
Conhecendo o Adversário
Por: Ricardo Honório
O Flamengo teve um ano de 2022 quase perfeito, pois conquistou os títulos da Copa do Brasil e da Copa Libertadores e só não conseguiu brigar pelo título do Campeonato Brasileiro (o Palmeiras já é campeão) porque foi muito inconstante, principalmente no 1º turno quando ainda era comandado pelo técnico português Paulo Souza. Após a chegada de Dorival Júnior a equipe voltou a se encontrar e passou a fazer um campeonato bem mais constante, mas já havia se desgarrado das primeiras colocações.
Atualmente o Flamengo está em 3º lugar na tabela de classificação da série A, com 61 pontos ganhos, atrás do Internacional de Porto Alegre que tem 64 pontos, porém a equipe carioca tem a companhia de Fluminense e Corinthians que também tem 61 pontos e que ainda brigam pela 2ª colocação na tabela. É com este panorama que o Flamengo vem à Curitiba para enfrentar o time do Coxa, ou seja, a equipe ainda vai lutar para conseguir uma segunda colocação no campeonato o que lhe daria, além de uma colocação honrosa, um reforço de caixa de aproximadamente 32 milhões de reais, que é o prêmio para quem ficar em segundo lugar da série A. Portanto, segundo seu técnico Dorival Júnior, o Flamengo, apesar de poupar alguns titulares, não pode pensar em férias pois ainda possui objetivos no campeonato. Em seu último compromisso pelo campeonato o time carioca perdeu para o Corinthians, num jogo de festa pela conquista do tricampeonato da Copa Libertadores da América. O técnico flamenguista utilizou a equipe alternativa para esta partida devido ao desgaste dos jogadores titulares em razão da decisão que foi jogada em Guayaquil, no Equador.
O mesmo deve acontecer no jogo em Curitiba, isto é, o Flamengo deve colocar em campo novamente uma equipe alternativa, a mesma que vem jogando o campeonato brasileiro em virtude de que os titulares vinham sendo poupados para os jogos da Copa do Brasil e Libertadores. Vários jogadores titulares não viajaram para enfrentar o Coritiba, dentre eles o goleiro Santos, o zagueiro David Luiz, os meias Everton Ribeiro e Arrascaeta e os atacante Pedro e Gabigol.
O Flamengo deve ir a campo para enfrentar o Coritiba neste domingo com esta provável formação: Hugo Souza, Matheuzinho, Pablo, Fabricio Bruno e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Arturo Vidal e Diego; Marinho, Everton Cebolinha e Matheus França.
Se olharmos para o histórico deste confronto, em jogos realizados em Curitiba, o Coritiba leva certa vantagem pois em 28 jogos venceu 14 vezes, empatou quatro e teve 10 derrotas. Nos dois últimos jogos em Curitiba, pela Copa do Brasil de 2021 deu Flamengo que venceu por 1 x 0 e pelo campeonato brasileiro de 2020 novamente a equipe carioca levou vantagem e venceu por 1 x 0. O jogo do 1º turno desta série A de 2022 foi realizado em Brasília (DF) no estádio Mané Garrincha também vencido pelo Flamengo por 2 x 0.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)