
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Fluminense se enfrentam nesta quinta-feira, 25, às 21h, no Engenhão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de conquistar um ótimo resultado diante do Grêmio, no Olímpico, quando atuou com muitos desfalques, o Verdão agora vai ao Rio de Janeiro e desafia o líder Fluminense para manter a sua série invicta e continuar avançando na tabela. Do outro lado, um time que já esteve mais tranquilo na competição, mas ainda cultiva boa vantagem sobre os rivais e tenta provar que não necessita dos "fatores externos" para chegar ao título
Coxa vai para enfrentar uma verdadeira decisão no Engenhão
No último final de semana, o Verdão foi até Porto Alegre para encarar um difícil compromisso diante do Grêmio e, ao contrário de outras épocas, quando a torcida já sabia o que esperar em partidas longe do Couto Pereira, encarou o time gaúcho de frente. Marcando muito em todo o campo, o Coritiba neutralizou as principais jogadas do Tricolor e praticamente não correu riscos durante o jogo. Mais do que isso, com grande aplicação tática e organização dentro do gramado, o Alviverde superou os desfalques de Lincoln e Deivid, principalmente, e teve chances de vencer a partida. No final, o 0x0 ficou de bom tamanho e significou a ascensão de mais uma posição na tabela.
Embora ocupe a 10ª colocação na tabela, a rodada acabou não sendo boa para o Coritiba, visto que a distância para a zona do rebaixamento caiu para nove pontos. Sabe-se que a equipe Coxa-Branca possui uma vantagem relativamente tranquila, mas ainda faltam pontos para garantir matematicamente a presença na série A do Brasileiro e todo cuidado é pouco, ainda mais quando se tem uma tabela complicada pela frente. Sabendo disso, Marquinhos Santos e seus atletas reconhecem a importância de pontuar em todos os jogos, independente do adversário. É sob este pensamento que o Coritiba vai, sem medo, desafiar o Fluminense.
Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca finalmente pode comemorar boas notícias. Com uma recuperação surpreendente, Sergio Escudero está preparado para voltar à zaga. Entretanto, disputa com Pereira (que também volta a estar disponível) a condição de titular ao lado de Luccas Claro. Por apresentar mais ritmo de jogo, a vantagem é do argentino. No meio, após cumprir suspensão, o capitão Lincoln está de volta e forma a trinca de meias com Rafinha e Éverton Ribeiro. Na frente, quem também retorna é o artilheiro Deivid, que fez aniversário no início da semana, mas espera dar o presente para a torcida Alviverde com mais um gol.
"Mãozinhas" da arbitragem ofuscam o Fluminense, que tenta provar a sua própria qualidade
Líder com seis pontos de vantagem para o segundo colocado faltando apenas seis rodadas para o final do campeonato, o Fluminense deveria viver dias tranquilos. Entretanto, na prática, não é isso que acontece. Acusado de ser beneficiado pela arbitragem (o que, de fato, vem acontecendo nas últimas rodadas), o time Tricolor tenta apagar esta imagem e mostrar que pode ser campeão brasileiro por suas próprias forças. Dentro de campo, o momento é de tensão. Mesmo prejudicado, o Atlético-MG conseguiu uma heroica virada na última rodada e já aparece no retrovisor do Fluminense. Isso foi o suficiente para que Abel Braga ligasse o sinal de alerta e exigisse concentração total nestas últimas partidas.
Jogadores e comissão técnica tentam frear o oba-oba da torcida que, mesmo com a derrota para o Galo, foi recepcionar o elenco no aeroporto e já garantiu grande parte dos ingressos para a partida desta quinta-feira. Para a montagem da equipe que encara o Coritiba, a única novidade será o retorno do volante Jean que, suspenso, não atuou na última partida. Com isso, Diguinho volta ao banco de reservas. Ainda machucado, Leandro Euzébio segue de fora e continua sendo substituído por Digão. Nas demais posições, a equipe será a mesma que sucumbiu em Belo Horizonte após fazer um interessante jogo diante do Galo.
Panoramas da partida
Certamente será uma partida dificílima para o Verdão. A boa qualidade do time do Fluminese e a forte pressão da torcida, que promete lotar o Engenhão, serão obstáculos complicados para a equipe Alviverde, que precisará manter a calma e a organização dentro do gramado para tentar aproveitar as suas chances e pular na frente do placar. A única coisa que a torcida Coxa-Branca deseja que não aconteça é a interferência da arbitragem. Os erros a favor do Fluminense vêm se repetindo, o que é sempre uma preocupação. Assim sendo, pede-se uma arbitragem justa, que apenas aplique as regras do jogo e não favoreça qualquer um dos times.
Ofensivamente, o Coritiba deverá explorar a velocidade e a eficiência na troca de passes no meio-campo para sair com rapidez da defesa e aproveitar os contra-ataques que deverão surgir. Nesse sentido, crescem as responsabilidades de Rafinha, Éverton Ribeiro e Lincoln na partida, visto que serão as referências criativas do Alviverde. As descidas de Gil e suas assistências também serão importantes, principalmente devido à volta de Deivid, na referência. O apoio pelas laterais e as jogadas de bola aérea (um dos problemas da defensiva adversária) também devem ser boas alternativas.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá prestar muita atenção no quarteto ofensivo do Fluminense, formado por Deco, Thiago Neves, Wellington Nem e Fred. Dos quatro, o artilheiro é, sem dúvida, o mais perigoso, e não pode haver nenhum espaço para as suas finalizações. De qualquer forma, os bons passes e as jogadas de bola parada de Deco e Thiago Neves, além da velocidade de Wellington Nem devem ser todos contidos. O apoio dos laterais Bruno e Carlinhos são outras armas do Tricolor carioca e estes jogadores precisam ser vigiados assim como as jogadas de bola aérea aos zagueiros Gum e Digão, fortes nestes tipos de lance.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do Engenhão para empurrar os jogadores Alviverdes rumo à sétima partida consecutiva sem derrota, o que representa mais um passo rumo na fuga contra o rebaixamento e, acima de tudo, significa mais posições na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de mais uma vitória.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 33ª rodada
Fluminense x Coritiba
Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25/10/2012, quinta-feira
Horário: 21h
Fluminense:
Diego Cavalieri; Bruno Vieira, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.
Técnico: Abel Braga
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Sergio Escudero (Pereira) e Dênis; Willian, Gil, Rafinha, Lincoln e Éverton Ribeiro; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO (Especial)
Assistente 1: Márcio Eustáquio S. Santiago/MG (FIFA)
Assistente 2: Fabiano da Silva Ramires/ES
4º Árbitro: Pathrice Wallace Correia Maia/RJ
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)