
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Atualizada às 18h40
Coritiba e São Paulo se enfrentam neste domingo, 8, às 16h, no Couto Pereira, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Acabou a tolerância, o time deve vencer e retomar o seu rumo. Os três pontos poderão ajudar a fazer com o céu comece a se abrir e o Coritiba, enfim, possa respirar ares mais puros. A torcida vai estar lá, como sempre, mas não aceita mais ser feita de palhaça. Do outro lado, um São Paulo que patina e não está acostumado com crises, mas que busca encontrar forças para sair da ZR e botar um fim ao pesadelo da Segunda Divisão
Não importa como. O time DEVE vencer
Na última quinta-feira, o Coritiba foi passear no Rio de Janeiro e, no meio do passeio, havia um jogo para visita ao novo Maracanã. Foi exatamente assim que a torcida Alviverde se sentiu no meio da semana. Andando em campo, com erros de time de várzea e sem o menor interesse em reagir na partida, o Coritiba foi dominado pelo Botafogo e perdeu mais uma. A passividade no gramado claramente não pode ser apenas técnica. Ninguém é tão ingênuo a ponto de acreditar que os jogadores simplesmente desaprenderam a jogar futebol. Entretanto, ninguém parece ser forte o suficiente para assumir a bronca e dar um basta. O máximo que acontece são entrevistas populistas, ao final do jogo, atirando a responsabilidade nas costas dos jogadores. Mas seriam eles os principais culpados? A paciência acabou.
Desde o começo do ano, a torcida está sendo bombardeada por discursos inflamados de apoio, sem qualquer contrapartida. Mas agora a tolerância chegou ao limite. O Coritiba vai, sim, cair para a Segunda Divisão novamente se continuar neste marasmo. A situação só não é mais crítica porque existe um cara diferenciado no elenco que, por amor, resolveu voltar. Certamente não foram só as promessas vazias que trouxeram Alex de volta, mas elas podem fazê-lo ir embora. O Coritiba precisa de COBRANÇAS, e não apenas APOIO. É preciso que todos cumpram com as suas obrigações. Jogar sempre a situação nas costas da torcida é de uma covardia sem tamanho. É necessário que os responsáveis deem a cara para bater. Alguém é capaz de resolver esta situação que foi criada e, pelo menos, tirar o Coritiba do caminho para a Série B?
No meio deste turbilhão todo, Marquinhos Santos precisa juntar os cacos e montar um time para jogar. Desta vez, ele terá uma ajuda do DM, visto que Robinho está de volta e assume a condição de titular do meio-campo no lugar Gil, suspenso. Leandro Almeida, Júnior Urso e Deivid ainda continuam em trabalho de recuperação e estão fora da partida. No ataque, Júlio César atuou no Maracanã, não fez muito mais que Bill e pode retornar ao banco de reservas. A definição deve ficar para minutos antes da bola rolar. O desfalque de última hora é Victor Ferraz. Como Gil está suspenso, a tendência é que Emerson Santos atue no setor. Outra alternativa seria jogar com três zagueiros. No restante, a tendência é que o técnico Alviverde repita a sua equipe, na esperança de dias melhores.
Desacostumado com crises, São Paulo tenta respirar
O São Paulo vive um momento bastante complicado. Acostumado a grandes conquistas, o máximo que o Tricolor paulista conseguiu ganhar nos últimos anos foi uma Copa Sulamericana principalmente por conta do grande desempenho de Lucas, vendido ao PSG no final do ano passado. Entretanto, o São Paulo não soube aproveitar bem o dinheiro, contratou errado e coleciona maus resultados na temporada. Além disso, ainda é preciso administrar crises internas. Ney Franco, o ex-treinador, e Adalberto Batista, ex-diretor de futebol, fizeram pesadas críticas a Rogério Ceni que, por sua vez, rebateu as palavras. O fato é que, embora desfrute de grande prestígio, a situação do goleiro não é tranquila, principalmente devido às suas constantes falhas.
Em relação ao time, o técnico Paulo Autuori não terá muitos problemas. Apenas os laterais Douglas e Thiago Carleto estão no DM e não enfrentam o Coritiba. A boa notícia é o retorno de Denílson, que recuperou-se de lesão e deve reassumir a condição de titular no lugar de Fabrício. No meio, Paulo Henrique Ganso pode ganhar uma nova oportunidade, visto que Negueba não agradou na derrota por 2x1 para o Criciúma, na última quinta. Ele disputa uma vaga no time titular com Osvaldo. Caso o atacante seja o escolhido, a equipe atuaria com três atacantes. Welliton, que recusou o Coritiba em uma possível troca envolvendo Willian, não estará nem no banco de reservas.
Panoramas da partida
É preciso tirar forças de algum lugar para vencer o São Paulo e interromper de vez esta sequência de resultados negativos. Há seis partidas sem conseguir um resultado positivo, o Coritiba vem despencando na tabela e já começa a olhar mais para baixo que para cima. Justamente por este motivo, uma reação é tão necessária. Entretanto, os jogadores precisam demonstrar mais raça, vontade e determinação dentro do gramado. O apoio nas arquibancadas será intenso, mas a torcida exige comprometimento e respeito com as cores do Coritiba. Mais do que nunca, este time realmente precisa ir em busca da vitória.
Ofensivamente, o retorno de Robinho será bastante importante para o Coritiba. O meia deve dar mais qualidade no meio-campo e, acima de tudo, ajudar Alex na criação das jogadas, visto que nos melhores momentos do craque Coxa-Branca, Robinho esteve ao seu lado. Além disso, o Verdão deve contar com a velocidade de Vítor Júnior para cair pelas pontas e com o apoio dos laterais Victor Ferraz e Diogo Goiano, que foram muito mal no jogo contra o Botafogo, precisam dar uma resposta já nesta rodada e apoiar mais o ataque. Por fim, as jogadas de bola parada também serão boas alternativas.
No aspecto defensivo, o Coritiba não pode achar que o São Paulo não possui qualquer qualidade por estar na zona de rebaixamento. Muito pelo contrário. Individualmente, o Tricolor paulista possui grandes valores, como Jadson e Ganso, no meio-campo. Estes dois jogadores, se não forem bem marcados, podem resolver o jogo a qualquer momento. Além deles, a velocidade de Osvaldo e Aloísio, na frente, e o oportunismo de Luís Fabiano (outro que não atravessa bom momento, mas é sempre perigoso na área) precisam ser controlados. Por fim, é necessário que se tenha atenção muito especial com as jogadas de bola parada.
Apoio nas arquibancadas
Mais uma vez, a torcida Coxa-Branca dará crédito a esta equipe e comparecerá um bom número às arquibancadas do Couto Pereira para apoiar os jogadores em busca da vitória que interromperá a sequência de maus resultados e pode fazer com que o Coritiba retome o seu caminho. Entretanto, a galera Alviverde exigirá raça e determinação, pois é fundamental vencer o São Paulo. Torcedor Coritibano, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Novamente, o Coritiba precisa de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 19ª rodada
Coritiba x São Paulo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 08/09/2013, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Emerson Santos, Luccas Claro, Chico e Diogo Goiano (Sergio Escudero); Willian, Robinho (Uelliton), Alex e Vítor Júnior; Geraldo e Bill (Júlio César).
Técnico: Marquinhos Santos
São Paulo:
Rogério Ceni; Rodrigo Caio, Rafael Tolói, Antônio Carlos e Reinaldo; Wellington, Denílson (Fabrício), Jadson e Paulo Henrique Ganso (Osvaldo); Aloísio e Luís Fabiano.
Técnico: Paulo Autuori
Árbitro: Alício Pena Júnior/MG
Assistente 1: Rodrigo F. Henrique Correa/RJ
Assistente 2: Dibert Pedrosa Moisés/RJ
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)