
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Ponte Preta se enfrentam nesta quarta-feira, 31, às 21h, no Couto Pereira, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de perder os 100% de aproveitamento no Alto da Glória ao empatar com o Vitória na última rodada, o Verdão necessita dos três pontos para se manter no grupo dos quatro primeiros e, dependendo dos outros resultados, recuperar a liderança do torneio. Para isso, terá novamente o apoio de sua torcida. Pela frente, terá a Ponte Preta, que derrotou o Santos no último final de semana, deixou a zona do rebaixamento e quer iniciar uma nova fase para, definitivamente, abandonar as últimas colocações
Time só pensa na vitória para recuperar os pontos perdidos
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Vitória, no Couto Pereira, e apesar de ter o domínio das ações na maior parte do tempo, não conseguiu os três pontos que manteriam os 100% de aproveitamento como mandante e que seriam suficientes para fazer com que o Alviverde retornasse à ponta da tabela. Embora não tenha jogado mal, o Verdão ficou longe de ter uma atuação convincente e, mais uma vez, foi totalmente dependente do talento de Alex, que empatou a partida em uma cobrança de falta magistral no final do primeiro tempo e quase deu a vitória ao Verdão nos acréscimos do segundo. Entretanto, o travessão parou o camisa 10 Coxa-Branca e o Coritiba teve mesmo que se contentar com apenas um ponto.
O tropeço voltou a mostrar algumas deficiências da equipe, que ainda não conseguiu descobrir a peça de substituição a Rafinha, por exemplo. A dependência de Alex tem preocupado a torcida Coxa-Branca, e Marquinhos Santos necessita elaborar uma estratégia para criar alternativas ofensivas à equipe. De qualquer forma, o resultado, apesar de não ter sido o esperado, não foi tão desastroso e manteve o Coritiba no grupo dos quatro primeiros, com chances de recuperar a liderança já nesta rodada. Para isso, é necessário que o time demonstre mais volume e, principalmente, consiga converter em gol as chances criadas.
Em relação ao time, Marquinhos Santos novamente será obrigado a fazer alterações em sua equipe. Após cumprir suspensão, Leandro Almeida retorna à zaga e faz dupla com Chico, mandando Emerson novamente ao banco de reservas. Na esquerda, Raul Iberbia reclamou de uma torção em seu tornozelo e, apesar de ter boas chances de atuar, é dúvida. Caso não possa atuar, Diogo Goiano reassume a posição. No meio, Júnior Urso sofreu um estiramento na coxa ainda no primeiro tempo da partida diante do Vitória e está vetado por três semanas, o que abre caminho para o retorno de Willian. Na frente, apesar de ter admitido não estar com 100% de sua capacidade física, Bill será mantido e permanece no lugar de Deivid. Por fim, Lincoln terá a chance de iniciar a partida como titular e assume o lugar de Geraldo.
Ponte quer encaixar boa sequência para passar à parte de cima da tabela
A Ponte Preta fez um início de Campeonato Brasileiro bastante irregular. Apesar de ter um jogo a menos em relação aos outros times, a Macaca foi presença constante na zona do rebaixamento nestas nove rodadas, o que fez com que a diretoria, inclusive, resolvesse alterar o comando técnico da equipe. Guto Ferreira foi demitido após a derrota por 4x3 para o A. Paranaense e cedeu lugar a Paulo César Carpegiani. Apesar de ter sido eliminado da Copa do Brasil pelo mesmo Nacional de Manaus, que derrotara o Alviverde na fase anterior, o experiente treinador tem conseguido fazer com que a sua equipe evolua. Prova disso foi a vitória por 1x0 sobre o Santos, na última rodada.
O bom resultado conseguido no Moisés Lucarelli foi suficiente para deixar o time de Campinas na 12ª colocação e, apesar de estar com a vantagem de apenas um ponto em relação à zona de rebaixamento, os jogadores da Ponte respiram um pouco mais aliviados, o que deve dar um pouco mais de tranquilidade para o jogo desta quarta, diante do Coritiba. Em relação ao time, Carpegiani deve promover duas mudanças. O lateral peruano Luis Advincula deve aparecer na direita em substituição a Artur. Já no meio, para reforçar a marcação, o treinador da Macaca deve lançar Fernando Bob. Com isso, o atacante Éverton Santos retorna ao banco de reservas. No restante, a equipe deverá ser a mesma que bateu o Santos.
Panoramas da partida
O Coritiba deverá ter mais uma partida complicada nesta quarta-feira. A Ponte Preta deverá pisar no gramado do Couto Pereira com ainda mais cuidados defensivos e, justamente por isso, os jogadores Alviverdes devem redobrar a atenção para não levar gols bobos no início da partida, como aconteceu diante do Vitória. Caso isso volte a acontecer, certamente comprometerá a estratégia de Marquinhos Santos para o jogo e fará o Verdão redobrar os seus esforços em busca da virada no marcador. Portanto, a equipe Alviverde deve demonstrar muita determinação, raça, vontade e, sobretudo, atenção nos contra-ataques adversários.
Ofensivamente, apesar de Alex estar atravessando uma fase espetacular, é fundamental que receba ajuda de seus companheiros. Robinho, Bottinelli e Lincoln também precisam chamar a responsabilidade para tornar o Coritiba um time menos previsível e que não dependa tanto do talento de seu craque. Para isso, é obrigatório que se movimentem mais e deem mais opção de ataque. No comando, após passar a ansiedade da reestreia, Bill deve render mais e aproveitar as suas chances. Por fim, o Coritiba deve se utilizar das jogadas de bola parada pois, em um jogo que se apresenta muito truncado, este tipo de lance pode abrir caminho para a vitória ou, até mesmo, definir o placar.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá se preocupar em conter a velocidade do ataque da Ponte. Abertos pelas pontas do gramado, Chiquinho e Rildo costumam infernizar as defesas adversárias e, além de construírem jogadas para William, na referência, abrem espaços para as chegadas dos meias, especialmente Luís Ramírez, que costuma se aproximar da área adversária e finalizar, com qualidade, em gol. As jogadas pelas laterais também devem ser contidas, principalmente com Uendel, que apoia muito na frente. Por fim, com boa estatura, os zagueiros da Macaca, Ferron e Diego Sacoman, devem aparecer nas jogadas de bola parada.
Apoio nas arquibancadas
Mais uma vez, a torcida Coxa-Branca comparecerá às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba novamente ao caminho das vitórias para, quem sabe, retornar à liderança do Brasileirão. Depois do empate com o Vitória, os três pontos diante da Ponte Preta são mais do que fundamentais e a galera Alviverde ajudará neste objetivo. Por isso, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Verdão novamente precisa de sua energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 10ª rodada
Coritiba x Ponte Preta
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 31/07/2013, quarta-feira
Horário: 21h
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Raúl Iberbia (Diogo Goiano); Willian, Robinho, Darío Bottinelli, Lincoln e Alex; Bill.
Técnico: Marquinhos Santos
Ponte Preta:
Roberto; Luis Advincula, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob e Luís Ramírez; Chiquinho, William e Rildo.
Técnico: Paulo César Carpegiani
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas/BA
Assistente 1: José Carlos Oliveira dos Santos/BA
Assistente 2: José Raimundo Dias da Hora/BA
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)