
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Criciúma se enfrentam nesta quarta-feira, 8, às 19h30, no Couto Pereira, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois da brilhante e fundamental vitória no AtleTiba que, embora não tenha tirado o time da lanterna, significou um empurrão a mais na luta contra o rebaixamento, o Coritiba agora tem outra partida decisiva, em que só a vitória interessa. Do outro lado, um motivado Criciúma, que também vem de uma boa vitória e, assim como o Alviverde, vislumbra a possibilidade de deixar a ZR já nesta rodada
No caráter e na hombridade dos jogadores, Coxa tenta a segunda vitória seguida
No último final de semana, o Coritiba recebeu o seu maior rival, no Couto Pereira, em um jogo carregado de fatores emocionais. Em primeiro lugar, a situação na tabela, que impunha ao Verdão a obrigação de vencer. Em segundo lugar, o próprio nervosismo do clássico e, por fim, a justa e corajosa manifestação dos jogadores sobre o atraso de salários. Mas nada disso foi empecilho e, liderados por um elétrico e atuante Alex, os jogadores se doaram ao extremo e foram recompensados pela vitória. E ela veio com um dos mais belos gols da história dos AtleTibas, em um petardo de Hélder que foi disparado da intermediária ofensiva. Festa no Alto da Glória, de uma forte união entre jogadores e torcida.
Aliás, é assim que vai ser daqui para frente, pois esta é a única solução contra o rebaixamento. Ao contrário dos jogadores, que tiveram atitude de homens ao externar o problema e vencer a partida, Vilson Ribeiro de Andrade não foi capaz de dar uma entrevista sequer para explicar o que está acontecendo. Pior que isso, segundo relatado por alguns jornais da capital, ainda nega que as pendências estejam atrasadas há três meses. Se não está, mostre, presidente. Apareça para dar alguma satisfação. E nem precisa ser à torcida, mais aos jogadores que se mostraram fartos de escutar promessas em vão. Resolva um problema que você mesmo criou. Os jogadores terão todo nosso apoio, pois é exclusivamente deles que dependemos para seguirmos na primeira divisão. Lutaremos juntos até o final e, em dezembro, resolveremos outros problemas.
Em relação ao time, Marquinhos Santos novamente deve ser obrigado a alterar a escalação. Isso porque Rosinei, que já saiu no intervalo do clássico reclamando de dores musculares, segue sob observação e pode ser vetado pelo DM Alviverde. Como Robinho está confirmado na equipe, a dúvida que fica é se, caso Rosinei não possa atuar, o treinador Coxa-Branca mantém Martinuccio na equipe ou promove a entrada de Gil. Ainda se recuperando de contusão, Welinton desfalca a equipe outra vez e será novamente substituído por Luccas Claro. No restante, sem problemas com cartões ou contusões, a equipe será a mesma que bateu o A. Paranaense por 1x0 no último sábado.
Em situação parecida, Criciúma tenta sair da ZR
O Criciúma tem uma trajetória bastante parecida com a do Coritiba na Série A. Sempre ocupando os últimos lugares na classificação do campeonato, o Tigre luta para sair da ZR desde o início da competição. Além disso, o time catarinense apresenta o pior ataque do Brasileirão, mas, no último final de semana, conquistou uma importante vitória diante do Atlético-MG no Heriberto Hülse. Entretanto, assim como o Verdão, o triunfo não foi suficiente para tirar a equipe da ZR. Por isso, todas as fichas estão depositadas na partida desta quarta-feira.
Em relação à equipe, o técnico Gilmar Dal Pozzo, que se notabilizou no ano passado por ter levado a Chapecoense à Série A, terá apenas um desfalque. O meia Roger Gaúcho, contratado recentemente, se machucou e não poderá atuar. Assim, a tendência é que Serginho assuma a titularidade no meio-campo, o que faria o Criciúma voltar a atuar no 4-4-2. Outra possibilidade, um pouco mais remota, é a manutenção de Bruno Lopes no ataque. O veterano Paulo Baier, que se destacou no início da competição, ficará como opção no banco de reservas.
Panoramas da partida
O jogo desta quarta-feira é tão ou mais importante para o Coritiba do que a partida contra o A. Paranaense. A única diferença é que não haverá a carga emocional de um clássico. De qualquer forma, a aplicação, a determinação e a vontade precisam ser as mesmas. O Coritiba precisa ganhar esta partida de qualquer maneira para seguir respirando e jogar as duas próximas partidas longe de casa com alguma tranquilidade. Portanto, raça e luta não poderão faltar e a torcida atuará como combustível para os jogadores.
Ofensivamente, novamente o Coritiba dependerá da técnica de Alex para que sejam criadas jogadas de ataque. Além dele, Robinho, que retorna à equipe, precisa dividir as funções de criação para que a bola chegue a Joel e Zé Eduardo, no comando de ataque. Os chutes de longa distância de Hélder, que foram providenciais no jogo diante do São Paulo e no AtleTiba, serão boas alternativas para furar o bloqueio do Tigre. Por fim, o apoio dos laterais e as jogadas de bola parada também precisam ser situações aproveitadas.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar muito cuidado com a dupla de ataque do Criciúma, formada pelo rápido e habilidoso Lucca e pelo experiente centroavante Souza, que marcou dois gols na vitória diante do Galo. No meio, o Verdão deve controlar as jogadas de Cléber Santana e se precaver contra os arremates de longa distância de João Vítor, que devem incomodar Vanderlei. Por fim, é necessário cuidado nas jogadas aéreas, pois provavelmente o time catarinense jogará por apenas uma bola.
Apoio nas arquibancadas
Assim como no AtleTiba, o torcedor Coxa-Branca certamente comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar seu time em mais este desafio. Outra vez, os jogadores necessitam de todo apoio para que mais três pontos venham e clareiem a situação Alviverde no campeonato. Por isso, Guerreiro Alviverde, nem pense duas vezes, vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. Lutaremos juntos até o fim.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2014 - 27ª rodada
Coritiba x Criciúma
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 08/10/2014, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Hélder, Rosinei (Alejandro Martinuccio), Robinho e Alex; Zé Eduardo e Joel.
Técnico: Marquinhos Santos
Criciúma:
Bruno; Eduardo, Joílson, Ronaldo Alves e Giovanni; Rafael Pereira, João Vítor, Serginho (Bruno Lopes) e Cléber Santana; Lucca e Souza.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Árbitro: Sandro Meira Ricci/PE (FIFA)
Assistente 1: Cleriston Clay Barreto Rios/SE (FIFA)
Assistente 2: Clovis Amaral da Silva/PE (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)