
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira, 6, às 21h, no Couto Pereira, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de finalizar a "mini excursão" fora de casa com apenas dois pontos e apresentar um futebol que deixou um pouco a desejar, o Coritiba volta para casa, reencontra a torcida e tenta uma nova vitória para entrar no grupo de frente do campeonato. Pela frente, terá o Fluminense, que recentemente amargou uma grande decepção com a eliminação da Libertadores, mas já mostra sinais de recuperação e busca manter o 100% de aproveitamento diante do Verdão
Rafinha volta e lidera o Verdão em busca dos três pontos
No último final de semana, o Verdão foi até Goiânia para encerrar a sua excursão de dois jogos fora de casa e, assim como na partida diante do Bahia, fez mais um jogo burocrático. Porém, diferentemente do confronto no Nordeste, o Alviverde saiu na frente com Deivid e, até certo ponto, controlava o adversário até a metade do segundo tempo. Entretanto, a partir deste momento da partida, Vanderlei começou a trabalhar com mais frequência até que, em uma falha da defesa, o Coritiba tomou o gol de empate. Após isso, o Goiás pressionou em busca da virada, exigiu mais algumas boas defesas do goleiro Alviverde, mas não conseguiu o gol da vitória.
Embora o Coritiba tivesse a chance de pontuar mais em virtude da fragilidade dos adversários, os dois pontos conquistados longe do Couto Pereira não podem ser desprezados, principalmente porque os empates deixaram o Verdão na quinta colocação, ao lado do Corinthians, no fechamento da última rodada. O que mais preocupou foi a maneira como a equipe encarou os confrontos. Com uma postura excessivamente burocrática, o Verdão criou poucas chances e ainda apresentou erros preocupantes na defesa. É preciso corrigir estas falhas pois, caso as partidas sejam contra times de maior nível técnico, como é o caso do jogo desta quinta, o time Coxa-Branca pode não ter a mesma sorte. Sendo assim, espera-se uma nova postura no Couto Pereira para que seja possível desafiar o Fluminense de igual para igual.
Em relação ao time, o técnico Marquinhos Santos ganha novas opções e deve, inclusive, promover uma estreia. Recém-contratado do Guarani, o lateral-esquerdo Diogo Goiano aproveitou a lesão de Denis para assumir o posto de titular na partida desta quinta. Embora tenha feito poucos treinos, o lateral apresentou certa desenvoltura e já recebe a sua primeira chance. No meio, Marquinhos Santos testou Bottinelli na equipe principal, mas o argentino segue sem condições de disputar os 90 minutos e fica como opção no banco. A grande novidade deste setor é o retorno de Rafinha, que substitui Geraldo, convocado para a seleção angolana. Na frente, Deivid se queixou de dores no pé e será reavaliado antes da partida. Caso não possa atuar, Arthur será o seu substituto.
Fluminense tenta superar os desfalques para seguir 100%
Embora tenha mantido grande parte do elenco campeão brasileiro no último ano, o Fluminense vem fazendo uma temporada tímida para as suas pretensões. O Tricolor fez uma discreta campanha no Estadual do Rio de Janeiro e, apesar de ter conseguido o vice-campeonato, não ameaçou o título do Botafogo em nenhum momento. Na Libertadores, após ter conseguido a classificação no último jogo da primeira fase, a equipe parou na retranca do Olímpia e foi eliminada nas quartas-de-final pelo time paraguaio, resultado que ficou muito longe das expectativas da torcida e do próprio elenco, que tenta apagar as frustrações deste início de 2013 com uma boa campanha no Brasileirão.
Embora esteja com 100% de aproveitamento e, mesmo com um jogo a menos, ocupe uma vaga no G4, o técnico Abel Braga precisa conviver com alguns desfalques importantes. Diego Cavalieri, Jean e Fred estão servindo a seleção Brasileira que se prepara para a Copa das Confederações e não atuam. Wellington Nem, em negociações com o futebol ucraniano, é outro que não joga. Deco e Michael, suspensos preventivamente pelo STJD por doping, também estão de fora. Por fim, longe de suas condições físicas e técnicas ideais, Thiago Neves deve ser apenas opção de banco. Com isso, a tendência é que Abel Braga repita a escalação que bateu o Criciúma por 3x0 no último final de semana, com Rafael Sóbis no comando de ataque.
Panoramas da partida
Depois de frear a empolgação da torcida com duas fracas atuações, que nem de longe lembraram aquela da primeira rodada diante do Atlético-MG, o Coritiba volta ao Couto Pereira para enfrentar mais um adversário complicado e precisa demonstrar mais qualidade para desafiar o Tricolor carioca de igual para igual. A atitude e a determinação da estreia precisam estar presentes no jogo desta quinta para que o Coritiba consiga somar mais três pontos e entre no G4 do Brasileirão, o que aproximaria o clube do objetivo de fazer uma boa largada até a Copa das Confederações. Entretanto, isso somente será possível caso os jogadores demonstrem muita raça e aplicação tática dentro das quatro linhas.
Ofensivamente, a equipe Coxa-Branca ganhará muito com a volta de Rafinha, o que pode, inclusive, fazer com que o futebol de Alex e de Robinho cresça de produção. O meia costuma participar mais da criação das jogadas e tende a dar mais opções ao setor criativo Alviverde. O apoio dos laterais, inclusive com Diogo Goiano, que fará a sua estreia com a camisa Alviverde, também será importante para que as jogadas de linha de fundo sejam criadas e concluídas na referência. Além disso, as jogadas de bola parada também serão armas importantes nesta partida. No banco, Bottinelli, que aos poucos vem ganhando a condição de titular, pode ser uma boa alternativa para o decorrer do confronto.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar muito cuidado com o trio ofensivo do Fluminense. Rhayner, Rafael Sóbis e Samuel apresentam excelente movimentação e costumam confundir as defensivas adversárias com suas constantes trocas de posições e aproximações ao gol. Além deles, o meia Wagner é a principal referência criativa da equipe e não pode ter muitos espaços para criar as suas jogadas. O constante apoio dos laterais Wellington Silva e Carlinhos também deve ser contido, assim como as jogadas de bola parada com Digão e Gum, ótimos cabeceadores.
Apoio nas arquibancadas
Certamente a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para novamente empurrar o Coritiba durante os 90 minutos para cima do Fluminense, em busca de uma nova vitória. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá até o Alto da Glória para gritar sem parar e ajudar os jogadores em mais esta batalha. O Verdão necessita de seu apoio e energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 4ª rodada
Coritiba x Fluminense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 06/06/2013, quinta-feira
Horário: 21h
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo Goiano; Júnior Urso, Gil, Robinho, Alex e Rafinha; Deivid (Arthur).
Técnico: Marquinhos Santos
Fluminense:
Ricardo Berna; Wellington Silva, Digão, Gum e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Wagner e Rhayner; Samuel e Rafael Sóbis.
Técnico: Abel Braga
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha/GO
Assistente 1: Cristhian Passos Sorence/GO
Assistente 2: Jesmar Benedito Miranda de Paula/GO
4º Árbitro: Fabio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)