
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Internacional se enfrentam nesta quarta-feira, 27, às 21h45, no estádio Beira-Rio, na estreia da Primeira Liga. Depois de uma pré-temporada que contou com dois péssimos resultados, diante de Foz do Iguaçu e Toledo, e terminou com uma desnecessária confusão em uma casa noturna em Foz do Iguaçu, o Verdão inicia a temporada com um duro desafio, diante do Internacional. Por sua vez, o clube gaúcho, que não conseguiu uma vaga na Libertadores por pouco, tenta se reestruturar e alcançar os seus objetivos em 2016.
O time
Após um conturbado ano em 2015, que só terminou com o dramático empate diante do Vasco, no Couto Pereira, que salvou o Coritiba da Série B deste ano, o Verdão veio para a atual temporada com praticamente a mesma base do ano anterior. A única grande perda foi Henrique Almeida, que ainda está em litígio com o Botafogo e não resolveu a sua situação. Por outro lado, uma grande parte dos jogadores permaneceu no elenco, com raras contratações. As mais importantes foram Ceará e o trio de jogadores provenientes do Palmeiras (Amaral, Leandro e Vinícius). Pouco para um time que deseja ter um ano totalmente diferente.
Outra grande novidade estará no banco de reservas. Gilson Kleina faz a sua estreia como treinador Alviverde com muito a provar, visto que carrega o peso do fracasso de seus últimos trabalhos. Para a partida diante do Inter, ele não deve alterar a base da equipe que terminou o Brasileiro. As únicas alterações são na direita, onde Ceará assume a titularidade, e no setor ofensivo, visto que com a saída de Henrique Almeida, Thiago Lopes ganhará uma chance como titular, o que significa que Kléber passará a ser a referência ofensiva da equipe. Nas demais posições, o time será basicamente o mesmo que encarou o Vasco no Couto Pereira na última rodada do Brasileirão.
O adversário
Quinto colocado no Brasileirão do ano passado, o Internacional perdeu a vaga na Libertadores por muito pouco e, assim como o Coritiba, manteve a base da equipe para 2016. A grande diferença é que o time comandado por Argel passou um ano sem sustos. Dos contratados, apenas Fernando Bob estará na equipe titular, e forma a trinca de volantes com Rodrigo Dourado e Anderson. O ataque, que perdeu Rafael Moura, tem a volta de Eduardo Sasha, que teve um ano bastante complicado por conta de suas constantes lesões. No restante, a equipe será basicamente a mesma que fechou o Campeonato Brasileiro do ano anterior.
O jogo
Certamente, a partida desta quarta-feira será bastante complicada para o Verdão. O Internacional possui uma das equipes mais qualificadas da competição e, atuando em seu estádio, tende a partir para cima do Coritiba desde o primeiro minuto de jogo para conquistar uma vantagem cedo, o que facilitaria o seu objetivo em sair com os três pontos. Por outro lado, o Coritiba deve apostar nos contra-ataques para tentar encontrar buracos na defesa adversária e chegar ao gol do bom arqueiro Alisson. Como o campeonato é de tiro curto, uma derrota atrapalharia bastante as intenções do Coritiba em seguir para a fase mais aguda da competição.
Ofensivamente, o Verdão deve tentar aproveitar a velocidade de seus meias, especialmente Thiago Lopes e Negueba para criar jogadas de perigo ao Internacional. Atuando como referência de ataque, Kléber precisa se colocar bem na área para que esteja em condições de finalizar e ajudar o Coritiba em seu objetivo de pontuar no Beira-Rio. As chegadas surpresa dos volantes com seus arremates de fora da área e o apoio pelas laterais, principalmente de Carlinhos, também precisam ser alternativas.
Na parte defensiva, a grande preocupação da equipe Alviverde deverá ser com o meia Andrés D'Alessandro. O experiente jogador continua sendo o grande responsável pelas ações ofensivas do Internacional e precisa ser vigiado muito de perto. Além dele, Vitinho, que terminou muito bem o Brasileirão 2015, é outro que precisa ser contido, pois costuma incomodar muito as defesas adversárias com a sua velocidade. Na referência, Eduardo Sasha possui bom poder de conclusão.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do Beira-Rio para empurrar o Verdão neste difícil desafio diante do Internacional. Daqui de Curitiba e em diversas partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o Verdão retorne de Porto Alegre com um resultado positivo na bagagem.
Vamos em busca da vitória, Coritiba!
Primeira Liga 2016 - 1ª Rodada
Internacional x Coritiba
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 27/01/2016, domingo
Horário: 21h45
Internacional:
Alisson; William, Paulão, Réver e Artur; Fernando Bob, Rodrigo Dourado, Anderson e Andrés D'Alessandro; Vitinho e Eduardo Sasha.
Técnico: Argel Fücks
Coritiba:
Wilson; Ceará, Walisson, Juninho e Carlinhos; João Paulo, Alan Santos, Juan e Thiago Lopes; Negueba e Kléber.
Técnico: Gilson Kleina
Árbitro: Ronan Marques da Rosa/SC
Assistente 1: José Roberto Larroyd/SC
Assistente 2: Fabiano Coelho da Silva/SC
4º Árbitro: Francisco de Paula Santos Silva Neto/RS
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)