
Mudança no ataque
Por: Ricardo Honório
O Coritiba não terá o atacante argentino Adrian Martinez para o jogo contra o Botafogo, no próximo sábado. O jogador levou o terceiro cartão amarelo na última partida e está suspenso.
Titular do ataque alviverde nas últimas três rodadas, apesar de não ter marcado gols nesses jogos, o jogador tem cumprido um papel tático importante, pressionando a saída de bola adversária e dificultando a vida dos zagueiros. Com ele em campo, o ataque alviverde possui uma característica diferente de quando está com o artilheiro Léo Gamalho, jogando mais em velocidade, porém sem a mesma eficiência na finalização.
Mas, sem Adrian Martinez para o jogo contra os cariocas, Guto Ferreira terá que alterar a sua equipe, tendo várias opções táticas e técnicas para a posição. Vamos conhecê-las?
Léo Gamalho
Recuperado de uma lesão que o deixou de fora por dois jogos, o artilheiro alviverde no Brasileirão com sete gols é a primeira opção para o lugar de Adrian Martinez. Com ele em campo, o Coritiba terá que mudar a característica ofensiva que tem utilizado com Guto Ferreira, que é jogar em velocidade e marcando forte a saída de bola do adversário.
A entrada de um jogar mais lento e que atua de forma mais fixa, pode facilitar a marcação da defesa do Botafogo, porém, por outro lado, o time ganhará muito em presença de área e poder de finalização, podendo ser uma arma importante para vencer os cariocas.
Warley
Com o “batedeira” em campo, o Coritiba ganharia muito em velocidade, podendo atuar nos contra-ataques, saindo com rapidez para surpreender o adversário. Neste caso, Warley atuaria pelo lado direito ou esquerdo, com Fabrício Daniel centralizado.
Com três atacantes de maior mobilidade em campo, o time alviverde poderia mudar taticamente durante a partida, com os três atacantes trocando de posição constantemente, para confundir a marcação adversária.
Apesar de ganhar em rapidez e movimentação, o Coritiba perderia em poder de finalização, já que Warley não é um especialista nos arremates. Desde que chegou ao Coritiba, fez apenas um gol.
Thonny Anderson
O meia-armador já atuou diversas vezes como centroavante na carreira e pode ser uma opção interessante para Guto Ferreira, já que além de atuar como atacante, pode voltar para recompor o meio-campo quando o time estiver sem a posse de bola.
Thonny Anderson já foi utilizado como centroavante por Guto Ferreira, no segundo tempo do jogo contra o Avaí, após a saída de Adrian Martinez.
Pesa contra o jogador, o fato de não vir fazendo boas atuações e de estar visivelmente fora de sua melhor condição física.
Hernán Pérez
O atacante paraguaio, que disputou apenas uma partida e voltou a ser relacionado no último jogo, é outra opção que pode ser utilizada no lugar de Adrian Martinez.
Apesar de possuir características mais de atuar pelos lados, Hernán Pérez atuou diversas vezes como homem de referência, chegando a jogar muitos jogos na seleção paraguaia nesta posição. A sua experiência e bom poder de finalização podem ser uma boa arma para o Coritiba contra o Botafogo.
Pesa contra o jogar o fato de estar sem ritmo de jogo. Antes de chegar ao Coritiba, o atacante estava sem jogar desde novembro de 2021. Pelo time alviverde, disputou somente o jogo contra o Santos, quando atuou por 73 minutos.
E para você, torcedor Coxa-Branca, quem deve ser o substituto de Adrian Martinez contra o Botafogo?
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)