
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Flamengo se enfrentam neste sábado, 9, às 18h30, no Engenhão, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de vencer a primeira partida na competição diante da Portuguesa, o Verdão, agora distante da lanterna, espera embalar e encaixar um novo triunfo para vislumbrar as posições superiores da classificação e, de quebra, ganhar mais motivação para a partida diante do São Paulo, pela Copa do Brasil. Pela frente, um Flamengo que vive uma enorme crise de imagem e que, nos últims dias, tem se preocupado muito mais com os problemas extra-campo do que com a performance dentro das quatro linhas
Marcelo Oliveira vai com o que tem de melhor para tentar segunda vitória
Depois de dez dias sem fazer uma partida oficial, na última quarta-feira, 6, o Verdão recebeu a Portuguesa no Couto Pereira com a necessidade de vencer para sair da lanterna da competição e, apesar de sofrer alguns sustos no início da partida, fez um jogo muito seguro para, ao natural, derrotar a equipe paulista por 2x0, para a alegria dos cerca de 10 mil Guerreiros Alviverdes que enfrentaram o frio e a chuva para apoiar o clube em busca de seu primeiro triunfo. O jogo marcou a estreia de Robinho que, se não fez uma apresentação destacada, foi importantíssimo no segundo gol Coxa-Branca, ao dar um passe preciso para Éverton Costa conferir números finais ao jogo.
Livre da incômoda situação de ocupar a rabeira da tabela, o Coritiba agora parte para um importante desafio longe de casa antes de voltar o foco para a semifinal da Copa do Brasil diante do São Paulo. Uma vitória longe do Couto Pereira será importante para dar o combustível necessário para que a equipe vá ao Morumbi para desafiar o São Paulo de igual para igual. Além disso, serviria para colocar o Coritiba na parte superior da classificação, fazendo com que o time passe a brigar por objetivos maiores no campeonato. Sabendo da importância da partida, Marcelo Oliveira e seus jogadores vão ao Rio de Janeiro com o objetivo claramente traçado.
Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca não deverá poupar os jogadores considerados titulares e, até pela distância para a partida contra o São Paulo, o que acontecerá somente na quinta, 14, manda ao gramado do Engenhão o que tem de melhor para o jogo. Com isso, Willian, que voltou ao time na vitória diante da Portuguesa, será mantido, assim como o lateral-direito Ayrton, que fez o seu primeiro gol com a camisa Alviverde. As únicas dúvidas ficam por conta do aproveitamento de Tcheco e Roberto que, embora tenham viajado com a delegação, ainda se recuperam de lesões e podem ser poupados. Rafinha permanece de fora. Por sua vez, Robinho deve ser mantido no onze titular. Outra dúvida é sobre o aproveitamento de Chico, que podem fazer a sua estreia e tomar vaga de Lincoln, no meio.
Colecionando problemas, Flamengo tenta primeira vitória em meio à turbulência
A panela de pressão que dava sinais claros que estava prestes a explodir, finalmente estourou e o Flamengo passa por uma nova crise, desta vez de imagem. A principal causa disso foi a saída de Ronaldinho Gaúcho do clube carioca. Alegando não receber salários, o meia foi à justiça e não só conseguiu se desvincular do contrato com o rubro-negro, como também já acertou a sua chegada ao Atlético-MG. Toda esta situação enfureceu a cúpula flamenguista, que passou a atacar o seu ex-jogador de todas as maneiras, expondo a instituição Flamengo à uma situação ridícula e constrangedora para os seus torcedores. Some-se a isso, a falta de resultados dentro de campo, que abala a confiança sobre o trabalho de Joel Santana, que já é fortemente contestado por diversos segmentos do clube.
Em meio a todas estas situações (sem falar do eterno problema de falta de pagamento de salários), Joel Santana precisa montar a sua equipe e conta com desfalques. O zagueiro Marcos Gonzalez está com a seleção chilena para a partida diante da Venezuela pelas Eliminatórias Sulamericanas e é ausência confirmada. O lateral Leonardo Moura saiu machucado do empate diante da Ponte Preta e atambém não joga. Wellington Silva assume a lateral-direita. No meio, pressionado para abandonar o esquema com quatro volantes, Joel pode lançar o argentino Darío Botinelli como titular. Neste caso, o mais cotado para deixar a equipe é Kleberson. No restante, a equipe será a mesma que empatou na última rodada.
Panoramas da partida
O jogo deste sábado é bastante importante para o Coritiba por dois motivos principais: o primeiro é para deixar para trás, logo no começo do campeonato, o crônico problema de não conseguir vencer jogos longe de casa. O segundo é voltado mais à parte emocional, visto que um bom resultado no Engenhão poderá ser o incentivo final para que o Coritiba encare de frente o desafio no Morumbi e consiga se impor diante do São Paulo. Por isso, os jogadores do Coritiba precisam demonstrar personalidade no Rio de Janeiro e jogar para cima do Flamengo, que certamente será cobrado por sua torcida, o que pode ser um fator de vantagem para o Alviverde.
Ofensivamente, o Coritiba precisará utilizar a mesma tática demonstrada diante da Portuguesa, com constante movimentação no meio-campo, para surpreender o adversário e chegar com qualidade ao gol de Paulo Victor. Outro expediente que deve ser utilizado é a marcação no campo de ataque, que se mostrou eficiente na última rodada e pode ser repetida em alguns momentos da partida. O apoio pelas laterais, especialmente Ayrton, que vem demonstrando evolução a cada partida, também será importante. Por fim, as jogadas de bola parada, tão eficientes no início do primeiro semestre, precisam voltar a ser uma arma decisiva para o Coritiba.
Na parte defensiva, a principal preocupação deverá ser mesmo com Vágner Love. O centroavante vem salvando o Flamengo de derrotas com excelentes atuações e, por ser um jogador extremamente decisivo, deve ser vigiado durante os 90 minutos de partida. Além dele, outra figura destacada do time rubro-negro é Ibson, que possui categoria diferenciada e deve ser um dos principais responsáveis por levar o Flamengo à frente. Por fim, a defensiva Coxa-Branca não poderá permitir os arremates de longa distância de Renato Abreu, que possui ótimo aproveitamento neste tipo de jogada.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do Engenhão e apoiará os jogadores em busca da segunda vitória consecutiva, o que certamente funcionará como combustível para o time encarar o desafio pela Copa do Brasil na próxima semana. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, diversos Guerreiros Alviverdes enviarão energias positivas para que mais três pontos sejam somados e façam com que o Coritiba dê um novo salto na tabela de classificação.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 4ª rodada
Flamengo x Coritiba
Local: Estádio João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 09/06/2012, sábado
Horário: 18h30
Flamengo:
Paulo Victor; Wellington Silva, Marllon, Welinton e Magal; Aírton, Renato Abreu, Ibson e Kleberson (Darío Botinelli); Deivid e Vágner Love.
Técnico: Joel Santana
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Sérgio Manoel, Lincoln (Chico), Robinho e Éverton Ribeiro; Éverton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Rodrigo Braghetto/SP
Assistente 1: Marcio Luiz Augusto/SP
Assistente 2: Carlos A. Nogueira Júnior/SP
4º Árbitro: Carlos Eduardo Nunes Braga/RJ
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)