
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Grêmio se enfrentam neste domingo, 27, às 18h30, na Arena do Grêmio, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Sem vencer desde a volta da parada da Copa e acumulando sucessivos insucessos, o Verdão tenta dar o mínimo de esperança à sua torcida e, quem sabe, colher um bom resultado no Rio Grande do Sul. Pela frente, terá o Grêmio, que vislumbra a vitória para entrar no G4 e iniciar uma verdadeira caçada ao líder Cruzeiro
Roth muda outra vez para tentar achar uma solução (se é que existe alguma)
No último final de semana, o Coritiba foi até Volta Redonda para encarar o Botafogo e, mesmo se você não assistiu o jogo, já pode imaginar qual foi o roteiro. Logo no início da partida, o Coritiba tomou um gol (de escanteio, logicamente) e, sem qualquer força ofensiva, dependeu apenas das bolas paradas de Alex para levar perigo ao gol de Jefferson. Como isso é muito pouco para disputar um campeonato tão competitivo como o Brasileiro, o Alviverde amargou uma nova derrota e segue atolado na penúltima colocação da tabela.
Após mais esta previsível derrota, quem esperava alguma mudança na estrutura Coxa-Branca, se enganou de novo. Com o presidente mais preocupado em esticar o pagamento da dívida dos clubes inadimplentes (entre eles o Coritiba) em 25 anos do que resolver os problemas urgentes de sua equipe, a semana retrata fielmente o momento do Coritiba: marasmo total mesmo diante de uma crise absurda. A única manifestação veio de alguém que, infelizmente, não tem condições de resolver o problema sozinho. Alex fez um forte desabafo nas redes sociais, que mexeu com a torcida. Entretanto, parece mesmo que o conformismo reina em todos os níveis e a série B é questão de tempo.
Em relação ao time, Celso Roth faz novas mudanças e parece estar completamente perdido. Após jogar com três volantes diante do Botafogo, um time bem inferior ao Grêmio na parte técnica, o treinador gaúcho vai com apenas dois marcadores no meio para o confronto de domingo. Assim, Dudu, que não atuou um minuto sequer nos dois últimos jogos, ganha a condição de titular no lugar de Gil. Outro que está fora da equipe é Chico, que errou mais uma vez no gol do Botafogo. Baraka retorna à equipe. Na zaga, mesmo após cumprir suspensão, Leandro Almeida deve retornar ao banco de reservas e a zaga tende a ser formada por Luccas Claro e Welinton (!). No restante, a equipe é a mesma que perdeu para o Botafogo.
Forte na defesa, Grêmio tenta voltar a vencer em casa
Perto do G4, o Grêmio tenta dar um salto para, enfim, entrar no grupo dos times que garantem vaga na próxima Libertadores. Para isso, o time gaúcho precisará melhorar seu desempenho recente em casa. Após iniciar o campeonato com três boas vitórias, o Grêmio não passou de empates por 0x0 com Palmeiras e Goiás, desperdiçando pontos importantes na luta pelo topo. Por outro lado, os resultados mostraram uma grande força do clube: a defesa. O Grêmio apresenta os melhores números da competição, com apenas cinco gols sofridos.
Em relação ao time, o técnico Enderson Moreira tem apenas um desfalque na equipe titular. O argentino Alán Ruiz sentiu uma lesão muscular na vitória sobre o Figueirense, no último final de semana, e não poderá atuar. O atacante Fernandinho, contratado recentemente junto ao Atlético-MG, fará a sua estreia com a camisa do Tricolor gaúcho em seu lugar. No banco, os desfalques serão Dudu (ex-Coritiba), suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e, possivelmente, Edinho que, gripado, não deve ter condições de atuar.
Panoramas da partida
Perdoem-me pelo discurso repetitivo, mas não há outra coisa a dizer: o Coritiba precisa ganhar, e de qualquer maneira. O jogo contra o Grêmio será extremamente difícil e, historicamente, o Alviverde não se dá bem em Porto Alegre. Entretanto, no ano passado, a primeira vitória do Coritiba fora de casa no Campeonato Brasileiro veio na Arena do Grêmio e é nisso que a torcida se apega para ainda criar um pouco de esperança na equipe. Mas é fundamental que pelo menos atenção os jogadores demonstrem durante os 90 minutos.
Ofensivamente, para não depender novamente apenas das bolas paradas de Alex, o Coritiba precisará que seus jogadores no meio-campo joguem alguma coisa e criem oportunidades de gol. Para isso, Robinho e Dudu precisam chamar a responsabilidade e jogar bem. Na frente, Zé Eduardo precisa falar menos e fazer gols. Não basta apenas prometer. Por fim, os laterais também devem apoiar mais o ataque e dar opções de frente.
Na parte defensiva, o primeiro passo para o Coritiba tentar alguma coisa na Arena do Grêmio é evitar levar gols de bola parada. É inacreditável que, mesmo após 11 rodadas, Celso Roth não tenha conseguido resolver este problema. Individualmente, a defensiva Alviverde precisa tomar muito cuidado com os meias Luan e Giuliano que, além de criativos, dão muita velocidade ao time. No ataque, Fernandinho tem muita facilidade de drible e também deve incomodar. O mesmo serve para Barcos que, mesmo não atravessando boa fase, possui forte presença de área.
Outra vez, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas da Arena do Grêmio para empurrar o Coritiba para um resultado positivo. Entretanto, exigirá comprometimento e vontade de seus atletas. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca dos três pontos.
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2014 - 12ª rodada
Grêmio x Coritiba
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 27/07/2014, domingo
Horário: 18h30
Grêmio:
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Saimon; Cristian Riveros, Ramiro e Giuliano; Luan, Hernán Barcos e Fernandinho.
Técnico: Enderson Moreira
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Dener; Baraka, Germano, Robinho, Alex e Dudu; Zé Eduardo.
Técnico: Celso Roth
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Márcio Eustáquio S. Santiago/MG (FIFA)
Assistente 2: Guilherme Dias Camilo/MG (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Fabrício Neves Correa/RS
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)