltando ao Brasileirão, a situação do time gaúcho se assemelha à do Coritiba. O Internacional já chegou a liderar a competição mas coleciona empates nas últimas rodadas, o que deixou o time apenas na oitava colocação. Sendo assim, a meta é voltar a vencer e não deixar o pelotão de frente escapar.
Para o duelo diante do Coritiba, o ex-treinador da seleção Brasileira poderá contar com o retorno dos jogadores poupados na partida da Copa do Brasil. Assim, Juan, Kléber, D'Alessandro e Forlán serão reintegrados ao grupo de jogadores e estão à disposição para o jogo. Por outro lado, a preocupação passou a ser com Leandro Damião. O centroavante sentiu um desconforto muscular no final da partida em Pernambuco e passou a ser dúvida. Caso não possa jogar, a dupla de frente será formada por Forlán e Scocco. No meio, Alex e Jorge Henrique disputam uma vaga, visto que Gabriel deve retornar à lateral-direita e acabar com as improvisações. Por fim, o goleiro Muriel, ainda machucado, fica de fora, o que abre espaço, mais uma vez, para o jovem Alisson.
Panoramas da partida
Certamente, o jogo deste domingo será bastante complicado para o Coritiba. O Internacional possui um dos melhores elencos do país e vem a Curitiba com a intenção de encerrar o seu jejum de vitórias para não deixar os times que estão na parte de cima da tabela escaparem. Cabe ao Coritiba não deixar que os jogadores adversários ganhem confiança para produzirem as suas jogadas. É preciso estar muito atento à marcação e controlar as jogadas ofensivas do Inter, evitando o perigo ao gol de Vanderlei. Raça, determinação e foco não poderão faltar em nenhum dos 90 minutos, pois um descuido pode ser fatal para as pretensões Alviverdes na partida.
Na parte ofensiva, o retorno de Alex certamente fará o Coritiba mais forte e criativo. Além da enorme capacidade técnica, a liderança do meia dentro de campo fará muita diferença, visto que, com ele em campo, os outros jogadores do elenco possuirão uma referência, e tendem a ganhar mais confiança. Além de Alex, o Coritiba também pode se aproveitar da boa fase de Júlio César. Com dois gols nas últimas duas partidas, o atacante vem novamente cavando o seu espaço no elenco e pode ser uma boa opção ofensiva. O apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada também devem ser exploradas na partida diante do Internacional.
Defensivamente, o Coritiba deve ser muito forte na marcação para conseguir neutralizar as principais virtudes do Internacional e conseguir a vitória. Do meio para frente, o Colorado possui uma equipe extremamente qualificada, que merece cuidados muito especiais. D'Alessandro é quem comanda as jogadas ofensivas, alimentando Forlán e Leandro Damião ou Scocco na frente. No meio, a variedade no elenco permite que Dunga possa optar por mais velocidade (Jorge Henrique) ou por mais qualidade na troca de passes (Alex). Por fim, é preciso cuidado especial nas jogadas de bola parada do Colorado.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar os jogadores Alviverdes em busca da vitória. Os três pontos diante do Internacional são fundamentais para que o Coritiba retome o seu caminho e volte a encostar nos líderes. Torcedor Coxa-Branca, não pense duas vezes e vá até o Alto da Glória para ajudar o seu time. O Verdão necessita de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 17ª rodada
Coritiba x Internacional
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 01/09/2013, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Raul Iberbia (Sergio Escudero); Júnior Urso, Willian, Gil e Alex; Geraldo e Júlio César (Bill).
Técnico: Marquinhos Santos
Internacional:
Alisson; Gabriel, Ronaldo Alves, Juan e Fabrício; Willians, Ygor e Andrés D'Alessandro; Jorge Henrique, Leandro Damião (Ignacio Scocco) e Diego Forlán.
Técnico: Dunga
Árbitro: Pablo dos Santos Alves/ES
Assistente 1: Nadine Schramm Camara Bastos/SC
Assistente 2: Vicente Romano Neto/SP
4º Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)