
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e América-MG se enfrentam neste domingo, 30, às 18h, no Couto Pereira, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de empatar dois jogos consecutivos por 0x0 e distanciar-se bastante do sonho da Libertadores, o Verdão agora tenta, ao menos, reencontrar a vitória diante do lanterna da competição para garantir-se na série A com muita antecedência e iniciar o planejamento para a próxima temporada. Pela frente, o desesperado América, que joga uma de suas últimas fichas na competição e tenta adiar o que parece inevitável: a queda para a série B do Campeonato Brasileiro do próximo ano
Jogadores querem voltar a marcar para reencontrar a vitória
No último final de semana, o Verdão foi até São Paulo para desafiar o Tricolor paulista e ainda alimentar alguma chance de disputar a próxima Copa Libertadores da América. Entretanto, pela segunda vez consecutiva, o time Alviverde foi protagonista de uma partida de pouquíssimas emoções e baixa qualidade técnica. O futebol apresentado pelas duas equipes não foi o suficiente para tirar o zero do placar e o Coritiba amargou a terceira partida seguida sem vitória no Brasileirão. De positivo, a ótima atuação do goleiro Vanderlei que, com intervenções importantíssimas, foi o personagem da partida e garantiu, pelo menos, um ponto para a equipe Coxa-Branca.
Agora o Verdão volta para a capital paranaense e precisa de uma vitória para dar uma satisfação à torcida pelo fraco futebol apresentado nas últimas rodadas. E nada melhor do que enfrentar o lanterna da competição, em situação desesperadora, para voltar a vencer. Como a Libertadores virou uma verdadeira "missão impossível", a meta agora passa a ser garantir a permanência na série A o mais rápido possível (o que deve acontecer já nesta partida, no Couto Pereira), para utilizar as últimas rodadas da competição nacional para iniciar a montagem do elenco para 2012 e, eventualmente, ter a chance de dar o último empurrão no rival em sua derrocada para a divisão de acesso.
Sobre a equipe que encara o América, o técnico Marcelo Oliveira faz algumas mudanças. A principal delas é a volta do meia Davi ao time titular. Como Tcheco ainda se recupera de sua lesão na coxa e Everton Costa vem apresentado uma visível queda de rendimento, o treinador Alviverde concede nova chance ao criativo jogador, titular na maior parte do primeiro semestre. Ainda machucado, Leandro Donizete segue sendo substituído por Willian. Já Léo Gago apresentou fortes dores lombares na semana, foi poupado da maioria dos treinamentos, mas recuperou-se e tem boas condições de atuar. De qualquer maneira, Gil está de prontidão para substituí-lo. Nas demais posições, a equipe será a mesma que empatou com o São Paulo na última rodada.
Praticamente rebaixado, América quer lutar até o fim
A euforia de retornar à elite do futebol brasileiro parece ter durado pouco para o América Mineiro. Praticamente rebaixado e com o passaporte carimbado para retornar à divisão de acesso em 2012, o Coelho passou boa parte da competição nacional segurando a lanterna e venceu apenas quatro jogos até aqui. Entretanto, os jogadores e a comissão técnica do time mineiro se recusam a entregar os pontos e prometem lutar até o final para, pelo menos, encerrar o campeonato de maneira digna e projetar o retorno para 2013. Para isso, um bom resultado diante do Coritiba é fundamental para as pretensões do Coelho.
Além da situação dramática na tabela, o técnico Givanildo Oliveira ainda tem que conviver com problemas de ordem médica e disciplinar. Otávio, Dudu e Anderson estão machucados e desfalcam a equipe. O mesmo acontece com o lateral Marcos Rocha, expulso no empate por 2x2 diante do Grêmio, no último final de semana. Por outro lado, o experiente treinador poderá contar com os retornos do volante Amaral e do lateral-esquerdo Gílson, que não atuaram no último jogo do Coelho. Apesar de ter que improvisar na lateral-direita, Givanildo mantém o esquema com três zagueiros. A dúvida parece estar, apenas, entre Gabriel e William Rocha.
Panoramas da partida
Embora esteja claramente com aquela motivação natural para encarar o restante das partidas do Campeonato Brasileiro, os atletas Alviverdes sabem que não podem vacilar diante do lanterna e serão cobrados para garantir uma nova vitória no Brasileirão, o que recolocaria o Verdão em seu caminho natural e garantiria o Coritiba na elite nacional. Mas, para isso, é fundamental que os jogadores encarem a partida com seriedade e respeito, sem pensar em uma possível facilidade em virtude da posição e da situação que o América vive.
Ofensivamente, o Verdão enfim terá a chance de resgatar a sua principal característica do primeiro semestre. A entrada de Davi desde o início da partida deve conferir um maior dinamismo e movimentação no setor de ataque, visto que, ao lado de Rafinha e Marcos Aurélio, o meia deve ser uma das principais peças no esquema de Marcelo Oliveira. Mas, para que o sistema de jogo seja produtivo, é fundamental que todos os jogadores estejam ligados, inclusive o próprio Marcos Aurélio, que vem devendo boas apresentações há algum tempo. As jogadas de bola parada também deverão ser importantes trunfos do Coritiba nesta partida.
Na parte defensiva, é importante que a defensiva Alviverde controle as investidas do ataque americano, formado por Alessandro e Kempes. Ambos são jogadores de bom potencial e precisam ser vigiados durante todo o tempo, para que se evite surpresas. Além deles, o Verdão também precisará controlar as investidas do América pelos lados do campo, visto que o meia Rodriguinho deverá cair pela direita e Gílson, que vive boa fase, atuará pela esquerda. Por fim, a ausência de Anderson faz com que o time mineiro perca poderio nas jogadas de bola aérea, mas nem por isso a defensiva Coxa-Branca deverá baixar o nível de atenção nestes tipos de lances.
Apoio nas arquibancadas
Certamente a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para acompanhar mais uma partida do Verdão pelo Campeonato Brasileiro e ajudar os jogadores Alviverdes a reencontrarem a vitória na competição nacional. Torcedor Alviverde, vá até o Alto da Glória e grite durante os 90 minutos em mais este desafio. Os jogadores do Coritiba necessitamde seu apoio e energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2011 - 32ª rodada
Coritiba x América/MG
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 30/10/2011, domingo
Horário: 18h
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Jeci, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago (Gil), Davi e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
América/MG
Neneca; Micão, Gabriel (William Rocha) e Éverton Luiz; Rodriguinho, Amaral, Leandro Ferreira, Fabrício e Gílson (Thiago Carleto); Alessandro e Kempes.
Técnico: Givanildo Oliveira
Árbitro: Anderson Daronco/RS
Assistente 1: Dibert Pedrosa Moisés/RJ (FIFA)
Assistente 2: Emerson Augusto de Carvalho/SP (FIFA)
4º Árbitro: Claudinei Forati Silva/SP
5º Árbitro: Ivan Carlos Bohn/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)