
Série B
O maior objetivo do Coritiba nesta temporada é a volta para a primeira divisão. Mas o ano até aqui não está sendo nada fácil. O time Alviverde, apesar de já estar na final do campeonato paranaense. ainda não conseguiu convencer o seu torcedor de que o acesso no final do ano será garantido.
Com a eliminação (mais uma frustração para o torcedor Coxa) na terceira fase da Copa do Brasil, só restou para o Coritiba a decisão no estadual e o campeonato brasileiro da Série B.
E para entrar no clima do torneio mais importante da temporada para o torcedor Alviverde, o COXAnautas trará até você nos próximos dias, um breve relato sobre o momento atual dos adversários do Coritiba na Série B.
Nesta segunda edição, você confere como estão CSA, Figueirense, Fortaleza, Goiás, Guarani e Juventude:
CSA
Vindo da Série C, o CSA tem como maior objetivo se estruturar e não cair novamente para a terceira divisão.
Comandado por Marcelo Cabo, segundo técnico do time na temporada, o CSA disputará o título alagoano contra o CRB, seu maior rival. Na Copa do Brasil, o CSA foi eliminado na segunda fase pelo São Paulo, e na Copa do Nordeste, o time já não tem mais chances de classificação para a terceira fase.
O elenco do CSA é formado em sua maioria por jogadores experientes, com o volante Edinho, ex-Coritiba e o meia Boquita, ex-Corinthians. Outro nome conhecido da equipe é do atacante Taiberson, revelado pelo Atlético/PR, mas que pertence ao Internacional.
Envolvido na decisão do estadual, a diretoria do CSA só irá trazer reforços após a finalíssima.
Figueirense
Longe da primeira divisão desde 2016, o Figueirense é cotado como uma das equipes que disputarão uma das quatro vagas de acesso.
O técnico da equipe é Milton Cruz, que por muitos anos foi auxiliar na equipe do São Paulo. E o trabalho do treinador vem sendo muito elogiado pela crônica catarinense e pelos torcedores do Figueirense.
No campeonato catarinense, o Figueira irá decidir o título contra a Chapecoense. Já na Copa do Brasil, a equipe foi eliminada na terceira fase pelo Atlético/MG nos pênaltis, após vencer fora de casa no tempo regulamentar.
A equipe conta com vários nomes conhecidos, dentre eles o goleiro Denis, ex-São Paulo, e os atacantes Maikon Leite, ex-Palmeiras e Santos, e Jorge Henrique, ex-Internacional e Botafogo.
O grande destaque até o momento, vem sendo o atacante André Luiz, artilheiro do time na temporada com oito gols.
A diretoria anunciou até o momento um reforço para a Série B, o meia Daniel Costa, vindo do Tubarão.
Fortaleza
Comandando por Rogério Ceni, o Fortaleza promete ser uma das boas surpresas da Série B em 2018.
Com o calendário enxuto, já que não disputa a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste, o treinador tem tido tempo para trabalhar a sua equipe, aumentando as chances de implantar sua filosofia de trabalho.
E ela vem dando resultados no campeonato regional, já que o 'Leão do Pici" possui o melhor ataque entre todos os participantes, com grande destaque para o atacante Gustavo, emprestado pelo Corinthians, que já marcou 15 gols, em quatorze jogos.
Além de Gustavo, o Fortaleza possui outros nomes conhecidos em seu elenco, como o atacante Osvaldo, ex-São Paulo e Fluminense, o zagueiro Roger Carvalho, ex-Botafogo, e o meia Alan Mineiro, ex-Corinthians.
Goiás
O time goiano, comandado pelo técnico Hélio dos Anjos, e que eliminou o Coritiba na terceira fase da Copa do Brasil, luta para voltar a primeira divisão, de onde saiu em 2015.
Ainda sem apresentar um futebol que anime seu torcedor, o Goiás enfrentará o Anapolina na semifinal do campeonato goiano, para decidir quem enfrentará o Aparecidense na decisão. Na Copa do Brasil, o adversário será o Avaí, pela quarta fase.
Sem grandes nomes, a aposta continua sendo no talento do atacante Carlos Eduardo, que pretendido por vários clubes do futebol brasileiro, permanecerá no Goiás para a disputa da Série B.
A diretoria promete reforçar a equipe para a Série B, porém até o momento, nenhum novo jogador foi apresentado.
Guarani
O tradicional Guarani, campeão brasileiro em 1978, luta para voltar a primeira divisão, torneio que disputou pela última vez em 2010.
Após passar por grave crise financeira, ocasionada por más gestões, e quase perder o seu estádio Brinco de Ouro, o time campineiro aposta em jogadores do interior paulista para tentar o acesso.
O time atualmente é o líder da Série A 2 do campeonato paulista, e tem grandes chances de conseguir o acesso para o Paulistão em 2019.
O grande destaque do time comandado por Umberto Louzer é o meia Bruno Nazário, que já despertou o interesse de outros clubes em seu futebol. Outro destaque da equipe é o veterano meia Fumagalli, que com 40 anos, continua comandando o time dentro de campo.
O 'Bugre Campineiro" possui ainda em seu elenco o goleiro Bruno Brígido, emprestado pelo Coritiba, além dos volantes Helder e Baraká, e o meia Denner, também com passagens pelo time paranaense.
Juventude
O Juventude, que já foi campeão da Copa do Brasil, é outro time que tenta o acesso após muito tempo longe da Série A.
Mas a temporada da equipe comandada por Julinho Camargo, terceiro técnico do Juventude em 2018, não tem sido fácil. No campeonato gaúcho, o "Juve" foi eliminado nas oitavas de final para o Veranópolis. E na Copa do Brasil, caiu diante do Avaí, na segunda fase.
Diante disso, a diretoria prometeu reformular o elenco, mantendo poucos jogadores, dentre eles o zagueiro Fred, um dos poucos destaques.
O Juventude contratou recentemente o zagueiro Bonfim, ex-Coritiba, o volante Jair e o meia Bertotto, que estavam no Veranópolis, além do meia Tony, que já passou pelo Botafogo,
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)