
PRÉ-JOGO
Por Samir Alexandre Gebara - COXAnautas
Nem bem comemorou a vitória sobre o Barueri, o Verdão entra em campo novamente para enfrentar outro time paulista, desta vez a Ponte Preta, tradicional pedra no sapato do time Alviverde e que promete vir retrancada buscando os contra-ataques.
Regularidade
Após fazer a sua partida mais convincente até o momento na competição, vencendo o Barueri com muita autoridade pelo placar de 4x1 no último sábado, o Coritiba volta a campo para provar que a vitória e a ótima atuação do último jogo não foram frutos apenas de uma tarde inspirada do time.
A conquista dos três pontos no jogo desta noite não deixou de ser essencial por causa da boa atuação de sábado, pelo contrário, a obrigação continua sendo a vitória, até porque ainda estamos com seis pontos de desvantagem para o líder e ainda temos muitos times encostados em termos de pontuação.
O time Coxa
O técnico René Simões será obrigado a mexer em duas posições no time. Careca e Gustavo foram punidos com o terceiro cartão amarelo e são desfalques certos. Para substitui-los, a tendência natural é que entrem Rodrigo Mancha e Keirrison, reservas imediatos das posições.
Nas demais posições, René pode modificar o time, tirando Diogo para entrada de Marlos, que foi muito bem quando entrou no jogo frente ao Barueri e colocando Túlio no lugar de Caíco, este sendo poupado.
O grande desfalque do time Alviverde será o centroavante Gustavo, que mesmo quando não marca gols é peça fundamental no time Coxa, seja pelo seu posicionamento entre os zagueiros, seja pela sua disposição que contagia os demais jogadores.
Além disso, o esquema que deve ser armado pelo adversário, seria ideal para um jogador como Gustavo. Fica, então, com Keirrison a responsabilidade por comandar o ataque Alviverde na missão de furar a retranca da Ponte Preta.
Adversário
A Ponte Preta, apontada por muitos especialistas no início da competição como favorita a alcançar uma das quatro vagas à primeira divisão, não vem fazendo uma campanha muito boa e ocupa a nona colocação com 18 pontos e não tem um bom aproveitamento nos jogos fora de casa, onde só conseguiu vencer uma vez até agora.
Na última partida a Ponte foi derrotada pelo Brasiliense, em Brasília, por um a zero, com um gol nos minutos finais do jogo. Com isso a Macaca já acumula cinco jogos fora de casa sem vitória sem vitória.
Principal destaque do time de Campinas, o técnico Nelsinho Batista pode até armar uma forte retranca para o jogo de hoje. O time viria com três zagueiros e três volantes, privilegiando a marcação e os contra-ataques.
As principais armas da Ponte Preta são o forte apoio dos laterais, principalmente o lateral-direito Julio César, jogador de boa qualidade técnica, e os bons chutes de fora da área do volante Pingo e do bom meia Héverton, que deve reaparecer no time campineiro.
Além destes jogadores, também chama atenção pela qualidade como o volante Paulo Assunção, jogador de bom passe e de boa visão de jogo e que também gosta de arriscar os arremates de longe.
Assim, o principal setor do time de Campinas é o meio-campo, pela qualidade dos jogadores que habitam esta parte do campo. No ataque, jogará apenas o centroavante Roger, que inicialmente se destacou marcando muitos gols pela própria Ponte Preta e teve passagens apagadas por São Paulo e Palmeiras e retornou à Macaca neste ano. Trata-se de centroavante oportunista que não tem atravessado uma grande fase.
O Coxa pode encontrar o caminho para a vitória na lentidão do trio de zagueiros da Ponte. Tabelas rápidas entre Henrique Dias, Keirrison e Marlos devem ser o ponto forte do Cori no jogo.
Talvez fosse uma boa alternativa a colocação de um centroavante de área, devido à forte retranca que o adversário vai montar. O único jogador com estas características disponível para este jogo é Hugo, que há tempos não vem sendo aproveitado e que poderia ter uma chance.
Serviço do jogo
A partida Coritiba x Ponte Preta será transmitida pelo canal pelo sistema Pay-Per-View e pelo canal por assinatura do SporTV. Além da TV, os torcedores que residem fora de Curitiba poderão acompanhar as transmissões pelas rádios que farão a cobertura do jogo.
O Simepar prevê um tarde de terça-feira com céu com muitas nuvens e à noite com pancadas leves de chuva e a temperatura variando durante o dia de 11 a 14°C.
Pelo levantamento dos Helênicos, Coritiba e Ponte Preta já se enfrentaram 21 vezes, o Cori leva vantagem, tendo vencido oito confrontos, a Ponte venceu sete jogos e houve seis empates.
Os ingressos continuam sendo vendidos até o horário do jogo.
Torcedor Coxa-Branca, vista a camisa oficial do Coritiba, leve sua bandeira, vá com os parentes e amigos ao Couto Pereira. Comprove o porquê a Torcida Coxa é a Torcida nunca abandona!
Campeonato Brasileiro da Série B - 14ª rodada
Coritiba x Ponte Preta
Local: Estádio Couto Pereira
Data: 24/07/2007
Horário: 20h30
Coritiba:
Édson Bastos; Pedro Ken, Anderson Lima, Henrique, Leandro e Douglas Silva; Rodrigo Mancha, Caíco (Túlio) e Diogo (Marlos); Keirrison e Henrique Dias
Técnico: René Simões
Ponte Preta:
Dênis; Anderson, Emerson e João Paulo; Júlio César, Pingo, João Marcos e Ricardo Conceição, Heverton e André; Roger
Técnico: Nelsinho Batista
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Assistente 1: José Otávio Dias Bitencourt (RS)
Assistente 2: Júlio Cesar Rodrigues Santos (RS)
4º Árbitro: Marcos Daniel de Camargo (PR)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)