
MATEMÁTICA
Integrantes do Departamento de Futebol e a Diretoria do Coritiba têm comentado sobre as projeções feitas no Alto da Glória qunato à pontuação necessária para o time Alviverde voltar à Série A: mais sete vitórias (o Cori tem seis jogos em casa, que podem resultar em, no máximo, 18 pontos).
Preocupados com o atual momento do Clube, que é muito difícil, a equipe COXAnautas disponibiliza uma avaliação (*) sobre o que pode acontecer nos doze jogos restantes do Coxa na competição.
A projeção é um alerta para a Diretoria, comissão técnica, elenco e Conselhos do Clube: a hora de mudança é agora! Ou o Coritiba arruma a casa, ou o time terá dificuldades para ver a meta exposta pelo Presidente Giovani Gionédis, de formar um "Time de Primeira" para voltar ano que vem ir para os ares.
Os números
A projeção feita por alguns estudiosos no assunto é de que são necessários 65 pontos para subir, sem depender de critérios de desempate. Para a equipe COXAnautas, com 62 pontos um time estará na Série A, e é provável que até com 61, dependendo dos critérios de desempate, tendo em vista os confrontos diretos até o final da competição envolvendo os times melhores colocados na tabela.
Apesar do número não ser tão drástico para o Verdão, isso não faz com que a situação do Clube seja melhor.
Nos 12 jogos que restam precisamos de 22 pontos, 7 vitórias e 1 empate. São 6 jogos em casa e 6 fora.
Em casa enfrentamos Santo André, Marília, CRB, Náutico, Atlético-MG e Avaí.
Tomando por base os últimos resultados do time Coxa, e com um certo otimismo, nossas projeções são de que o Coxa fará 15 pontos nestes confrontos (bom lembrar que nos últimos 3 jogos em casa fizemos só 4 pontos).
Fora enfrentamos o Ceará, Paulista, Vila Nova, América/RN, Paysandu e Gama.
Também tomando por base os últimos resultados, 6 pontos seriam conquistados. Pode parecer inacreditável, não? Quem jogaria com todos esses times esperando ganhar só 6 pontos? Mas é bom lembrar que nos últimos 4 jogos fora de casa, só fizemos um.
Em resumo, na avaliação COXAnautas, que toma por base os rendimentos das últimas tabelas, o Cori somaria 61 pontos. Isso que já contando com um melhor desempenho do time. É um panorama muito complicado. Só com uma grande mudança alcançaremos a ascensão.
Mesmo com uma melhora Coxa-Branca, o título só viria se os times de nossa frente sofrerem do mesmo mal que sofremos.
Para subir, é necessário um aproveitamento melhor que o do atual líder. E manter isso durante o restante do campeonato. É preciso o desempenho que o time comandado por Bonamigo teve no primeiro turno (e a esperança que nos diz que isso é possível, apesar de não ser fácil).
Neste panorama muito complicado, com problemas organizacionais, culturais e políticos, além dos problemas que estão afetando o desempenho do time, resta ao torcedor Coxa-Branca fazer a sua parte. E ainda contar com um pouco de sorte vinda dos deuses do futebol.
EM RESUMO:
No final do 1º turno
Projeção para subir: 62 pontos. Precisávamos de 27 pontos em 19 partidas e tínhamos um aproveitamento de 61,4% (O Coritiba era o 1º); no returno precisávamos de um aproveitamento de 47,4%.
Na 26ª rodada:
Projeção para subir: 62 pontos (61 é provável). O Verdão precisa de 22 pontos em 12 partidas e tem um aproveitamento de 51,3% (o aproveitamento do 1º colocado é de 57,7%); no returno, o aproveitamento do Alviverde é de apenas 23,8%. Para o restante do campeonato, o Coritiba precisa de um aproveitamento de 61,1% se quiser subir já em 2007.
(*)Periodicamente a equipe COXAnautas atualizará a avaliação, tendo em vista existirem muitas variáveis não previsíveis.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)