
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Flamengo se enfrentam neste sábado, 13, às 16h30, no Couto Pereira, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Após a derrota para o Internacional no último final de semana, que culminou com a demissão de Marquinhos Santos e a contratação de Ney Franco, o Verdão tenta inaugurar uma nova fase na temporada e, para isso, necessita da vitória diante do clube carioca para recuperar a autoestima e iniciar bem a semana de clássico AtleTiba. Do outro lado, um Flamengo que vive praticamente a mesma situação, também está na Zona de Rebaixamento e tenta driblar os desfalques para conseguir a segunda vitória consecutiva
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até Porto Alegre para enfrentar o Internacional, no Beira-Rio, e, mais uma vez, voltou de uma partida disputada fora de casa sem qualquer ponto na bagagem. O resultado foi definido ainda no primeiro tempo, em que Vitinho aproveitou uma bobeada de Norberto para abrir o placar com um golaço. Logo depois, Nilmar aproveitou o rebote do chute na trave de Lisandro López e aumentou a diferença. Na segunda etapa, o Colorado apenas administrou o marcador e, sem qualquer poder de reação, a equipe Alviverde virou mera expectadora da partida. Após o jogo, as pressões para a demissão de Marquinhos Santos ficaram ainda maiores e, na última segunda-feira, 8, foi anunciada a troca de comando técnico do Coritiba.
Ney Franco voltou e, com ele, a esperança de dias melhores no Verdão. O técnico se mostrou bastante motivado em suas primeiras entrevistas coletivas mas sabe que a tranquilidade para trabalhar virá apenas com bons resultados. Em relação à montagem do time, o técnico Coxa-Branca promoverá diversas mudanças. Na lateral-direita, com a suspensão de Norberto, Ivan ganha naturalmente a posição. No miolo de zaga, Leandro Almeida apresentou dores musculares e deve ser substituído por Leandro Silva, visto que Welinton não poderá atuar por questões contratuais. Luccas Claro e Henrique completam o setor. No meio, após cumprir suspensão, Hélder volta no lugar de João Paulo. Fabrício atuará à frente dos zagueiros. Cáceres (que ganha a posição de Thiago Galhardo) e Ruy serão os responsáveis pela parte criativa do time. Por fim, o recém-contratado Marcos Aurélio e Wellington Paulista formam o ataque.
O adversário
O Flamengo vive um ano bastante inusitado. Fora das quatro linhas, o time carioca recebe diversos elogios por sua política econômica e sua postura como um dos times que lidera o movimento por mudanças no futebol brasileiro. Dentro de campo, porém, os resultados são bastante modestos, como a perda na semifinal do Campeonato Carioca para o rival Vasco, a má campanha no Brasileirão e o mau resultado no primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil. Tudo isso fez com que a diretoria trocasse Vanderlei Luxemburgo por Cristóvão Borges, mas os resultados ainda são tímidos. Em relação ao time, os desfalques são muitos. Pablo Armero, Victor Cáceres e Paolo Guerrero estão com as suas respectivas seleções na Copa América e Alecsandro deixou o time para jogar no Palmeiras. Assim, a tendência é que Cristóvão Borges faça uma única alteração em relação ao time que ganhou da Chapecoense no último final de semana. O meia Everton volta ao time e manda Marcelo Cirino ao banco de reservas.
O jogo
A partida deste final de semana é fundamental na tentativa de recuperação do Coritiba neste Campeonato Brasileiro. O Verdão precisa encarar este jogo como uma verdadeira final de competição, em que o importante não é jogar bem, mas vencer. Os três pontos podem fazer com que a confiança retorne e deem um pouco mais de tranquilidade aos jogadores na sequência. Para isso, é necessário que o time elimine as falhas individuais e preste atenção durante os 90 minutos de jogo. Raça e disposição não podem faltar.
Ofensivamente, a equipe deve ganhar um pouco mais de mobilidade na frente com a provável escalação de Marcos Aurélio. Assim como Ney Franco, o atacante também deve estar extremamente motivado com a oportunidade de retomar a sua carreira em um ambiente onde se sente bem. Além disso, com sua presença, o Coritiba também ganha uma arma que não possuía: a bola parada. No meio, Cáceres e Ruy precisam se movimentar para criar oportunidades, sem se entregarem à marcação dos três volantes flamenguistas. Por fim, será muito importante o apoio pelas laterais para desafogar o jogo no meio-campo.
Na parte defensiva, a zaga Alviverde precisará tomar bastante cuidado com o meia Éverton, que retorna à equipe titular e costuma sempre incomodar os zagueiros com sua velocidade. Além dele, Gabriel também possui as mesmas características e deve ser bastante vigiado. Na referência, Eduardo da Silva será o responsável por ocupar os espaços na área. Sua técnica também pode trazer boas oportunidades ao Flamengo. Por fim, o Verdão deve se prevenir contra a bola parada de Héctor Canteros e as jogadas de bola aérea.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar a equipe rumo à fundamental vitória na estreia de Ney Franco. Os três pontos são absolutamente fundamentais para amenizar a má fase e fazer com que a torcida vislumbre novas esperanças em um futuro próximo. Por isso, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. O Coritiba precisa de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba
Campeonato Brasileiro 2015 - 7ª Rodada
Coritiba x Flamengo
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 13/06/2015, sábado
Horário: 16h30
Coritiba:
Bruno; Ivan, Leandro Silva, Luccas Claro e Henrique; Fabrício, Hélder, Luis Cáceres e Ruy; Marcos Aurélio (Rafhael Lucas) e Wellington Paulista.
Técnico: Ney Franco
Flamengo:
Paulo Victor; Luiz Antônio, Wallace, Samir e Pará; Jonas, Márcio Araújo e Héctor Canteros; Gabriel, Eduardo da Silva e Éverton.
Técnico: Cristóvão Borges
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima/SP (Asp. FIFA)
Assistente 1: Marcelo Carvalho van Gasse/SP (FIFA)
Assistente 2: Rogério Pablos Zanardo/SP (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Marcelo Prieto Alfieri/SP
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)