
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Botafogo se enfrentam neste domingo, 2, às 18h30, no Engenhão, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de arrancar uma vitória "na marra" diante do Internacional, o que afastou um pouco o Alviverde das últimas colocações, o time agora sai de casa e, com alguns sérios desfalques, tenta vencer o Botafogo para continuar com a recuperação e deixar para trás o fantasma do rebaixamento. Pela frente, terá um time que não vive boa fase e está cercado pelos rumores de troca de treinador. Entretanto, o Botafogo ainda sonha com a Libertadores e sabe que precisa vencer para tentar retomar o seu caminho
Desfalcado, Coxa tenta acumular pontos para seguir com margem de segurança para a ZR
Na última quarta-feira, 29, o Coritiba recebeu o Internacional, no Couto Pereira, e, mesmo estando muito longe de apresentar um bom futebol, fez o que era necessário: vencer. Um gol estranho de Rafinha, no início do segundo tempo, foi o suficiente para que o Alviverde acumulasse mais três pontos na classificação e se afastasse da zona do rebaixamento. Mas as coisas não foram tão simples assim. Logo que fez o gol, o Coritiba recuou demais. As defensivas substituições de Marcelo Oliveira contribuíram para esse quadro e o Alviverde aceitou a pressão do Inter. Entretanto, finalmente bem postado no miolo de defesa e contando com um pouco de sorte, o Coritiba chegou ao seu objetivo.
O reecontro com as vitórias foi suficiente para que o Verdão abrisse seis pontos para a zona do rebaixamento ao final da rodada, mas todos no clube sabem que ainda há um longo caminho a percorrer. O time e a comissão técnica ainda estão longe de transmitir segurança para a torcida que, embora esteja apoiando os atletas em todas as partidas, ainda permanece em estado de alerta. Assim sendo, agora que o time fará duas partidas longe do Couto Pereira, será preciso somar pontos para continuar a recuperção. Para isso, Marcelo Oliveira e seus comandados necessitam adotar uma postura mais ofensiva, que realmente dê a oportunidade para o Coritiba colher pontos também longe do Alto da Glória.
Em relação ao time, o técnico Coxa-Branca tem muitos problemas para escalar a equipe, principalmente na defesa. Com Escudero suspenso, além de Pereira e Emerson machucados, Marcelo Oliveira se vê na obrigação de lançar Luccas Claro e Demerson (que volta de lesão) no miolo de zaga. Ayrton e Eltinho seguem formando as laterais. No meio, o suspenso é Chico, que levou o terceiro amarelo diante do Internacional. Júnior Urso assume o seu lugar e forma a dupla de volantes com Willian. No meio, a boa notícia fica por conta do retorno de Éverton Ribeiro que, embora esteja um pouco gripado, deve ir normalmente para a partida. Por fim, a dúvida é no ataque, onde Marcel, Anderson Aquino e Alex Santos brigam por apenas uma vaga, com mais chances para o primeiro.
Botafogo joga pela recuperação e para manter Oswaldo de Oliveira no cargo
Na oitava colocação do Campeonato Brasileiro, o Botafogo faz uma campanha razoável, porém bastante irregular. O Alvinegro carioca não vence há três partidas e começa a ver o G4 se distanciar, o que atrapalharia os planos da diretoria em brigar por uma vaga na próxima Copa Libertadores. Os altos investimentos da diretoria do clube nas contratações de Clarence Seedorf e Nicolás Lodeiro, por exemplo, fizeram com que a torcida projetasse voos maiores no Brasileirão, entretanto, na prática, os problemas ofensivos da equipe são os que mais concentram as atenções, o que fez a galera Alvinegra, inclusive, chegar a pedir a efetivação de Túlio Maravilha no comando de ataque. Com 43 anos, o atacante chegou ao Botafogo para fazer a sua despedida dos gramados após marcar o tão sonhado milésimo gol. Mas a necessidade do clube pode obrigá-lo a alongar a carreira.
O técnico Oswaldo de Oliveira também sofre com os desfalques para a montagem do seu time. Vítor Júnior, Antônio Carlos, Rafael Marques, Andrezinho, Marcelo Mattos e Lucas Zen estão fora da partida. O holandês Seedorf sentiu dores na coxa na goleada por 4x0 sofrida para o São Paulo, mas foi reavaliado e não preocupa. Com isso, ele deve formar o setor de criação com o uruguaio Nicolás Lodeiro e com Fellype Gabriel, que volta à equipe depois de um longo período afastado. Outro que retorna à equipe é o lateral-direito Lucas que, suspenso pelo terceiro amarelo, não atuou na última rodada. Na frente, a ausência de opções faz com que Elkeson seja mantido como homem de referência.
Panoramas da partida
Em virtude da dificuldade com a ausência de importantes jogadores, principalmente no setor defensivo, a partida deste domingo não deverá ser nada fácil para o Coritiba que, mesmo enfrentando um adversário que passa por um período de turbulência, deve prestar atenção nos 90 minutos de jogo. Pressionado pela torcida, é provável que o Botafogo tente realizar pressão nos primeiros momentos da partida. Caso isso realmente aconteça, o Coritiba deve redobrar a atenção na marcação e sair rapidamente nos contra-ataques para incomodar a meta de Jefferson e criar as suas jogadas. Mas, para isso, é fundamental que o time demonstre algum poderio ofensivo.
Ofensivamente, a volta de Éverton Ribeiro deve dar mais dinamismo ao ataque e ser o diferencial para a montagem de jogadas de contra-ataque. O meia certamente oferecerá mais velocidade na troca de passes no meio-campo, tornando possíveis as tabelas com Rafinha. As subidas de Robinho, chegando para se tornar mais uma opção de frente, também podem ser boas alternativas. Nas laterais, será importante que Ayrton e Eltinho apoiem o setor ofensivo, tornando-se válvulas de escape caso a intermediária ofensiva esteja bastante congestionada. As descidas destes atletas ao campo de ataque tornam-se ainda mais importantes caso Marcel seja escolhido como o homem de referência.
Na defesa, o Coritiba precisará ficar bastante atento com o criativo setor de meio-campo do Botafogo, formado por Fellype Gabriel, Seedorf e Nicolás Lodeiro. Todos são jogadores de grande categoria, que podem criar jogadas em um curto espaço do campo. As chegadas-surpresa de Renato, que tanto incomodaram o Alviverde no primeiro turno, também devem ser controladas. Por fim, é preciso que o time Coxa-Branca esteja ligado nas descidas do laterais Lucas e Márcio Azevedo, que costumam apoiar muito o ataque botafoguense, produzindo jogadas de perigo aos adversários. No banco, Oswaldo de Oliveira possui uma espécie de "amuleto". Quando entra, Cidinho costuma mudar o ritmo das partidas com sua velocidade.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Engenhão para empurrar o Coritiba em mais este desafio longe do Couto Pereira. Será fundamental que o time apresente a mesma luta demonstrada no jogo contra o Internacional para conseguir algum ponto no Rio de Janeiro e continuar a recuperação no campeonato. Daqui de Curitiba e em diversas partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de mais uma importante vitória.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 21ª rodada
Botafogo x Coritiba
Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 02/09/2012, domingo
Horário: 18h30
Botafogo:
Jefferson; Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Amaral, Renato, Clarence Seedorf, Nicolás Lodeiro e Fellype Gabriel; Elkeson.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Luccas Claro, Demerson e Eltinho; Willian, Júnior Urso, Robinho, Éverton Ribeiro e Rafinha; Marcel (Anderson Aquino).
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS (FIFA)
Assistente 1: Kléber Lúcio Gil/SC (Asp. FIFA)
Assistente 2: Carlos Augusto Nogueira Júnior/SP
4º árbitro: Pathrice Wallace Corrêa Maia/RJ
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)