Bola na rede
Na última partida do Coritiba, um empate contra o Vila Nova, o técnico Fabio Matias mexeu no seu ataque. Sem poder contar com Lucas Ronier e insatisfeito com o desempenho do setor ofensivo, ele retirou Leandro Damião e Figueiredo, promovendo as entradas de Robson e Brandão.
Mas o fraco desempenho de Brandão levou o treinador alviverde a mexer no intervalo, colocando Figueiredo em seu lugar. Com o ex-atacante do Vasco em campo, o Coritiba passou a jogar sem um centroavante de referência, deixando o ataque mais móvel. Mesmo assim, o desempenho ofensivo continuou fraco e o treinador colocou em campo o experiente Leandro Damião, que também não conseguiu resolver o problema ofensivo. O Coritiba só chegou ao empate nos acréscimos, com Robson convertendo um pênalti após uma bola cabeceada por Matheus Bianqui bater na mão do zagueiro do Vila Nova.
Para o jogo do próximo domingo contra o Paysandu, Fabio Matias terá o retorno do meia-atacante Lucas Ronier, livre da suspensão por cartões amarelos. Titular absoluto da equipe, o jovem jogador tem presença garantida no ataque ao lado de Robson, que está completamente recuperado da lesão que o afastou dos gramados por três meses. A dúvida que fica é: quem vai completar o trio ofensivo?
No elenco alviverde, além dos dois titulares, Fabio Matias tem as opções de Leandro Damião, Brandão e Eberth, homens de referência, além de Figueiredo e Wesley Pomba, jogadores que atuam mais pelos lados.
Com a fase ruim de Leandro Damião, o experiente atacante parece fora da briga pela titularidade no momento, apesar de o treinador ter dito em entrevista que tem conversado com ele para ajudá-lo a melhorar seu desempenho. Os jovens Brandão e Eberth ainda não parecem ter convencido o treinador de que podem ser o homem-gol da equipe. Brandão, inclusive, teve um desempenho muito ruim no primeiro tempo do jogo contra os goianos e foi substituído no intervalo.
Sobrariam as opções de Figueiredo e Wesley Pomba para completar o trio de frente. Como Lucas Ronier e Robson atuam mais pelos lados do campo, a escolha mais provável seria Figueiredo, que já atuou mais centralizado pelo Vasco, ao contrário de Pomba, que joga pela beirada do campo. O problema é que, mesmo sendo a hipótese mais provável, Figueiredo tem poucos gols com a camisa do Coritiba até agora: apenas um em 24 jogos, o que dá pouca esperança de que ele vá se tornar o homem-gol da equipe, mesmo com a titularidade iminente.
Opções à parte para o jogo de domingo, fica cada vez mais claro que o Coritiba precisa de reforços para o seu setor ofensivo. A janela de transferências reabre no dia 10/07 e Paulo Autuori e William Thomas precisam trabalhar para reforçar a equipe e melhorar o desempenho do ataque, algo fundamental para levar o Coritiba de volta à primeira divisão do futebol brasileiro.
E aí, torcedor. Qual seria a sua opção para o jogo de domingo?
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)