Especial
O ano era 1999. O Coritiba disputava o Brasileiro com a base da excelente equipe que foi até as oitavas de final do campeonato brasileiro de 1998.
Pela 14º rodada, o time alviverde enfrentou o Grêmio e precisava da vitória para melhorar a sua posição na tabela de classificação, afinal nas partidas anteriores o Coritiba tinha conseguido apenas três vitórias.
Do outro lado um adversário de tradição que tinha em Ronaldinho Gaúcho o seu grande nome. Porém, um dos maiores craques do futebol mundial foi “engolido” pela marcação implacável do volante Mozart, que começava a se destacar pelo Coxa.
Com quase 20 mil pessoas no Couto Pereira, o Coritiba não demorou para abrir o placar. Logo aos 6 minutos, o saudoso atacante Cleber Arado marcou de pênalti, com a sua tradicional cobrança forte e certeira.
Na frente do placar o Coritiba recuou, e deu oportunidades para o Grêmio quase empatar a partida. Em duas cobranças de falta de Ronaldinho Gaúcho e em um chute do atacante Rodrigo Gral que acabou parando em uma defesa espetacular do goleiro Gilberto.
Mas, no segundo tempo o horizonte se abriu para o time alviverde e a goleada surgiu ao natural.
Aos 37 minutos, o meia João Santos recebeu dentro da área para marcar o segundo gol. O próprio João Santos ampliou de cabeça aos 40, depois de receber um passe açucarado de Cleber Arado. E aos 43, o zagueiro Leonardo, também de cabeça, deu números finais ao placar.
O campeonato brasileiro de 1999 foi disputado por 22 clubes e o Coritiba ficou na 13º colocação.
Ficha Técnica:
Coritiba 4 x 0 Grêmio
02/10/1999
Juíz: Oscar Roberto de Godoy
Gols: Cleber Arado aos 6 do 1T; João Santos, aos 37 e 40, e Leonardo, aos 43 do 2T.
Coritiba: Gilberto, Reginaldo Araújo, Leonardo, Flávio e Dutra; Ataliba, Mozart (Luis Carlos), Darci e João Santos; Cleber Arado (Jackson) e Luiz Carlos Mattos (Sinval).
Técnico: Márcio Araújo
Grêmio: Danrlei, Zé Carlos (Goiano), Rodrigo Costa, Scheidt e Roger; Fabinho, Djair, Itaqui (Magrão) e Ronaldinho Gaúcho (Macedo); Rodrigo Gral e Cleisson.
Técnico: Cláudio Duarte
Comentários de torcedores Coxas no Twitter sobre a partida:
Esse jogo foi brabo demais. Ronaldinho não viu a cor da bola. Coxa tinha Mozart e Darci (foto) Cleber abriu o placar de Pênalti. No fim do jogo virou passeio. Coxa tinha Gilberto, João Santos, Ataliba, Leonardo, Dutra... https://t.co/LsgckvUX1R
— Marquinhos ??? (@oMarqU2inhos) January 27, 2021
Q a gente seja abençoado no próximo jogo do msm jeito q a gente foi em 1999 ??
— Enzo Losso (@enzolosso) January 27, 2021
Cleber arado...sempre ele!!!Gilberto pegou muito esse jogo...depois de 3 a zero lembro que alguns torcedores do meu lado começaram a gritar ... ué Ronaldinho sumiu!!não veio? Cadê Ronaldinho!!!kkk
— Everson (@Everson56850750) January 27, 2021
Eu estava nesse jogo! Estava 1X0 até quase 34min do 2o tempo!
— Cícero Brunetti (@cicero_brunetti) January 27, 2021
Ah, em 1999 não tinha pra ninguém, pênalti era com o nosso saudoso Cléber Arado. Aquele time tinha boas peças. Além do Cléber, tínhamos O Mozart, Basílio e o eterno Capitão Nascimento.
— minduim ♞ (@JuniorGros) January 27, 2021
Confira os gols da goleada alviverde
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)