
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cruzeiro se enfrentam neste sábado, 3, às 18h30, no Mineirão, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de protagonizar uma partida eletrizante com a Ponte Preta, quando arrancou a vitória por 5x3 depois de duas viradas, o Coritiba tenta se manter no G4 e conquistar o primeiro triunfo longe do Alto da Glória. Para isso, terá que superar a ausência do seu principal craque. Do outro lado, o Cruzeiro que, comandado pelo velo conhecido Marcelo Oliveira, faz boa campanha e também sonha em atingir a liderança
Mesmo sem Alex, Coxa quer mostrar força no Mineirão
A última quarta-feira, 31, reservou fortes emoções para a torcida do Coritiba. 28 anos depois da principal conquista da história do clube, o Verdão recebeu a Ponte Preta e fez um jogo de alto nível diante do adversário paulista. Após sair atrás do marcador, Lincoln e Robinho fizeram dois gols relâmpagos para virar o jogo e deixar o Verdão em vantagem ao término do 1º tempo. Na volta para a segunda etapa, o time se mostrou absolutamente desligado e sofreu a virada com menos de 5 minutos. Entretanto, com uma nova cobrança de falta magistral de Alex e um gol com uma dose de sorte de Lincoln, o Coritiba voltou à liderança da partida para não mais sair. Robinho ainda completou o marcador no final do jogo e decretou a vitória.
O resultado fez com que o Alviverde dormisse na liderança, mas encerrasse a rodada em segundo após a vitória do Botafogo. Embora o jogo tenha sido emocionante e mostrado o poder de reação do time Coxa-Branca, novamente ficaram claras as falhas de atenção e posicionamento da equipe, especialmente nas jogadas de bolas aéreas, lances em que os jogadores da Ponte apareciam constantemente na cara de Vanderlei. É preciso que Marquinhos Santos corrija urgentemente estas falhas, visto que, atuando de maneira tão exposta, o Coritiba pode não ter a mesma sorte da última rodada e tomar outros gols, principalmente em partidas longe de casa.
Em relação ao time que encara a Raposa, Marquinhos Santos terá novos problemas. O principal deles será Alex, que sentiu um desconforto no tornozelo esquerdo e, por precaução, foi vetado. Lincoln, que fez uma belíssima partida no meio de semana, será o seu substituto na criação, enquanto que, para reforçar a marcação, Gil deverá receber nova chance e atuar ao lado de Willian, na contenção. Na esquerda, Raul Iberbia, que não atuou bem diante da Ponte, também sofreu uma lesão e foi vetado. Diogo Goiano deve reaparecer em seu lugar. Por fim, o técnico Coxa-Branca não poderá contar com Geraldo, suspenso pelo terceiro amarelo.
Cruzeiro quer a vitória para buscar a liderança diante da torcida
O Cruzeiro vem fazendo uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. Separados por apenas dois pontos do Coritiba, o time de Marcelo Oliveira ocupa a 4ª posição e vem se mostrando muito forte nas partidas disputadas em Belo Horizonte. Até o momento, são quatro vitórias e um empate atuando em casa, o que deixa a Raposa com um dos melhores aproveitamentos neste quesito. Além disso, o Cruzeiro possui, de longe, o melhor ataque da competição e usa a sua força ofensiva para encurralar os seus adversários. Por todos estes fatores, o Coritiba já sabe que não terá vida fácil em Minas Gerais.
O velho conhecido da torcida Alviverde, Marcelo Oliveira, é o técnico do time celeste e vem fazendo um bom trabalho desde o Campeonato Mineiro. Além dele, outro destaque da equipe é Éverton Ribeiro, que é apontado como um dos melhores jogadores do campeonato e vem conduzindo o Cruzeiro para os bons resultados. Em relação ao time, o treinador cruzeirense novamente não poderá contar com a dupla de ataque titular, formada por Dagoberto e Borges. Com isso, Luan e Vinícius Araújo devem formar a dupla de frente mais uma vez. Nas demais posições, a equipe deverá ser a mesma que perdeu para o Fluminense, na última quarta-feira, por 1x0.
Panoramas da partida
O Coritiba terá uma verdadeira pedreira pela frente. Sem a presença de Alex, o time Coxa-Branca terá que provar que não é dependente de seu craque e precisará encarar o Cruzeiro de igual para igual. Vivendo uma boa fase, o time celeste deve partir para o ataque e tentar encurralar o Alviverde em seu campo de defesa. Assim, serão abertos alguns espaços para contra-ataques e o Coritiba precisará de muita velocidade e precisão para aproveitar as suas chances e, quem sabe, sair na frente do marcador, o que seria uma vantagem bastante importante na partida.
Ofensivamente, nem é preciso dizer que o Coritiba sentirá, e muito, a ausência de Alex. Atravessando o melhor momento deste que voltou ao Verdão, o camisa 10 vem sendo decisivo e certamente fará muita falta no jogo. Com isso, Lincoln, seu principal substituto funcional, deverá estar em mais uma noite inspirada para conduzir o time à frente. Bottinelli e Robinho (outro que foi bem diante da Ponte) devem aparecer mais e dar mais opções no meio. Na referência, Bill precisará subir de nível para aproveitar as suas chances e incomodar o gol de Fábio. Por fim, o Alviverde deve aproveitar as jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, o Coritiba não poderá repetir os mesmos erros verificados no jogo diante da equipe de Campinas. Com uma equipe muito mais qualificada e equilibrada, o Cruzeiro aproveitará as suas chances (caso aconteçam) e deve incomodar a meta de Vanderlei. Individualmente, é preciso que a defensiva Alviverde fique de olho bem aberto na dupla de meias do time mineiro. Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart atravessam boa fase e levam o Cruzeiro ao campo de ataque com bastante qualidade. As chegadas dos volantes Nilton e Souza, que sabem sair para o jogo, e a movimentação do garoto Vinícius Araújo, na referência, também deve ser contida.
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá às arquibancadas do Mineirão para empurrar o Coritiba rumo à mais uma vitória na competição, o que pode devolver a liderança ao Verdão do Campeonato Brasileiro. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, a galera Coxa-Branca enviará energias e vibrações positivas em busca de mais três fundamentais pontos na competição.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 11ª rodada
Cruzeiro x Coritiba
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 03/08/2013, sábado
Horário: 18h30
Cruzeiro:
Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Souza, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart; Luan e Vinícius Araújo
Técnico: Marcelo Oliveira
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo Goiano; Willian, Gil, Robinho, Darío Bottinelli e Lincoln; Bill.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento/AL
Assistente 1: Fábio Pereira/TO
Assistente 2: Thiago Gomes Brigido/CE
4º Árbitro: Igor Junio Benevenuto/MG
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)