
PRÉ-JOGO
Nesta terça-feira, às 20h30 no Estádio Major Antônio Couto Pereira, o Coritiba joga mais do que os três pontos diante do Ceará. Joga a honra da sua torcida e dos jogadores que defendem o sagrado manto alviverde. Novamente, quando dava sinais de que engrenaria na competição, alcançando uma boa seqüência de vitórias, o Coritiba foi apático e saiu derrotado da última partida, jogada no interior paulista contra a equipe do Santo André.
Já que o time não demonstrou o que se esperava dele na última partida, agora cabe à torcida Alviverde fazer a sua parte, cantando e incentivando incessantemente os jogadores durante toda a partida.
A força da massa alviverde é essencial para reconduzir o Verdão Coxa-Branca ao caminho da vitória. Se antes o Coritiba vencia fora de casa e empatava em seus domínios (como nas partidas diante de Guarani e Sport), agora parece que o Coxa se abalou quando jogou fora do Couto Pereira.
Além do apoio da torcida, que certamente virá, é imprescindível que também o time coritibano faça a sua parte, jogando com a vontade, garra e aplicação que demonstrou contra o Ituano. E que passe longe da apatia, ineficiência, incompetência e desatenção que marcaram o jogo diante do Santo André. Neste sentido, Caio deve tocar mais a bola, o que não tem feito; Jackson deve demonstrar mais qualidade e eficiência; Eanes deve provar que tem condições de vestir a camisa Alviverde, demonstrando alguma regularidade; e Alberto deve voltar a marcar gols, que é o que se espera dele.
E se os jogadores contratados não renderem o que deles se espera, Bonamigo deve ter a perspicácia de lançar mão dos craques pratas-da-casa que tem à disposição no elenco. Anderson Gomes sempre entra bem e poderia ganhar a vaga de Eanes desde o início. O mesmo vale para Pedro Ken, Renan e Marlos, jogadores que se identificam com o Coritiba e nos quais a torcida deposita muita confiança. Certamente esses jovens demonstrariam, pelo menos, muita disposição em campo. Justamente o que pareceu faltar no último jogo.
Por conta dos desfalques de Wilton Goiano (suspenso) e Marcelo Batatais (lesionado), o Coritiba terá uma formação diferente na partida diante do alvinegro cearense. É possível que o treinador Paulo Bonamigo escale o time da seguinte maneira: Kleber; Henrique, Indio e Nivaldo (Egídio); Andrezinho, Egídio (Luciano Santos), Jackson, Caio e Ricardinho; Eanes e Alberto.
Vale lembrar, conforme já foi reiteradamente alertado pelos COXAnautas, que o jogador Andrezinho é um ala, não possuindo características de marcação, o que pode enfraquecer a direita da defesa Coxa-Branca. O curioso é que, quando o Coritiba atuou no 3-5-2, esquema que favorecia sua forma de atuar, Andrezinho foi para o banco. Justamente na partida em que teria condições de demonstrar suas qualidades no apoio, o time pode acabar atuando no 4-4-2, prejudicando seu modo de jogar.
É possível que Egídio atue na cabeça-de-área, quase como um terceiro zagueiro, o que liberaria mais os alas e deixaria o esquema mais próximo daquele que o próprio Bonamigo empreendeu em 2003, quando Reginaldo Nascimento fazia essa função. Nesta situação, Luciano Santos entraria no time.
Outra alternativa, e a mais provável, é a entrada de Nivaldo na mesma função de Batatais, mantendo a formação tática das últimas três partidas.
Quanto ao Ceará, o técnico Zé Teodoro terá desfalques na lateral esquerda e no ataque. Como ambos os laterais esquerdos estão impedidos de jogar, quem deve atuar pelo setor é o volante Léo, jogador canhoto que será improvisado na função. Já para o ataque, no lugar de Vinícius, suspenso, Jorge Henrique deverá ser escalado.
Com isso, o Vozão, como é carinhosamente chamado o Ceará, entrará em campo terça à noite com a seguinte escalação: Adilson; Arlindo Maracanã, Juninho, Preto e Léo; Tiago Vieira, Pedrinho, Leanderson e Luiz Fernando; Reinaldo Aleluia e Jorge Henrique.
O Coritiba deverá ter cuidado com os contra-ataques rápidos do time cearense, bem como com a armação de jogadas pelo lado direito, sobretudo com os jogadores Arlindo Maracanã e Reinaldo Aleluia, que costumam incomodar os adversários por este setor. Outras jogadas que merecem atenção são as bolas paradas cobradas pelo meia Luiz Fernando e as bolas aéreas para os zagueiros Juninho, Preto e Thiago Vieira.
Se tiver atenção e jogar com a garra e vontade da partida diante do Ituano, o Coritiba, apoiado pela sua poderosa torcida, tem tudo para conseguir os importantíssimos três pontos em casa e ficar mais próximo da liderança. Raça Verdão, Primeira Divisão!
Campeonato Brasileiro 2006 - 9ª rodada
Coritiba x Ceará
Local: Estádio Couto Pereira
Data: 30/05/06, terça-feira
Horário: 20h30
Coritiba:
Kleber; Henrique, Índio e Nivaldo (Egídio); Andrezinho, Egídio (Luciano Santos), Jackson, Caio e Ricardinho; Eanes e Alberto
Técnico: Paulo Afonso Bonamigo
Ceará:
Adilson; Arlindo Maracanã, Juninho, Preto e Léo; Tiago Vieira, Pedrinho, Leanderson e Luiz Fernando; Reinaldo Aleluia e Jorge Henrique
Técnico: Zé Teodoro
Árbitro: Marco Antônio Martins/SC
Assistente 1: Fernando Lopes/SC
Assistente 2: Cleidy Mary Santos Nunes Ribeiro/SC FIFA
4º Árbitro: Nilo Neves de Souza Júnior/PR
Observador: Dilon Rodrigues
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)