
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Figueirense se enfrentam neste domingo, 19, às 16h, no Orlando Scarpelli, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Depois de sofrer uma nova derrota fora de casa, dessa vez para o São Paulo, o Verdão tem uma nova chance para se reabilitar na competição e amenizar o péssimo retrospecto em partidas disputadas longe do Alto da Glória. Para isso, precisará de muita vontade e determinação. Pela frente, terá um Figueirense embalado pela dramática classificação na Copa do Brasil e que também necessita da vitória para não voltar a conviver com o fantasma do rebaixamento
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até São Paulo para desafiar o Tricolor paulista e voltou de lá com mais um péssimo resultado na bagagem. Com uma formação diferente, visto que Ney Franco, pela primeira vez desde a sua chegada no Coritiba, escalou três volantes de origem, o Verdão criou muito pouco. Além disso, as falhas individuais novamente apareceram e, com dois gols muito parecidos, o São Paulo foi para o intervalo com uma larga vantagem no marcador. Na segunda etapa, Marcos Aurélio ainda chegou a descontar, quebrando um jejum de gols que já durava algum tempo, mas, nos acréscimos, Alexandre Pato fez o terceiro e decretou a vitória do time paulista, aproximando a sua equipe do G4 da competição. Por outro lado, o Coritiba continua cada vez mais afundado na Zona do Rebaixamento.
Assim, novamente o time de Ney Franco joga muito pressionado pela obrigatoriedade da vitória em uma partida longe do Couto Pereira. Entretanto, já passou da hora destes jogadores demonstrarem poder de reação. Não é mais possível adiar o resultado. O Coritiba precisa vencer urgentemente e recuperar parte da confiança. Para isso, o treinador Alviverde promove diversas alterações em sua equipe. Na direita, Norberto reassume a condição de titular e manda Rodrigo Ramos para o banco. Sem poder contar com Leandro Silva, suspenso, Walisson ganha uma chance na equipe e forma dupla com Luccas Claro, que anda devendo uma boa atuação. Na esquerda, Ivan reaparece improvisado, na vaga de Henrique, também suspenso. No meio, Ney abandona o esquema com três volantes e promove a volta de João Paulo. Lúcio Flávio, Esquerdinha e Thiago Galhardo completam o setor. Mas a grande novidade estará no ataque. Keirrison reaparece após um longo tempo e forma dupla de ataque com Marcos Aurélio para tentar tirar o Coritiba desta incômoda situação.
O adversário
Na 14ª colocação, assim como o Coritiba, o Figueirense convive com o fantasma do rebaixamento rodada após rodada. A equipe catarinense está apenas dois pontos acima da Zona do Rebaixamento e também necessita da vitória para conseguir respirar um pouco mais aliviada. Com duas derrotas consecutivas no Brasileirão, o time do técnico Argel Fücks espera utilizar a empolgação conquistada com a classificação na Copa do Brasil para reencontrar o caminho das vitórias no Brasileiro. O volante Fabinho é o único desfalque do time. Com isso, é bastante provável que o treinador do Alvinegro promova a estreia do novo reforço, João Vitor. Outro atleta que chegou recentemente ao Orlando Scarpelli e pode já assumir um lugar na equipe é o lateral-direito Sueliton. A definição deve ficar para minutos antes da bola rolar.
O jogo
O Coritiba não tem mais qualquer escolha, precisa vencer o Figueirense de qualquer jeito. A situação na tabela de classificação já beira o caos e é fundamental que a equipe reaja para, pelo menos diminuir a diferença em relação aos seus principais concorrentes (o Figueirense é um deles). Para isso, o time precisará entrar em campo com muita coragem, determinação e raça. Além disso, é preciso que, de alguma forma, os jogadores consigam atuar com confiança e atenção para não cometerem novos erros. Os três pontos são fundamentais para que haja uma reviravolta na competição.
Ofensivamente, a volta do esquema com três meias, pelo menos na teoria, deve fazer com que o Coritiba consiga ter um pouco mais de facilidade para criar as jogadas no meio-campo. Entretanto, é preciso que Esquerinha e Thiago Galhardo estejam muito mais ligados para efetivamente fazerem com que a bola chegue no campo de ataque. Como segundo volante, Lúcio Flávio também precisa fazer com que a bola saia com mais qualidade da defesa. Na frente, a esperança é que Keirrison retorne bem e consiga fazer os gols que o Coritiba tanto precisa. Por fim, é preciso apoio pelas laterais e bom aproveitamento nas jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa ficar muito ligado nos atacantes do Figueirense. Thiago Santana é o responsável por movimentar a peça ofensiva do Alvinegro catarinense. Na área, quem deve incomodar a defensiva Alviverde é Marcão. Conhecido da torcida Coxa-Branca no período em que atuou pelo A. Paranaense, ele não possui grande técnica, mas é bastante perigoso e deve ser vigiado. Por fim, o Coritiba deve controlar as bolas paradas do meia Ricardinho (caso realmente atue) e os cruzamentos na área, visto que os zagueiros do Figueirense são altos e possuem bom aproveitamento.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca pegará a estrada para apoiar o Coritiba em mais esta importantíssima partida no Campeonato Brasileiro. Já passou da hora do Verdão reencontrar a vitória e dar uma resposta à torcida. Assim, os três pontos diante do Figueirense são fundamentais. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o jejum seja quebrado e a equipe, definitivamente, engrene na competição.
Mais uma vez, reage Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2015 - 13ª Rodada
Figueirense x Coritiba
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 19/07/2015, domingo
Horário: 16h
Figueirense:
Alex Muralha; Leandro Silva (Sueliton), Marquinhos, Saimon e Marquinhos Pedroso; Paulo Roberto, João Vítor (Everaldo), Rafael Bastos e Ricardinho; Thiago Santana e Marcão.
Técnico: Argel Fücks
Coritiba:
Wilson; Norberto, Walisson, Luccas Claro e Ivan; João Paulo, Lúcio Flávio, Esquerdinha e Thiago Galhardo; Marcos Aurélio e Keirrison.
Técnico: Ney Franco
Árbitro: Emerson Luiz Sobral/PE
Assistente 1: Clóvis Amaral da Silva/PE (Asp. FIFA)
Assistente 2: Fabiano da Silva Ramires/ES (Especial)
4º Árbitro: Bráulio da Silva Machado/SC (Asp. FIFA)
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)