
Números
Por: Ricardo Honório
Com a vitória sobre o Avaí por 1x0 no último domingo, o Coritiba chegou aos 25 pontos, deixando a zona do rebaixamento faltando 14 rodadas para o fim do Brasileirão. Mas a situação do alviverde ainda é bem complicada e mantém o sinal de alerta ligado ininterruptamente no clube.
Apesar de ter deixado a zona de rebaixamento, o Coritiba tem o mesmo número de pontos que o Cuiabá, 17º colocado. A diferença é que o time cuiabano tem ainda sete jogos em casa, um deles contra o próprio Coritiba, pela última rodada do Brasileirão, enquanto o Coxa tem apenas seis. Ou seja, é possível que tenhamos um confronto direto de sobrevivência na Série A na última partida do campeonato.
Com a sexta melhor campanha como mandante, o Coritiba fez 90% dos seus pontos dentro do Couto Pereira. Em 13 jogos, foram 7 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, com um aproveitamento de 58,9%. Se continuar com esse aproveitamento nos seis jogos que faltam em casa, o Coritiba conquistará no máximo 11 pontos, chegando a 36 pontos, sem contar os oito jogos fora de casa que ainda tem pela frente.
Mas até aqui, a campanha do Coritiba longe do Couto Pereira tem sido vergonhosa, a pior do clube na história do Brasileirão de pontos corridos. Com apenas 2 pontos em 33 disputados, o aproveitamento é de apenas 6%. Se mantiver esse aproveitamento, a tendência é que conquiste apenas 1 dos 33 pontos que ainda disputará fora de casa. Com isso, o Coritiba chegaria a no máximo 37 pontos, o que muito provavelmente será insuficiente para manter o clube na primeira divisão.
Desde que o Brasileirão de pontos corridos passou a ser disputado em 38 rodadas, a média final do 17º colocado foi de 41 pontos. Somente em 2019, quando o Cruzeiro caiu com 36 pontos, é que a pontuação final do 17º foi inferior à projeção feita para o Coritiba caso continue com o mesmo aproveitamento nos jogos em casa e fora dela neste Brasileirão.
A projeção atual, considerando a pontuação dos times até agora, é de que será necessário atingir o número de 45 pontos para escapar do rebaixamento. Assim, o Coritiba ainda precisa no mínimo de 20 pontos, o que resulta em um aproveitamento de 47,61%.
Considerando que o aproveitamento atual do time alviverde, somando os jogos no Couto e fora dele é de apenas 33,33%, o precisará aumentar em 14% o seu aproveitamento no Brasileirão, para não correr o risco de ser rebaixado mais uma vez. E isso passará obrigatoriamente por melhorar seu desempenho nos jogos fora de casa.
Confira os jogos na sequência que o Coritiba ainda tem pela frente:
América/MG x Coritiba
Coritiba x Atlético/GO
Botafogo x Coritiba
Coritiba x Ceará
São Paulo x Coritiba
Palmeiras x Coritiba
Coritiba x Red Bull Bragantino
Athletico x Coritiba
Coritiba x Internacional
Fortaleza x Coritiba
Juventude x Coritiba
Coritiba x Flamengo
Coritiba x Corinthians
Cuiabá x Coritiba
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)