
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Fluminense se enfrentam neste sábado, 8, às 19h30, no Couto Pereira, pela 33ª do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de sair ganhando do Corinthians por 2x0 e ter levado o gol de empate já nos acréscimos, deixando para trás dois pontos que tirariam o clube da ZR, o Verdão agora encara uma verdadeira decisão diante do Fluminense e precisa da vitória para passar outra rodada longe da zona perigosa. Apoio não irá faltar. Pela frente, um time em franca ascensão, que ganhou seus quatro últimos jogos, entrou no G4 e quer mais um bom resultado para manter vivo o sonho de participar da próxima Copa Libertadores
Força, coragem e superação em busca da vitória
No último final de semana, o Coritiba foi até a Arena Corinthians, em Itaquera, e atuou como se estivesse jogando no Couto Pereira. Sem se intimidar com a pressão da torcida adversária, o Alviverde fez um primeiro tempo irrepreensível e abriu 2x0 ao natural e regido por uma brilhante atuação de Alex. Na segunda etapa, entretanto, o Corinthians achou um gol logo no primeiro minuto, mas o Verdão seguiu dominando até que a arbitragem entrou em cena. Primeiro, ao não expulsar Cássio em um contra-ataque puxado por Alex que só foi parado com a intervenção com a mão do goleiro corinthiano fora da área. Depois ao anular um gol legal de Welinton. Já nos acréscimos, um duro castigo. Em uma desatenção coletiva, Bruno Henrique subiu sozinho e completou a jogada de escanteio, decretando o empate.
Apesar do resultado, a bela partida realizada fora de casa, diante de um dos melhores times do campeonato, encheu a torcida de esperança. Muito embora o empate tenha mantido o Coritiba na zona do rebaixamento, o jogo serviu para mostrar que elenco tem, sim, força e qualidade para sair desta situação. Apenas é preciso garra, determinação e coragem para encarar os desafios. É nesse espírito dentro de campo e com um apoio maciço e incondicional fora dele que o Verdão desafia outro dos cinco melhores times do campeonato. A partida diante do Fluminense é igualmente decisiva e todo o esforço será necessário para que venham mais três fundamentais pontos.
Em relação ao time, o grande mistério da escalação gira em torno do aproveitamento ou não de Alex. O craque Alviverde passou a semana inteira em tratamento intensivo após sentir dores musculares na partida em São Paulo e é dúvida. A tendência é que ele vá para o jogo, mas poucos sabem a sua real condição física. Caso não possa atuar, Keirrison entra na equipe e forma o ataque ao lado de Joel. Certo mesmo é que Marquinhos Santos desmanchará o esquema com três zagueiros. Assim, Welinton retorna ao banco de reservas e cede lugar a Sérgio Manoel. Outro que volta à equipe é o lateral-direito Norberto, que não atuou no empate diante do Corinthians por estar suspenso. No restante, o time será o mesmo que jogou em São Paulo.
Fluminense tenta manter ótima fase para consolidar vaga na Libertadores
Após uma terrível temporada em 2013, quando foi salvo da Série B pelo STJD, o Fluminense parece ter aprendido a lição. O Tricolor da Laranjeiras faz um belo Campeonato Brasileiro e luta ponto a ponto por uma das vagas na próxima Copa Libertadores. Aliás, isso somente foi possível devido a uma espetacular reação da equipe de Cristóvão Borges, que venceu seus quatro últimos compromissos e entrou no grupo dos quatro melhores times da competição. Um dos principais responsáveis por isso é Fred, que após uma ridícula participação com a seleção Brasileira na Copa do Mundo, deu a volta por cima e vem fazendo gols fundamentais para sua equipe.
Apesar de estar em boa condição no campeonato, o técnico Cristóvão Borges sabe que uma derrota em Curitiba certamente custará a vaga do Fluminense no G4. Por isso, ele pede atenção e foco total na partida do Couto Pereira. O treinador da equipe carioca não poderá contar com dois titulares que jogaram na vitória por 2x0 sobre o Goiás, no Serra Dourada, no último jogo. Edson e Chiquinho receberam o terceiro amarelo e, suspensos, desfalcam a equipe. Em seus lugares, Cristóvão já confirmou as entradas de Diguinho e Carlinhos, respectivamente. Além disso, o técnico também possui problemas na zaga e terá que, novamente, lançar os garotos Elivélton e Guilherme Mattis. No restante, a equipe será a mesma que vem atuando junta há algumas rodadas.
Panoramas da partida
O jogo deste sábado é fundamental para as pretensões do Alviverde no Brasileirão. Com a necessidade de ganhar os três jogos que restam em casa, o Coritiba precisará atuar com coragem e encarar de igual para igual o desafio de atuar diante de um dos melhores times da competição. Entretanto, a partida será muito difícil e, além de muita paciência, a torcida terá que atuar junto com os jogadores durante os 90 minutos. O certo é que, caso saia na frente, o Verdão não poderá cometer o mesmo erro de partidas anteriores e recuar, chamando o adversário para o seu próprio campo.
Ofensivamente, a presença de Alex será fundamental para que o time tenha mais qualidade no meio e possa atuar em um esquema parecido com aquele demonstrado diante do Corinthians. Com liberdade, o craque Alviverde poderá flutuar em campo e se aproximar constantemente da meta de Diego Cavalieri. Além dele, a atuação de Robinho também será fundamental, visto que é outro que terá a incumbência de não deixar Joel isolado na frente. O apoio dos laterais também será importante e Norberto, especificamente, pode aproveitar a falta de ritmo de Carlinhos para chegar ao fundo e criar jogadas. Por fim, é preciso que o Verdão aproveite as jogadas de bola parada e os cruzamentos na área.
Na parte defensiva, o Coritiba terá que tomar muito cuidado com o quarteto ofensivo do Tricolor, formado por Wágner, Darío Conca, Fred e Walter. O meia argentino vem fazendo uma brilhante temporada de retorno ao Brasil e é o cérebro desta equipe. Atravessando boa fase, Wágner o auxilia e substitui à altura o lesionado Cícero. Na frente, Fred e Walter são dois goleadores e dispensam apresentações. É preciso muito cuidado com eles, visto que podem decidir o jogo em apenas um lance. Por fim, a defensiva Coxa-Branca precisa ficar atenta às jogadas de bola parada, principalmente escanteios.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a nação Alviverde comparecerá em excelente número e lotará as arquibancadas do Couto Pereira. A partida diante do Fluminense é crucial na luta contra o rebaixamento e os três pontos são mais do que fundamentais. E você, torcedor Alviverde, será indispensável. Incentive a equipe durante os 90 minutos, não pare e acredite neste objetivo. Vamos tirar o Coritiba desta situação no grito e, juntos, vencer mais este desafio.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2014 - 33ª rodada
Coritiba x Fluminense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 08/11/2014, sábado
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Hélder, Sérgio Manoel, Rosinei, Robinho e Alex (Keirrison); Joel.
Técnico: Marquinhos Santos
Fluminense:
Diego Cavalieri; Bruno, Elivélton, Guilherme Mattis e Carlinhos; Diguinho, Jean, Wágner e Darío Conca; Fred e Walter.
Técnico: Cristóvão Borges
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto/SP
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis/SP (Asp. FIFA)
Assistente 2: Rogério Pablos Zanardo/SP (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Leonardo Sígari Zanon/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)