Especial
O ano de 2004 foi especial para o Coritiba. Foi a temporada que o time foi campeão paranaense em cima do Athletico, em plena Baixada, no jogo que ficou famoso pelo atacante Tuta ter mandado a torcida atleticana ficar quieta após marcar o gol que deu o título ao Coxa, foi o ano também em que o clube disputou sua segunda e última Libertadores da América, e foi ainda uma temporada de jogos memoráveis.
Um deles foi a épica vitória sobre o São Paulo, no Morumbi, em 01/09/2004, em jogo válido pela 28º rodada do campeonato brasileiro.
O Coritiba tinha em seu elenco vários jogadores que deixaram grande saudade no torcedor alviverde, como o goleiro Fernando Prass, os laterais Rafinha e Adriano, o zagueiro Miranda, os volantes Reginaldo Nascimento e Roberto Brum, e os atacantes Tuta, Aristizabal e Luiz Mário. O técnico era o experiente Antonio Lopes.
Logo aos 2 minutos de jogo, o atacante colombiano Aristizabal, de cabeça, abriu o placar, aproveitando uma grande jogada de Tesser pelo lado direito. Não demorou muito para São Paulo empatar. Aos 5, após uma sobra da zaga, o meia Danilo bateu forte e empatou a partida.
O Coritiba voltou a ficar na frente aos 17, após Adriano sofrer pênalti. Na cobrança, Tuta deixou novamente o Coritiba frente. Aos 41, veio o grande momento do jogo. Após um contra-ataque rápido, o volante Roberto Brum encobriu o goleiro Rogério Ceni, fazendo um gol antológico no Morumbi.
No segundo tempo o São Paulo ainda chegou a diminuir com Cesar Sampaio, e só não chegou ao empate porque o goleiro Fernando Prass defendeu um pênalti cobrado por Rogério Ceni.
A grande vitória Coxa no Morumbi levava o time alviverde para a 10º colocação do campeonato brasileiro, com 41 pontos.
O Coritiba terminou em 12º o Brasileirão de 2004, com 62 pontos.
Curiosidade: O meia-atacante Rafinha, então com 20 anos, fazia parte do elenco do São Paulo.
Ficha Técnica
São Paulo 2 x 3 Coritiba
Gols: Aristizabal, Tuta e Roberto Brum (Coritiba); Danilo e Cesar Sampaio (São Paulo)
São Paulo: Rogério Ceni, Cicinho, Rodrigo, Fabão e Fábio Santos (Gabriel); Alê, Cesar Sampaio, Souza (Lino) e Danilo; Diego Tardelli (Rondon) e Grafite.
Técnico: Emerson Leão
Coritiba: Fernando Prass, Tesser (Vágner), Miranda, Flávio e Adriano (Tiago Soler); Ataliba, Roberto Brum, Reginaldo Vital (Cleber Florich) e Luiz Carlos Capixaba; Tuta e Atistizabal.
Técnico: Antônio Lopes
Confira os gols da partida
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)