
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, 28, às 16h, no Couto Pereira, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Após uma boa apresentação no AtleTiba, quando esteve duas vezes à frente do rival mas empatou por 2x2, o Verdão tenta superar os desfalques para voltar a vencer e mudar o seu rumo na competição. Pela frente, terá um Cruzeiro que vinha se recuperando, mas acabou perdendo seu último jogo para a Chapecoense dentro do Mineirão e busca a reação para voltar a mirar o grupo dos quatro primeiros colocados
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até a Baixada para fazer o primeiro AtleTiba daquele estádio após a reforma custeada pelo governo do Estado e prefeitura municipal e, cercado de dúvidas, deixou escapar dois pontos diante de um rival que foi completamente dominado no primeiro tempo e sempre esteve muito mais próximo da derrota. Apesar do resultado esperado não ter vindo, o bom rendimento da equipe traz perspectivas de dias melhores para a equipe Coxa-Branca. Resta saber se a equipe conseguirá manter o momento e fazer uma atuação parecida diante do Cruzeiro para, enfim, quebrar o jejum de vitórias e mudar o rumo do time na competição. Além disso, a vitória é fundamental para que o Coritiba volte a colar no bloco intermediário da classificação do campeonato.
Apesar da evolução, o AtleTiba trouxe consequências negativas para a equipe, visto que Norberto, João Paulo, Ruy e Wellington Paulista, todos suspensos, estão fora da partida. Outro desfalque é Luis Cáceres, que vinha fazendo excelente partida até sentir uma lesão no joelho. Com isso, Ney Franco terá que montar uma equipe praticamente nova para enfrentar a Raposa. Na defesa, Bruno, Luccas Claro, Leandro Silva e Henrique estão garantidos. A briga está na lateral-direita, onde Rodrigo Ramos e Ivan brigam pela titularidade, com vantagem para o primeiro. Na contenção, Hélder e Rosinei, ambos com muito a provar em 2015, serão os substitutos de João Paulo e Cáceres. No setor de criação, Esquerdinha está mantido, enquanto que Lúcio Flávio e Thiago Galhardo lutam pela outra vaga. Na frente, a principal novidade é a estreia de Kléber, que formará dupla de ataque com Marcos Aurélio.
O adversário
Após um péssimo começo de campeonato e da frustração com a perda da vaga para as semifinais da Copa Libertadores, que culminou com a demissão de Marcelo Oliveira do comando da equipe, o Cruzeiro, já com Vanderlei Luxemburgo, conseguiu três vitórias seguidas e parecia engrenar na competição. Porém, no último domingo, a Raposa perdeu em casa para a Chapecoense e teve sua sequência interrompida, o que gerou protestos da torcida presente no Mineirão. Para a partida diante do Verdão, Luxemburgo não poderá contar com o zagueiro Bruno Rodrigo, suspenso, e com o volante Charles, machucado. Paulo André e Willians entram em seus lugares. Por fim, o meia De Arrascaeta, que recentemente voltou da Copa América, fica como opção no banco de reservas.
O jogo
Apesar de ser uma partida muito complicada e que exigirá muita transpiração dos atletas Alviverdes, a vitória diante do Cruzeiro, neste domingo, é fundamental para o Coritiba. Após um indício de reação no clássico, a equipe Coxa-Branca precisa manter o ritmo para, enfim, conquistar os três pontos e inaugurar um novo momento no Brasileirão. Para isso, o time precisará atuar com muita determinação, vontade e raça para superar este importante desafio. Do lado de fora, a torcida também terá a importância de entender o momento e empurrar os atletas durante os 90 minutos.
Ofensivamente, apesar dos muitos desfalques, o Coritiba ainda conta com poder suficiente para incomodar a meta de Fábio. A entrada de Kléber automaticamente implica em maior movimentação na frente, visto que ele e Marcos Aurélio tendem a se movimentar muito para tentarem confundir a marcação e criarem espaços para as chegadas dos homens de meio. Aliás, neste setor, Esquerdinha (que foi muito bem no clássico) e Lúcio Flávio ou Thiago Galhardo terão o importante papel de alimentar o ataque. Por fim, o apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada serão importantes armas do Coritiba no jogo.
Na parte ofensiva, a principal preocupação deverá ser com Leandro Damião, que reencontrou o seu bom futebol em Belo Horizonte e representa enorme perigo, principalmente por sua presença de área. Ao seu lado, William é o responsável por conferir velocidade ao ataque. No meio, apesar da ausência de Arrascaeta, que ficará apenas no banco de reservas, Marquinhos e Allano devem impor uma grande correria no meio, o que exigirá bastante de Hélder e Rosinei, que devem estar muito ligados. Por fim, o apoio dos laterais, Mayke e Pará, também precisa ser contido, visto que ambos costumam chegar muito ao fundo do campo.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba em mais este difícil e importante compromisso no Brasileirão. Portanto, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba precisa de sua energia e vibração para, definitivamente, deixar a má fase para trás.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2015 - 9ª Rodada
Coritiba x Cruzeiro
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 28/06/2015, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Bruno; Rodrigo Ramos (Ivan), Leandro Silva, Luccas Claro e Henrique; Hélder, Rosinei, Esquerdinha e Lúcio Flávio (Thiago Galhardo); Marcos Aurélio e Kléber.
Técnico: Ney Franco
Cruzeiro:
Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Pará; Willians, Henrique, Marquinhos e Allano; Willian e Leandro Damião.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Árbitro: Raphael Claus/SP (FIFA)
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis/SP (Asp. FIFA)
Assistente 2: Rafael da Silva Alves/RS (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)