Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Paysandu atualmente ocupa a 18ª colocação, com apenas 15 pontos conquistados. O desempenho como visitante tem sido um dos principais problemas: em oito jogos longe de casa, o Papão venceu apenas uma vez – o clássico contra o Remo, disputado em Belém. Fora da capital paraense, o time ainda não venceu nesta edição da competição, acumulando quatro derrotas e três empates.
Para sair da zona de rebaixamento na próxima rodada, o Paysandu depende de uma combinação de resultados, mas antes de qualquer cenário favorável, precisa vencer o líder Coritiba fora de casa — algo que nunca conseguiu em sua história. Em nove confrontos no Couto Pereira, o Papão soma sete derrotas e dois empates. A missão, portanto, é das mais difíceis.
Apesar do desafio, há sinais de recuperação. Desde a chegada do técnico Claudinei Oliveira, o time engatou uma sequência de cinco jogos invictos, com três vitórias seguidas e dois empates. Claudinei, inclusive, foi o único treinador a derrotar o Coritiba no Couto Pereira neste ano — quando comandava o Londrina na primeira rodada do campeonato paranaense.
A equipe paraense, no entanto, tem desfalques importantes. O artilheiro Rossi está suspenso, assim como o zagueiro Thalisson, que mesmo que não estivesse, não poderia jogar por questões contratuais. Outros nomes importantes como Edinho, Dudu Vieira e Matheus Vargas também seguem fora aumentando os desafios para o treinador.
O provável time que vai enfrentar o Coritiba neste sábado no Couto Pereira deve formar com: Gabriel Mesquita; Edílson, Maurício Antônio, Novillo e Réverson; Leandro Vilela, Ronaldo Henrique e Marlon; Vini Faria, Diogo Oliveira e Garcêz.
O retrospecto recente contra o Coritiba é equilibrado: nos últimos cinco jogos entre os times, o Paysandu levou a melhor com duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
O confronto desta rodada promete ser de extremos: enquanto o Coritiba defende uma invencibilidade de nove partidas e lidera a competição, o Paysandu luta para sair do Z-4 e quebrar um tabu histórico. Será um verdadeiro teste de superação para o Papão da Curuzu.
No último confronto entre as duas equipes no Couto Pereira deu empate em 1 x 1, em jogo valendo pela série B de 2024. O gol Coxa-Branca foi marcado por Lucas Ronnier.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)