Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Neste sábado (23), o Remo encara uma pedreira fora de casa contra o líder da Série B, o Coritiba, em Curitiba. Para complicar ainda mais, o Leão chega desfalcado, com cinco ausências confirmadas, entre elas o principal jogador e artilheiro da competição, Pedro Rocha, suspenso por acúmulo de cartões. A atual classificação mostra o Remo em 5º lugar, com 34 pontos, oito vitórias, 10 empates e quatro derrotas, e é o time que mais empatou na Série B, após o empate com o Botafogo-SP em 1 x 1 no Mangueirão, pela 22ª rodada. O excesso de empates e o futebol abaixo do esperado têm freado as chances de retorno à Série A, e o objetivo de chegar aos 64 pontos, número que, segundo os estatísticos, é segurança de acesso, faz com que o Remo precise de mais 30 pontos em 16 jogos restantes.
Desde o empate em casa contra o Botafogo-SP, a permanência do técnico António Oliveira no cargo voltou a ser questionada, com vaias da torcida apesar do treinador ter comandado a equipe fora de campo por suspensão. Em 10 jogos desde sua chegada, o time soma três vitórias, cinco empates e duas derrotas (14 pontos, 46% de aproveitamento), desempenho abaixo do registrado na passagem de Daniel Paulista, técnico anterior. Apesar disso, Oliveira segue invicto como visitante dirigindo o Remo, com duas vitórias e dois empates em quatro jogos.
O elenco tem vários jogadores lesionados: Luan Martins em transição, e Nathan Camargo, Pavani e Cantillo seguem no DM, com previsão de recuperação variável. Pavani pode desfalcar o time por até três semanas; Cantillo pode ficar até seis semanas no departamento médico. Para suprir as ausências, Caio Vinícius e Jaderson aparecem como opções no meio, enquanto Pedro Castro ou Dodô podem jogar como meias avançados; Davó deve assumir a posição de Pedro Rocha no ataque.
A provável formação do time do Remo para este jogo com o Coritiba deve ser: Marcelo Rangel; Nathan Santos, Camutanga, Reynaldo e Sávio; Caio Vinícius, Jaderson e Pedro Castro (Diego Hernandez); Nico Ferreira (Marcelinho), Matheus Davó e Marrony.
Coririba e Remo já se enfrentaram em 15 oportunidades sendo que o Coxa leva grande vantagem com 10 vitórias, quatro empates e apenas uma vitória Azulina, justamente no último jogo entre as equipes, no primeiro turno, quando a equipe paraense venceu por 1 x 0 em Belém.
Em Curitiba foram sete confrontos com seis vitórias do Coxa e um empate. Coritiba e Remo jogaram pela última vez em Curitiba, no Couto Pereira em 2021, jogo válido pela série B e deu Coxa que venceu por 2 x 1, gols do Coritiba marcados por Léo Gamalho.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)