
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cruzeiro se enfrentam neste sábado, 17, às 18h30, no Mineirão, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de sofrer a primeira derrota na competição quando todos esperavam justamente o contrário, o Verdão agora tenta recuperar terreno, vencer a primeira partida do campeonato e deixar a incômoda posição na zona do rebaixamento. Pela frente, terá nada menos que o atual campeão brasileiro, que tenta se recuperar da eliminação da Libertadores e dar uma resposta imediata à sua torcida em busca do bicampeonato nacional
Time precisa converter em gols a superioridade e vencer os jogos
No último final de semana, o Verdão voltou à Curitiba depois de dois jogos longe de casa e, quando todos esperavam que a primeira vitória na competição finalmente aconteceria, veio justamente o contrário. Um gol ao final do jogo, após os 40 minutos, foi o suficiente para o Sport quebrar a invencibilidade Alviverde e sair de Curitiba com os três pontos. O lance que decidiu a vitória a favor dos pernambucanos saiu em um jogada em que Vanderlei foi extremamente infeliz, tanto na reposição de bola como na colocação da falta batida pelo atacante adversário. Aparentemente, a bola iria para fora, mas o goleiro Alviverde foi mal na jogada, espalmou para dentro da área e sofreu o gol. O resultado derrubou o Coritiba para a 18ª colocação no campeonato.
Apesar do péssimo resultado, se há um ponto positivo é que, novamente, o Coritiba foi superior ao seu adversário. Entretanto, o horrível aproveitamento dos atacantes, principalmente Zé Eduardo, que fez uma partida muito ruim, acabou prejudicando o Verdão. Nem mesmo Alex, que teve uma partida bastante apagada por conta talvez de sua falta de ritmo de jogo, conseguiu criar muitas jogadas, muito embora o menino de ouro tenha tido uma grande chance no segundo tempo, ao mandar uma bola na trave. Então, o grande desafio de Celso Roth é fazer com que seu time faça gols e fure as defensivas adversárias. É preciso concluir melhor para se chegar às vitórias.
Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca novamente não poderá contar com Gil e Robinho que, ainda lesionados, nem viajaram com o restante do elenco a Belo Horizonte. O mesmo acontece com Júlio César, que não se recuperou da pancada que sofreu no joelho ainda na partida diante do Santos, e também está fora. Com isso, Celso Roth repetirá a escalação que atuou no último domingo, no Couto Pereira. Embora tenha testado alternativas durante a semana, como a entrada de Victor Ferraz, a tendência é que a equipe marque mais e tenha cuidados defensivos redobrados. Na frente, é preciso aproveitar as chances que surgirem.
Abalado, Cruzeiro tenta se reerguer diante do Verdão
Atual campeão brasileiro, o Cruzeiro era a única esperança do país em colocar um time na semifinal da Copa Libertadores deste ano. Entretanto, a equipe celeste, que tinha que reverter uma desvantagem de 1x0 sofrida no primeiro jogo, em Buenos Aires, acabou levando um gol do San Lorenzo logo no começo da partida e não conseguiu ter forças para atingir o placar que lhe daria a classificação. O resultado de 1x1 eliminou o time mineiro e acabou com o sonho da Raposa em reconquistar o torneio continental. Embora chateada, a torcida do Cruzeiro deu uma bela demonstração de apoio aos jogadores e, ao final da partida, reconheceu o esforço dos atletas, aplaudindo a equipe.
Agora, Marcelo Oliveira e seus comandados voltam o foco exclusivamente ao Campeonato Brasileiro e tentam a recuperação imediata diante do Coritiba. O jogo contra o time argentino, ainda na quarta-feira, foi bastante desgastante e alguns atletas saíram do gramado completamente exauridos. Entretanto, a tendência é que Marcelo Oliveira escale força máxima. As únicas ausências serão os atacantes Luan e Marcelo Moreno, que foram expulsos da partida do último final de semana, diante do Atlético-MG, mas que provavelmente ficariam como opções no banco de reservas, e o lateral-esquerdo Miguel Samudio, machucado.
Panoramas da partida
O jogo deste sábado naturalmente será extremamente difícil para o Verdão. Além das dificuldades naturais de enfrentar o atual campeão brasileiro fora de casa, o Coritiba ainda encarará um time "mordido", que certamente dará tudo para retribuir o carinho da torcida. Cabe ao Alviverde, então, reforçar os cuidados defensivos durante os primeiros minutos, controlar uma possível pressão dos donos da casa e, gradativamente, sair para o jogo, explorando os contra-ataques. Certamente os jogadores Alviverdes precisarão atuar com muita disciplina e atenção durante os 90 minutos.
Ofensivamente, o Coritiba deverá concentrar suas investidas baseando-se na atuação de Alex. Apagado diante do Sport, o meia deverá ter um pouco mais de liberdade para atuar e criar as suas jogadas. Entretanto, é preciso que Jajá e Zé Eduardo estejam ligados e também participem do jogo, pois foram peças praticamente nulas no última rodada. O apoio pelas laterais, com Moacir e Carlinhos, também será muito importante, assim como as jogadas de bola aérea, que podem ser um importante diferencial e decidir o jogo a favor do Verdão.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar muito cuidado com o qualificadíssimo elenco cruzeirense. No meio, Júlio Baptista e Éverton Ribeiro são os responsáveis por criarem as jogadas e carregar a equipe à frente. Embora não esteja repetindo as atuações da última temporada, Éverton Ribeiro é muito perigoso e merece muita atenção. Na frente, Willian e provavelmente Ricardo Goulart formarão uma excelente dupla, acostumada a fazer muitos gols e que deve levar perigo à meta de Vanderlei. Por fim, a defensiva Alviverde precisa tomar cuidado com o jogo aéreo, principalmente com os zagueiros Bruno Rodrigo e Dedé.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do novo Mineirão para empurrar os jogadores em busca da primeira vitória na competição nacional. É preciso sair o mais rápido possível da zona do rebaixamento e começar a mirar as posições mais altas da tabela. Daqui de Curitiba e em diversas partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca do primeiro triunfo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2014 - 5ª rodada
Cruzeiro x Coritiba
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17/05/2014, sábado
Horário: 18h30
Cruzeiro:
Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Henrique, Nilton, Júlio Baptista e Éverton Ribeiro; Willian e Ricardo Goulart (Dagoberto).
Técnico: Marcelo Oliveira
Coritiba:
Vanderlei; Moacir, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Chico, Norberto e Alex; Jajá e Zé Eduardo.
Técnico: Celso Roth
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO (Especial)
Assistente 1: Fabrício Vilarinho da Silva/GO (FIFA)
Assistente 2: Cristhian Passos Sorence (Especial)
4º Árbitro: Renato Cardoso da Conceição/MG
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)