
PÓS-JOGO
Na reestréia do treinador Paulo Bonamigo no Coritiba, a equipe apresentou um futebol mais rápido, mais dinâmico e mais agressivo, vencendo o São Raimundo por 2x1, em Manaus. Com grande atuação do lateral Ricardinho, autor dos gols da vitória, o Verdão volta para Curitiba com maior tranqüilidade para trabalhar para encarar o líder terça feira no Alto da Glória. Com a vitória, o Coxa agora ocupa a quarta colocação, com 11 pontos. Na terça-feira enfrenta o líder Ituano, no Couto Pereira.
O esquema imposto por Bonamigo contou com três zagueiros e maior liberdade para os alas. Desta maneira, os defensores tiveram alguns problemas para se acertar, assim como o resto dos atletas, mas a equipe ganhou em velocidade e em eficácia. Por três vezes, em contra-ataques, o Coritiba teve a oportunidade de fechar a partida.
O primeiro tempo começou com o Coritiba impondo velocidade e agredindo mais a equipe da casa, mas sem muito capricho nos passes. Durante todo o tempo, o alviverde levou mais perigo à meta do São Raimundo. A construção de jogadas foi um pouco comprometida com a atuação abaixo da média de Caio e Jackson. Era dos pés de Ricardinho, Wilton Goiano e Eanes que as jogadas eram armadas.
Aos 7, numa triangulação pela esquerda, Jackson recebe de frente para o gol, e de fora da área, chuta por cima do travessão. Cinco minutos depois, bom ataque pela direita. Eanes desceu pela direita com grande liberdade, entrou na área e chutou cruzado alto, com a bola saindo à direita do goleiro Fábio Mendes. Alberto entrava com grande liberdade no meio para finalizar sem goleiro.
O artilheiro alviverde precisava estar muito fora da área para conseguir receber a bola e perdia eficácia com isto. As triangulações em frente a área também não rendiam grandes frutos, com erros nos passes finais. Em um acerto, minutos depois, Caio repetiu o lance e a escolha de Eanes. O resultado foi mais uma chance desperdiçada para o Cori.
Enquanto isto, a equipe da casa não conseguia trocar passes e chegar com perigo à meta alviverde. Seus principais lances se baseavam em escanteios e bolas paradas. O árbitro Antônio Neuricladio deixava a partida correr, mesmo nos lances mais duros da equipe do Manaus, mas não teve sua atuação comprometida. Aos 29, um raro ataque do São Raimundo pelo lado direito. Vidinha chuta de fora, concluindo errado.
O São Raimundo buscava forçar seus ataques pelas laterais com Guara e Marcos Pezão, e tinha como referência Garanha e Vidinha no ataque, ambos em tarde pouco inspirada, facilitando o trabalho da zaga Coxa-Branca durante a primeira etapa.
Aos 36, outra boa oportunidade para o Coxa, no melhor ataque até aquele momento: Eanes, dentro da área, poderia passar para Alberto, mas chuta no goleiro do Tufão, perdendo a chance de marcar.
Aos 39, Ricardinho entra na área, divide com o goleiro e simula o penal, levando cartão amarelo do árbitro.
Quando eram passados 46 minutos do primeiro tempo, Ricardinho centralizou seu avanço e deu um bom passe para Alberto na marca do pênalti, o artilheiro foi derrubado, mas a bola sobrou para Eanes a alguns passos da pequena área. A finalização de primeira do atacante do Verdão iria longe do gol, mas a bola parou no zagueiro do São Raimundo e sobrou novamente para Ricardinho na entrada da pequena área completar. 1x0 para o Coritiba e final de primeiro tempo.
Para o segundo tempo, a equipe da casa voltou bem mais motivada e certa de que teria que agredir o Cori para conseguir reverter o placar.A substituição de Guaranha por Nando e Luica por Doriva teve grande efeito, e o São Raimundo começou a acuar o Alviverde em seu campo de defesa, que não tinha saída além de rifar a bola. No time Coxa-Branca, saiu Kleber, contundido, para a entrada de Rodrigo Café, no gol.
Aos 5, pressão do time da casa. Num cruzamento da direita, Índio corta e quase marca contra. Dois escanteios seguidos, para duas boas defesas do goleiro Rodrigo Café.
Aos 7, Tufão força o ataque e Egídio tira a bola da grande área, afastando o perigo.
Sem saída de bola, o Coritiba dava muitos espaços ao Tufão da Colina, que pressionava incansavelmente. Até que aos 16 minutos, Nando recebeu na marca do pênalti, girou sobre o zagueiro e empatou a partida.
A equipe de Paulo Bonamigo, então, começou a reestruturar seu jogo. Passados mais alguns minutos de pressão e uma boa defesa de Rodrigo Café, o Coritiba começou a partir para frente nos contra-ataques novamente.
Aos 23, bom lance do Cori. Eanes, no meio da área, passa para Caio, que é interceptado na hora da finalização, com a bola indo pela linha de fundo, em escanteio para o Verdão.
Três minutos depois, Caio faz bom lance individual, foge de dois marcadores e é parado na base da falta, em frente a área. Na cobrança, Jackson arremata rasteiro, para fora.
Jogando no contra-ataque, o Coritiba esperava o São Raimundo no seu campo de defesa, que, na base do apoio da torcida, tentava o gol do desempate. Forçando o jogo, o Tufão da Colina obrigou o goleiro Rodrigo Café a aparecer bem no jogo, fazendo uma excelente defesa, num momento onde o time de Manaus pressionou por três vezes consecutivas.
Vendo o Cori perder espaço e ser pressionado, Bona mexe no time: tira Eanes e Caio, ambos bastante apagados no jogo, para as entradas de Fábio Pinto e Anderson Gomes. A mexida deu certo e o Alviverde começa a jogar em velocidade, pelos lados do campo.
O atacante Anderson Gomes deu mais mobilidade ao ataque do Alviverde, infernizando os zagueiros do São Raimundo.
Aos 37, o melhor lance do segundo tempo foi num cruzamento perfeito de Ricardinho para Alberto, que cabeceou no poste direito. Na sobra, Anderson Gomes chutou mal para fora. O Verdão não tinha o domínio do meio campo mas continuava com as melhores oportunidades.
Até que nos últimos momentos de pressão do São Raimundo, o contra-ataque em velocidade do Coritiba volta a funcionar. Aos 48 do segundo tempo, Fabio Pinto lança Anderson Gomes em posição duvidosa. O jovem atacante atravessa o campo inteiro do São Raimundo e cruza para Ricardinho, de carrinho colocar no canto direito superior do goleiro Flávio Mendes: Coritiba 2x1.
Com o gol nos últimos minutos, o Coritiba reencontra a vitória e a tranqüilidade para enfrentar o líder no Couto Pereira com casa cheia, na noite de terça-feira. O Ituano vem de vitória contra o Atlético MG e é lider, três pontos a frente do Coritiba.
Ao final do jogo, os jogadores e o treinador coritibano pediram pelo apoio da torcida no jogo contra o Ituano: "Eu prefiro ter a força da nossa torcida nos apoiando!" disse o zagueiro Índio, ao repórter PC, da Rádio Clube B2, comentando sobre a importância de jogar no Alto da Glória.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)