Entrevista coletiva
Por: João Carlos Sihvenger
Após duas derrotas, veio a vitória em casa com o apoio da torcida, o retorno do Morisco e do Delatorre e demais ingredientes. O que dá para aproveitar dessa vitória? “Inicialmente quero destacar a presença da nossa torcida, num horário como esse, vieram e nos apoiaram principalmente nos momentos mais difíceis. Quanto ao jogo e o que tiramos desse jogo, principalmente a questão mental, foram dois tempos distintos, sabíamos que seria um jogo muito duro pois o América é um dos times postulantes ao acesso. Tivemos a volta do Morisco, o Vini iniciando um jogo após bastante tempo, então estou feliz com o resultado. Dentro de casa temos três vitórias e um empate, não sofremos gol então o saldo é positivo”.
Qual foi o grau da contusão do Aquino e sobre o afastamento do Ronnier e do Felipe Guimarães? “Quanto ao afastamento dos dois, foi um ato fora da normalidade e estamos tratando internamente. Em relação ao Aquino, acho que tenha sido uma lesão muscular e vamos avaliá-lo nos próximos dias. Ressaltando que o Maycon entrou muito bem e conseguimos sustentar o resultado”.
Como viu a atuação da equipe, com dois tempos distintos, e qual o impacto da ausência do Ronnier e quanto tempo ele deve ficar fora? “Estamos ainda buscando a regularidade, talvez seja uma questão mental devido à dificuldade dos jogos e hoje sabíamos que seria um jogo muito duro. Em relação à entrada do Nicolas no lugar do Ronnier, são características diferentes, Nicolas é um jogador de força, de imposição física, o Ronnier é um jogador de enfrentamento. Quanto ao tempo de afastamento, estamos tratando internamente”.
Por que a substituição do Vini Paulista, que vinha bem no jogo? “Foi mais por precaução porque no intervalo ele tinha feito massagens na coxa, o Walisson vinha jogando naquela função e eu queria aumentar a parte física do time pois o América começou a os envolver e ganhar os duelos, principalmente com a entrada do lateral Marlon”.
Em relação à contratação do Jacy, que vem do Operário? “O Jacy vai agregar muito para nós, seja como zagueiro ou como volante, será importante para a carreira dele, ele vem crescendo nos últimos anos e é justo que tenha oportunidade num grande clube”.
O que o Coritiba deve fazer para melhorar a campanha fora de casa? “No último jogo com o Goiás nós não deixamos boa impressão e eu assumo a responsabilidade, contra a Ferroviária fizemos um segundo tempo ruim, mas o primeiro foi muito bom, o jogo do Remo talvez tenha sido nosso melhor jogo até agora, e ganhamos da Chapecoense, então precisamos encontrar o equilíbrio entre o primeiro e o segundo tempo, mas a competição é dura. Vejo nossa campanha em casa muito boa, três vitórias em um empate, mas temos muita margem para evoluir”.
Em relação à volta do Delatorre, isso indica que a briga com o Coutinho na posição será interessante? “Uma disputa saudável, os dois são centroavantes de um nível importante, estamos buscando aumentar a competição interna e isso é bom, estamos buscando jogadores para aumentar essa competição e vamos qualificar mais o elenco”.
Você se incomoda com a turma do amendoim, atrás do banco de reservas? “Nada, tem uns que não vem para assistir o jogo, mas eu entendo o torcedor e sei como é aqui, fiquei seis anos entre a base e profissional, e sei da cobrança que existe. O importante é manter nosso foco e saber onde temos que melhorar. Volto a elogiar a presença do torcedor numa segunda feira às 21h35min, 99% deles nos apoiaram o jogo inteiro e esse apoio é fundamental para nos mantermos na parte de cima da tabela”.
Qual sua ideia quando coloca o Giovani no segundo tempo? “A troca foi para aumentar o nível físico do time, ele entrou muito bem. Alguns jogadores tiveram um quadro gripal durante a semana, como o Zeca, o Josué então a entrada dele hoje foi para dar esse aumento no nível físico do time”.
Sobre o Morisco, que fez 11 defesas no segundo tempo, em finalizações do América, sendo a maior nota de um goleiro da série B? “As finalizações foram de fora da área e era natural que eles se lançassem para cima. O Morisco demonstrou que é um grande goleiro e deu uma contribuição importante, estamos muito bem de goleiros com o Pedro, o Benassi e o Gabriel”.
Em relação à reforços, quais as posições que julga mais necessário para a continuação do campeonato? “Estamos buscando mais um ponta, um jogador que seja bom nas duas fases do jogo, e estamos atentos ao mercado e esse jogador vai aumentar a competição interna e qualificar ainda mais o elenco”.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)