
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Chapecoense se enfrentam neste domingo, 23, às 11h, no Couto Pereira, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de engatar duas vitórias seguidas no Brasileirão, mas perder para o Grêmio pela Copa do Brasil no meio de semana, o Verdão volta as suas atenções para a principal competição do calendário nacional e necessita da vitória para dar continuidade à sua reação na tabela e, quem sabe, começar a respirar um pouco mais aliviado na luta contra o rebaixamento. Pela frente, terá a surpreendente Chapecoense, que outra vez faz uma campanha bastante segura no campeonato e, muito forte em casa, tenta também conquistar alguns pontos fora para enxergar o G4 um pouco mais de perto
O time
Na última quarta-feira, o Coritiba recebeu o Grêmio, no Couto Pereira, e apesar de ter feito um primeiro tempo muito bom, quando realizou uma das melhores atuações da temporada, acabou perdendo para a equipe gaúcha pelo placar de 1x0. Em grande fase, o Tricolor de Porto Alegre aproveitou um vacilo de Ney Franco, que mexeu muito mal na equipe após a contusão de Juan e, aos poucos, foi impondo o seu futebol até chegar ao gol de Marcelo Oliveira, o que garante boa vantagem para a partida de volta, na Arena do Grêmio. De qualquer forma, fica o aspecto positivo de a equipe Alviverde ter apresentado um bom futebol nos primeiros 45 minutos de jogo, com atuações sólidas de muitos jogadores que parecem ter recuperado a confiança depois de um longo período.
Agora, o foco é total na Chapecoense. Uma vitória diante da equipe catarinense é fundamental para que o Coritiba mantenha o seu momento de reação no campeonato com vistas a, enfim, deixar a Zona do Rebaixamento. Em relação à equipe, o técnico Ney Franco poderá contar com a volta daqueles jogadores que não atuaram na partida pela Copa do Brasil. No gol, Wilson retoma a titularidade normalmente. Satisfeito com as atuações de Leandro Silva na lateral, o zagueiro deve seguir improvisado por ali, com Walisson atuando na zaga. Na esquerda, Carlinhos, que teve excelente retorno, também permanece. O meio será o mesmo, com João Paulo, Cáceres e Ruy. Na última vaga, como Juan se machucou e ficará algum tempo de fora, Lúcio Flávio volta a assumir a função normalmente. Por fim, na frente, Henrique Almeida retorna. A última dúvida fica por conta de seu companheiro. Recuperado de lesão, Marcos Aurélio é opção. Caso ele não atue, Negueba permanece entre os titulares.
O adversário
A Chapecoense vem fazendo uma ótima campanha no Brasileirão. Muito forte na Arena Condá, a Chape já venceu grandes times em seus domínios e, neste returno de Brasileirão, tenta dar um passo a mais e brigar por coisas maiores, muito embora o técnico Vinícius Eutrópio ainda insista que a principal meta da equipe catarinense é evitar o rebaixamento. Para o jogo diante do Verdão, ele já sabe que contará com alguns desfalques. Suspensos, o zagueiro Neto, o volante Elicarlos e o lateral Dener Assumpção (ex-Coritiba) não poderão atuar. Já o atacante Bruno Rangel, machucado, é outro que está impossibilitado de entrar em campo. Assim, Rafael Lima, Bruno Silva, Tiago Costa e Roger deverão compor o onze titular. No restante, a equipe será a mesma que bateu o Atlético/MG no último final de semana, visto que Vinícius Eutrópio poupou a maioria de seus titulares na partida diante da Ponte Preta, pela Copa Sulamericana.
O jogo
A partida deste domingo não será fácil para o Verdão. A Chapecoense atravessa um bom momento e certamente virá ao Couto Pereira para tentar aproveitar os erros do Coritiba e buscar um bom resultado. Cabe ao Verdão, então, jogar com muita atenção durante os 90 minutos, evitando desatenções que podem comprometer a partida. Fora do gramado, a torcida Coxa-Branca também necessita ter a consciência de que será um jogo truncado e o apoio durante todo o tempo será fundamental para conquistar o triunfo. Raça, determinação em vontade não podem faltar um minuto sequer.
Ofensivamente, o retorno de Lúcio Flávio significa uma qualificação do passe no meio-campo. Por outro lado, o Coritiba perde um pouco da velocidade, e Ruy precisa jogar bem melhor que na partida diante do Grêmio para compensar este fato. Além dele, Carlinhos, pela esquerda, também será fundamental nesta função, e suas arrancadas devem levar o Verdão à frente, criando boas jogadas de linha de fundo. No comando de ataque, o retorno de Henrique Almeida significa mais presença de área e luta na frente. Seu companheiro de ataque, seja Marcos Aurélio ou Negueba, também terá a responsabilidade de impor mais dinamismo na frente.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar bastante cuidado com a dupla de ataque da Chapecoense, formada por Ananias e Roger. O primeiro dá dinamismo e velocidade para a equipe, já o segundo possui forte presença de área e é muito bom nas jogadas aéreas. Além deles, a defensiva Coxa-Branca deve controlar a atuação do meia Camilo, muito perigoso na criação de jogadas, e do lateral-direito Apodi, uma das principais válvulas de escape da Chapecoense no contra-ataque.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba rumo a uma fundamental vitória diante da Chapecoense. O triunfo será importantíssimo na luta para que o time se livre da Zona de Rebaixamento o mais rápido possível e será necessária muita entrega dos jogadores e apoio fora das quatro linhas. Por isso, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba precisa de você!
Raça e determinação!
Campeonato Brasileiro 2015 - 20ª Rodada
Coritiba x Chapecoense
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 23/08/2015, domingo
Horário: 11h
Coritiba:
Wilson; Leandro Silva, Walisson, Rafael Marques e Carlinhos; João Paulo, Luis Cáceres, Ruy e Lúcio Flávio; Negueba (Marcos Aurélio) e Henrique Almeida.
Técnico: Ney Franco
Chapecoense:
Danilo; Apodi, Vilson, Rafael Lima e Tiago Costa; Bruno Silva, Gil, Cléber Santana e Camilo (Tiago Luís); Ananias e Roger.
Técnico: Vinícius Eutrópio
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Marcus Vinícius Gomes/MG
Assistente 2: Marconi Helbert Vieira/MG
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
5º Árbitro: Bráulio da Silva Machado/SC (Asp. FIFA)
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)