
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Criciúma se enfrentam nesta quarta-feira, 28, às 19h30, no estádio Heriberto Hülse, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Não há nem mais muitas palavras para explicar a atual situação do Coritiba. Vexame após vexame, vergonha após vergonha, o Alviverde vai trilhando um caminho pelo qual a torcida jamais esperava ver e precisa dar uma resposta imediata. É preciso um time de homens comprometidos no gramado, que saiam de Santa Catarina com os três pontos. Simples assim. Do outro lado, uma equipe que ainda busca se encontrar na competição, mas que sempre é muito forte em casa e tenta usar o apoio da torcida para subir um pouco mais na tabela
Os discursos se esvaziaram. É preciso arranjar um jeito de ganhar
No último final de semana, o Coritiba foi até Maringá para fazer o maior clássico do Estado e, em um estádio completamente vazio, fez mais uma apresentação ridícula neste Campeonato Brasileiro. Em um jogo de baixíssima qualidade técnica, o time Alviverde até foi um pouco superior no primeiro tempo mas, de novo, não conseguiu aproveitar as chances que apareceram. Na segunda etapa, entretanto, o rival rubro-negro não faz nada além de aproveitar os erros individuais e coletivos da equipe de Celso Roth e saiu com a vitória. No primeiro gol, uma avenida às costas de Carlinhos, erro de marcação da zaga e conclusão precisa de Marcos Guilherme. Já o segundo gol do A. Paranaense define, com imagens, exatamente a campanha do Coritiba até aqui no Campeonato Brasileiro: simplesmente patética. Um gol contra de Luccas Claro que serviu para muitos torcedores Alviverdes desligarem suas televisões e irem fazer outra coisa.
A vergonha parece não ter fim. Único time do Campeonato Brasileiro a ainda não ter vencido um jogo sequer, o Coritiba acumula fracassos. Pior do que isso, o time, que até conseguiu boas apresentações nas três primeiras rodadas, caiu assustadoramente de produção e está longe de apresentar um futebol razoável. O barco está novamente à deriva e a única diferença em relação a 2013 é que o Alviverde não faz, nos primeiros jogos de 2014, a campanha que nos salvou do inferno da Série B. O cenário está muito claro, só não enxerga quem não quer. Apesar de ainda existir tempo, a inércia que paira no Alto da Glória irrita qualquer torcedor, que vê até sua esperança ser roubada por diretores que pouco entendem de futebol, para dizer o mínimo.
Como não poderia deixar de ser, Celso Roth promove várias alterações em sua equipe e tenta encontrar um caminho para chegar à vitória. Na defesa, apenas Vanderlei e Luccas Claro permanecem. Com dores musculares, Leandro Almeida cederá lugar a Welinton. Suspenso pelo terceiro amarelo, Carlinhos será substituído por Dener. Já Victor Ferraz, envolvido em rumores de uma possível negociação com o Sport, cede lugar a Reginaldo. No meio, Chico e Baraka permanecem e terão a companhia de Dudu e Jajá na criação. Alex será inexplicavelmente poupado devido a um suposto planejamento da comissão técnica. Na frente, Roni e Zé Eduardo (que terá nova chance) completam o time.
Com mudanças, Criciúma busca subir na tabela
Apesar de ter passado por momentos tensos durante o Campeonato Catarinense (quando trocou de técnico por algumas vezes e esteve longe de disputar a final) e a Copa do Brasil (quando foi eliminado, em casa, pelo Londrina), o Criciúma parece ter se achado sob o comando do técnico Wagner Lopes. Embora a torcida tenha amargado uma sonora goleada por 6x0 para o Botafogo ainda no início deste Campeonato Brasileiro, o Tigre faz uma campanha razoável até aqui e, no meio da tabela, é o único clube catarinense que está fora da zona do rebaixamento. O grande responsável por isso talvez seja o estádio Heriberto Hülse, onde o Criciúma conquistou sete de seus oito pontos no campeonato. Sinal que o Coritiba terá que lutar muito para alcançar um bom resultado.
O time que enfrenta o Coritiba nesta quarta-feira terá algumas alterações em relação à equipe que arrancou um empate da partida diante do Atlético-MG no último final de semana. Na zaga, por ainda possuir contrato com o Verdão, Sergio Escudero não poderá atuar. Ronaldo Alves entra em seu lugar após um longo período de inatividade. No meio, o desfalque é João Vítor, suspenso pelo terceiro amarelo. O titular Serginho, que não atuou na última partida, retorna naturalmente à equipe. No setor de criação, quem também está de volta é o veterano Paulo Baier. Com isso, Wellington Bruno retorna ao banco de reservas. Nas demais posições, a equipe será a mesma que vem atuando nos últimos jogos.
Panoramas da partida
Há muito pouco a se dizer. O Coritiba precisa arranjar um jeito de ganhar a partida do Criciúma, subir na tabela e desafogar um pouco da enorme pressão que se formou. Não importa se o time jogará bem ou mal, mas é obrigatório que os jogadores apresentem raça, vontade e estejam conscientes da situação em que o clube vive no momento. Logicamente, a partida não será nada fácil, até porque o adversário é muito forte em casa e utiliza as reduzidas dimensões do gramado para sufocar as equipes visitantes, mas tudo isso tem que ficar para trás na noite desta quarta-feira. O Coritiba precisa dos três pontos, por honra, dignidade e para reduzir um pouco da vergonha pela qual a torcida vem passando.
Ofensivamente, a escalação que Celso Roth manda a campo tem uma clara intenção: aumentar a velocidade do time. No meio-campo, Dudu e Jajá terão a incumbência de puxar os contra-ataques da equipe Alviverde e criar as jogadas para a conclusão de Roni e Zé Eduardo na frente. Aliás, vale um parêntesis. Esta talvez será uma das últimas chances dos dois atletas mostrarem que podem ser úteis ao Coritiba neste ano. Ambos precisam aproveitar o voto de confiança do treinador, corresponderem à altura e colocar a bola no fundo das redes de Luiz. Por fim, o apoio dos laterais também será fundamental, especialmente com Reginaldo, que deve criar várias jogadas de linha de fundo. Entretanto, como Dener também possui características ofensivas, é preciso tomar cuidado com a marcação nas costas dos laterais.
Na parte defensiva, o time Alviverde precisa tomar muito cuidado com a dupla de ataque do Criciúma, especialmente com Silvinho, que, recentemente, fez um lindo gol de bicicleta na partida diante da Chapecoense. Oportunista, o centroavante Bruno Lopes também precisa ser vigiado. No meio, Paulo Baier continua sendo muito perigoso nas jogadas de bola parada e, apesar de não apresentar grande movimentação, também merece cuidados. Por fim, o Coritiba precisa conter os avanços dos laterais Eduardo e Bruno Cortez, que são muito ofensivos, e conter as chegadas surpresa do volante Serginho.
Apesar de magoada e ferida com o atual momento da equipe, a torcida do Coritiba certamente comparecerá às arquibancadas do estádio Heriberto Hulse na esperança que o Coritiba finalmente conquiste a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Um triunfo, fora de casa, diante do Tigre, pode mudar um pouco a situação do Verdão no campeonato e os jogadores precisam demonstrar raça e determinação em busca deste objetivo. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca dos três pontos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2014 - 8ª rodada
Criciúma x Coritiba
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Data: 28/05/2014, quarta-feira
Horário: 19h30
Criciúma:
Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Ronaldo Alves e Bruno Cortez; Serginho, Rodrigo Souza, Paulo Baier e Maylson; Silvinho e Bruno Lopes.
Técnico: Wagner Lopes
Coritiba:
Vanderlei; Reginaldo, Luccas Claro, Welinton e Dener; Baraka, Chico, Dudu e Jajá; Roni e Zé Eduardo.
Técnico: Celso Roth
Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza/SP
Assistente 1: Vicente Romano Neto/SP (Especial)
Assistente 2: Bruno Salgado Rizo/SP
4º Árbitro: Jefferson Schmidt/SC
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)