
BRASILEIRÃO
Coritiba e Cruzeiro se enfrentam neste sábado, 14, às 21:00hs, no estádio Couto Pereira, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Vindo de três derrotas consecutivas em jogos onde não conseguiu marcar gols, o Coritiba iniciando o campeonato brasileiro tentando não lutar apenas para escapar do rebaixamento. Do outro lado, terá o Cruzeiro, que passa por momentos de instabilidade na temporada, sendo a eliminação nas semi-finais do campeonato mineiro para o América, o momento mais crítico do time.
Após a forma vexatória com que perdeu o campeonato paranaense para o maior rival, o Coritiba passa pelo seu pior momento na temporada.
De um time que vinha de sete vitórias consecutivas sem sofrer gols para um time que vem de três derrotas seguidas sem marcar gols, o time Alviverde inicia o Campeonato Brasileiro como uma incógnita para o seu torcedor.
O elenco questionado após a perda do estadual, não teve nenhum reforço contratado até o momento para a disputa do Brasileirão.
O sistema tático que será utilizado por Gilson Kleina ainda é uma incógnita, pois após a baixa de alguns jogadores, como Juan e Ceará, o Coritiba não se encontrou mais em sua forma de jogar, que vinha dando resultado.
Alguns jogadores, caso principalmente de Negueba, não passam por boa fase e podem perder seu lugar no time.
Como tem entrado bem nas partidas, o atacante Vinícius, ou até mesmo Leandro, que anda em baixa com o torcedor Alviverde, podem assumir a vaga do camisa sete do Coritiba.
O Cruzeiro tem sido bipolar nesta temporada. Mal no campeonato mineiro e bem na Copa do Brasil.
Com o ex-atacante Deivid no comando do time, em seu primeiro trabalho como treinador, iniciou bem o ano, fazendo uma boa seqüência no campeonato mineiro. Porém, a falta de um padrão tático e a queda no nível das atuações da equipe, logo derrubaram o treinador, que foi demitido logo após a eliminação no campeonato mineiro.
O interino Geraldo Delamore assumiu o comando técnico do time e conseguiu a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil, vencendo o Londrina fora de casa por 2x0, eliminando a necessidade do jogo da volta em Belo Horizonte.
O time anunciou na última quarta-feira o seu novo treinador, o português Paulo Bento, treinador da Seleção de Portugal na Copa de 2014, e que terá sua primeira oportunidade no futebol brasileiro.
Os grandes destaques da equipe são o goleiro Fábio, há 11 anos como titular da "raposa", e o atacante William Bigode, artilheiro do time na temporada passada.
O Cruzeiro conta em seu elenco com jogadores com passagens pelo Coritiba como o meia atacante Elber, e o meia Robinho, recém contratado junto ao Palmeiras.
O grande desafio do Coritiba para esta partida será o emocional dos jogadores, abalados após a sequência de derrotas. O time que se mostrava em boa fase após as sete vitórias consecutivas, tem agora que lidar com a má fase, bem no início da competição mais importante do ano para o time Alviverde.
O técnico Gilson Kleina passa pelo seu pior momento a frente do Coritiba, e uma derrota para os mineiros poderá deixar sua situação extremamente complicada.
Para esta partida, Kleina ainda não sabe se poderá contar com Wilson, Ceará, Juan e Dudu, jogadores titulares da equipe.
Por outro lado, o venezuelano Cesar Gonzales, que fará a sua segunda partida pelo Coritiba, tem a oportunidade de jogar pela primeira vez dentro do Alto da Glória.
Além disso, o treinador Alviverde terá a volta de Luccas Claro, Carlinhos, Alan Santos e Kléber, que foram poupados contra o Juventude.
A estreia de um campeonato brasileiro sempre é difícil, e o fato do jogo ser no Couto Pereira poderá ser um complicador a mais para o time Alviverde, que deverá sofrer a pressão de sua torcida se repetir a mesma apatia dos três jogos anteriores.
O Cruzeiro terá vários desfalques para esta partida.
O lateral direito Mayke, os zagueiros Manoel e Dedé, os meias Marcus Vinicius, Robinho e Arraescaeta, e os atacantes Alisson e Judivan, se encontram contundidos e não estarão a disposição do treinador cruzeirense.
O time mineiro vem de uma boa vitória fora de casa e tem um sistema tático bem definido, atuando sempre com muita velocidade na transição de jogo.
Com a contusão de Arraescaeta, o meia argentino Pisano, ex-Independiente, entrou muito bem na equipe, fazendo o papel de articulador.
O time mineiro costuma jogar em velocidade pelos lados do gramado, com Elber pela direita e Allano pela esquerda. Os dois meias pontas completam o sistema ofensivo da equipe junto com o artilheiro William, que atua mais avançado sem a função de voltar para marcar.
Duas situações de jogo da "raposa" precisam ser vigiadas pela equipe Alviverde, como as bolas paradas, principalmente com o zagueiro Bruno Rodrigo que é muito forte na jogada aérea, e os arremates de longa distância do volante Henrique.
O lateral-direito Lucas, ex-Palmeiras, é outra excelente opção ofensiva do time mineiro.
Com a necessidade de iniciar bem o campeonato brasileiro, principalmente pela má fase que atravessa e pela desconfiança da torcida em relação ao elenco, o Coritiba precisará tomar a iniciativa na partida.
O time mineiro nesta temporada vem pecando pela lentidão em seu sistema defensivo, e este fator pode ser explorado pelo Coritiba principalmente com Vinicius.
É importante que o atacante Kleber não atue isolado no comando do ataque, o que dificultaria as ações ofensivas da equipe.
As possíveis voltas de Wilson, Ceará e Juan fortalecerão o time Alviverde, que terá a sua disposição jogadores que fizeram parte da melhor fase do time na temporada.
Campeonato Brasileiro - Primeira Rodada
Coritiba x Cruzeiro
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 14/05/2016, sábado
Horário: 21:00hs
Coritiba:
Wilson, Dodô, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos, Cesar Gonzales e Rui; Negueba (Vinicius) e Kléber
Técnico: Gilson Kleina
Cruzeiro:
Fábio, Lucas, Bruno Rodrigo, Léo e Sanches Miño; Lucas Romero, Henrique, Matias Pisano, Allano e Elber; William
Técnico: Geraldo Delamore (interino)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima/RS (ASP-FIFA)
Assistente 1: Fabrício Vilarinho da Silva/GO (FIFA)
Assistente 2: Rafael da Silva Alves/RS (ASP-FIFA)
4º Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR (ASP-FIFA)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)