
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Atlético-GO se enfrentam neste domingo, 17, às 18h30, no Couto Pereira, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de apresentar um bom futebol no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, o Verdão volta as suas atenções para a principal competição do calendário nacional e precisa dos três pontos para deixar a parte inferior da tabela. Pela frente, terá um Atlético-GO que ainda não venceu, está localizado na zona do rebaixamento e também precisa de um triunfo para conseguir uma posição mais confortável na classificação
Mesmo com a ausência de titulares, torcida exige vitória para afastar a ZR
Na última quinta-feira, 14, o Coritiba foi até o Morumbi para desafiar o São Paulo no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil e mostrou valentia e determinação durante os 90 minutos da partida. Criando as melhores chances no primeiro tempo, o Coritiba tomou conta do meio-campo e saía em rápidos contra-ataques. Entretanto, parou na falta de pontaria dos homens de frente. Na segunda etapa, o panorama do jogo ficou ainda melhor com a expulsão de Paulo Miranda. Mas justamente na hora de "dar o bote", os comandados de Marcelo Oliveira modificaram as suas posturas dentro das quatro linhas e apresentaram uma pequena queda no nível de atenção. Isso foi o suficiente para, em um lance individual já ao final do jogo, Lucas dominar uma bola pela esquerda e costurar a zaga Coxa-Branca até fuzilar Vanderlei e dar números finais à partida. Um castigo duro para um time que esteve bem na maior parte do tempo.
Mas agora, até que se inicie a preparação para a partida de volta da Copa do Brasil, o foco do Coritiba deve ser o Campeonato Brasileiro, competição em que o Verdão ocupa as posições inferiores da tabela e necessita de uma vitória para subir na classificação e evitar preocupações com a zona do rebaixamento. Sabendo disso, os jogadores e comissão técnica do Alviverde devem estar 100% focados nesta partida, para superar o Atlético-GO, conquistar o objetivo único de somar mais três pontos na tabela e, de quebra, embalar para o confronto decisivo da próxima semana, diante do Tricolor paulista.
Em relação ao time, é certo que Marcelo Oliveira priorizará a Copa do Brasil e poupará os titulares na partida deste domingo. Com isso, é bastante provável que a torcida veja um time muito modificado em campo. Na direita, Jonas pode reaparecer, até porque Ayrton foi um dos que mais de doou no gramado do Morumbi. Na defesa, Pereira tem chances de voltar ao time titular e formar dupla com Emerson, um dos poucos titulares que deve atuar. Eltinho completa o setor, visto que Lucas Mendes se queixou de dores no final do jogo contra o São Paulo. No meio, aparentemente o único garantido é Chico que não pode atuar na Copa do Brasil e deve jogar. A tendência é que Júnior Urso na contenção, Lincoln e Rafinha (que volta a ser relacionado após muito tempo), na criação, completem a equipe. Tcheco corre por fora, e neste caso, Urso ou Rafinha são as opções para deixarem a equipe. Na frente, Rafael Silva ou Roberto e Marcel, outro que volta a ser relacionado após um longo período, devem ser os responsáveis por balançar as redes adversárias.
Atlético-GO quer repetir o que fez ano passado, no Couto, e deixar as últimas colocações
O Atlético-GO não faz uma boa temporada neste ano de 2012. Sem apresentar um futebol convincente, a equipe rubro-negra acabou vendo o seu rival Goiás interromper a sequência de títulos estaduais e evitar o tricampeonato goiano. Pouco antes da frustração em esfera estadual, o Dragão, então comandado por Adílson Batista, já havia sido eliminado precocemente da Copa do Brasil após perder para a Ponte Preta, nos pênaltis. Com o mau início de Brasileirão, a situação de Adílson Batista ficou insustentável, e o treinador acabou demitido. Em seu lugar, a diretoria rubro-negra contratou Hélio dos Anjos, responsável por uma boa campanha na última temporada.
O técnico goiano, que amargou duas derrotas desde que assumiu o time, radicalizou na montagem da equipe que enfrenta o Coritiba e fará nada menos do que seis alterações em relação ao time que perdeu para a Portuguesa, no último final de semana. O principal retorno é o do goleiro e capitão Márcio, que estava lesionado há algum tempo. Com isso, Roberto retorna à reserva. O lateral-esquerdo Eron, o volante Carlos e o atacante Wesley farão as suas estreias com a camisa do Dragão. Outro que faria a primeira partida com a camisa do Atlético-GO era Ricardo Bueno, mas o jogador sentiu uma lesão no último treino e não poderá atuar. As últimas novidades são as entradas de Fernando Bob e do veterano atacante Marcão.
Panoramas da partida
Embora tenha resolvido poupar titulares para a decisão da próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil, o Coritiba precisará vencer, a qualquer custo, o Atlético-GO para evitar uma perigosa aproximação com a zona do rebaixamento, preocupando a torcida Coxa-Branca por ocupar as últimas colocações da tabela. Em virtude disso, seja qual for a equipe que pisar no gramado do Couto Pereira, os jogadores precisarão demonstrar muita raça, vontade e determinação para que o Coritiba reencontre o rumo das vitórias no Campeonato Brasileiro e volte a ocupar uma posição mais confortável na classificação, podendo, assim, jogar com mais tranquilidade diante do São Paulo.
Ofensivamente, apesar da falta de entrosamento poder ser uma das dificuldades que o Coritiba enfrentará na partida, a equipe Alviverde deverá estar bastante focada e abusar da troca de passes no meio-campo para confundir a marcação adversária e furar um possível bloqueio defensivo que Hélio dos Anjos tende a armar. Caso não apresente velocidade e precisão no meio e no ataque, os jogadores Coritibanos podem ficar presos à marcação, sem criar chances. Nesse sentido, Lincoln e Rafinha, que devem ser os responsáveis pela criação, precisam "chamar o jogo" e produzir jogadas de perigo. A bola alta, com Chico, pode ser outra interessante alternativa.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá controlar a atuação do meio-campo Bida, que apresenta características de articulador e deve "carimbar" a maioria das bolas que passarão por este setor do gramado. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deve ficar ligada com o apoio dos laterais, especialmente Joílson, que costuma apoiar bastante o ataque. Por fim, os marcadores Coritibanos devem prestar bastante atenção no veterano atacante Marcão, além de evitar as jogadas aéreas do Dragão, outra força das equipes treinadas por Hélio dos Anjos.
Apoio nas arquibancadas
Embora as atenções estejam voltadas para as semifinais da Copa do Brasil, certamente a torcida Coxa-Branca comparecerá em ótimo número às arquibancadas do Couto Pereira para acompanhar e empurrar os jogadores Alviverdes em busca da segunda vitória no Campeonato Brasileiro, o que faria o elenco do Verdão respirar um pouco mais aliviado na classificação e daria uma motivação a mais para reverter a situação diante do São Paulo. Torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Verdão precisa de sua energia para superar mais este desafio.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 5ª rodada
Coritiba x Atlético-GO
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 17/06/2012, domingo
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton (Jonas), Pereira, Emerson e Eltinho; Júnior Urso, Chico, Rafinha (Tcheco) e Lincoln; Rafael Silva (Roberto) e Marcel.
Técnico: Marcelo Oliveira
Atlético-GO:
Márcio; Joílson, Gílson, Paulo Henrique e Eron; Carlos, Pituca, Fernando Bob e Bida; Wesley e Marcão.
Técnico: Hélio dos Anjos
Árbitro: Nielson Nogueira Dias/PE (Especial)
Assistente 1: Rodrigo Pereira Joia/RJ (FIFA)
Assistente 2: Albino Andrade Albert Júnior/PE
4º Árbitro: Antonio Denival de Morais/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)