
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Vasco se enfrentam neste sábado, 15, às 18h30, no Maracanã, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Após finalmente conseguir uma vitória na competição, diante do Palmeiras, o Verdão tenta engatar o segundo triunfo consecutivo e vislumbrar a possibilidade de sair da Zona do Rebaixamento já no início do returno. Para isso, precisa jogar com muita vontade e disposição. Do outro lado, um time que vive situação muito parecida. Na lanterna da competição e em crise, o Vasco luta contra suas próprias limitações e também necessita desesperadamente da vitória sob o risco de ver abrir uma distância gigantesca para o 16º colocado, o que complicaria muito a sua situação na tabela
O time
Na última quarta-feira, 12, com sal grosso espalhado pelo Couto Pereira, o Coritiba recebeu o Palmeiras para tentar, mais uma vez, espantar a má fase e, dessa vez, conseguiu o seu objetivo. Com muita transpiração e vontade, o time Alviverde encarou de igual para igual o time paulista e, aproveitando-se de uma gritante falha tática de Marcelo Oliveira, abriu o placar aos 17 minutos após boa descida de Juan, que serviu Henrique Almeida. O gol deu um pouco mais de tranquilidade ao Verdão, visto que fazia muito tempo que o time Alviverde não saía à frente do placar. Entretanto, em uma desatenção da zaga logo aos 40 segundos do segundo tempo, Rafael Marques empatava o jogo e trazia apreensão ao Alto da Glória. Mas o Verdão não desistiu, foi para cima e, aos 37 minutos da etapa final, Henrique Almeida apareceu de novo e aproveitou um passe genial de Esquerdinha para colocar números finais ao jogo.
A vitória foi extremamente importante não só no aspecto de pontuação na tabela de classificação do campeonato, mas principalmente pelo fator emocional, visto que a equipe finalmente levantou a cabeça e encarou seu adversário de frente. É justamente isso que o elenco Coxa-Branca precisa fazer daqui até o final do campeonato. A limitação técnica pode até existir, mas, na vontade, ninguém pode se impor ao Coritiba. O desafio agora é diante do Vasco, e o técnico Ney Franco já sabe que não contará com o lateral Ivan, suspenso. Em seu lugar, Ney Franco testou o zagueiro Walisson e Rodrigo Ramos. Contrariando as expectativas, Ruy ficou em Curitiba e não retorna à equipe. Assim, a tendência é que Thiago Galhardo continue no time. Por fim, ainda existe a possibilidade de Cáceres retornar à meia-cancha e de Rafhael Lucas ser preservado, visto que sente dores na panturrilha. Assim, a tendência é que Negueba inicie o jogo entre os titulares.
O adversário
O Vasco atravessa um momento muito parecido com o do Coritiba. Na lanterna da competição, o cruzmaltino vive um clima de extrema tensão e com o seu técnico na corda bamba. Um empate diante do Coritiba já deve selar a demissão de Celso Roth. Além disso, a torcida, extremamente insatisfeita, começa a cobrar o grupo de maneira fortíssima, gerando um ambiente negativo. Dentro das quatro linhas, as novidades devem ser as estreias de Jorge Henrique e Nenê, recém-contratados. Mesmo sem estarem no melhor de suas formas físicas, ambos estarão no gramado do Maracanã. Outro que pode aparecer é o chileno Felipe Seymour. Como Guiñazu está suspenso, o volante, que foi apresentado nesta sexta-feira, 14, também pode ser uma das novidades. Ele disputa a posição com Salles e Diguinho. Por fim, na frente, a expectativa fica por conta de quem será o companheiro de Jorge Henrique. Dagoberto e Riascos disputam a condição.
O jogo
Acostumado a jogar com uma intensa pressão em suas costas, o Coritiba vê uma situação em que, pela primeira vez no campeonato, é seu adversário quem tende a sentir ainda mais os efeitos desta situação. Em virtude disso, a equipe Alviverde precisa ser inteligente para aproveitar a onda de cobrança que existirá no Maracanã (desde as arquibancadas até o campo de jogo) e conquistar um bom resultado. Para isso, a equipe deverá jogar com ainda mais determinação do que na partida contra o Palmeiras e, acima de tudo, aproveitar os contra-ataques que surgirem. É possível que o Verdão retorne do Rio de Janeiro com a vitória. Basta acreditar e prestar atenção durante os 90 minutos de jogo.
Ofensivamente, a equipe precisará de muita velocidade para aproveitar os espaços deixados pelo Vasco. Assim, Thiago Galhardo, Negueba (caso realmente atue) e os laterais tendem a ser peças-chave neste plano de jogo. Além disso, é preciso reduzir os erros de passes e, neste cenário, a presença de Lúcio Flávio será bastante importante. Por fim, na frente, Henrique Almeida precisa mostrar o mesmo espírito brigador e oportunista para aproveitar as chances e dar a liderança no marcador para o Verdão. Esta partida é extremamente importante para a sequência do campeonato e os jogadores precisam estar conscientes de que o jogo representa praticamente uma decisão para o Coritiba.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar cuidado, principalmente, com os dois jogadores estreantes da noite. Embora não estejam em suas melhores formas físicas, Jorge Henrique e Nenê incomodam qualquer defesa e devem ser muito bem vigiados pelos defensores. O terceiro componente do setor ofensivo do Vasco também merece atenção especial, seja ele Dagoberto ou Riascos. Por fim, o Verdão deve controlar as jogadas de bola parada do zagueiro Rodrigo e os cruzamentos para a área, que sempre levam perigo.
A torcida
Depois de algum tempo, finalmente a torcida Coxa-Branca vai para uma partida do Verdão com um pouco mais de otimismo. Todos esperam que a vitória diante do Palmeiras tenha inaugurado uma nova fase para o Coritiba no campeonato e é pensando neste objetivo que os jogadores devem entrar em campo. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que desta vez seja quebrado outro jejum: o de vitórias longe do Couto Pereira.
Raça, vontade e determinação!
Campeonato Brasileiro 2015 - 19ª Rodada
Vasco x Coritiba
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15/08/2015, sábado
Horário: 18h30
Vasco:
Martín Silva; Madson, Jomar, Rodrigo e Christiano; Salles (Felipe Seymour), Serginho e John Cley; Nenê, Dagoberto (Duvier Riascos) e Jorge Henrique.
Coritiba:
Wilson; Walisson (Rodrigo Ramos), Leandro Silva, Rafael Marques e Juan; João Paulo, Misael (Luis Cáceres), Lúcio Flávio e Thiago Galhardo; Negueba (Rafhael Lucas) e Henrique Almeida.
Técnico: Ney Franco
Árbitro: Raphael Claus/SP (FIFA)
Assistente 1: Emerson Augusto de Carvalho/SP (FIFA)
Assistente 2: Marcelo Carvalho van Gasse (FIFA)
4º Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus/RJ
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)