Série B
Por: Ricardo Honório
A 30ª rodada foi daquelas para deixar o coxa-branca sorrindo de orelha a orelha! Nenhum dos adversários diretos do G4 venceu, e o Coritiba segue firme e forte na liderança da Série B.
Com os resultados, o Verdão abriu seis pontos de vantagem para a Chapecoense, quinta colocada, e viu suas chances de acesso saltarem para 89,1%, segundo a UFMG. As probabilidades de título também cresceram e já chegam a 40,7%.
A rodada começou perfeita para o Coritiba com o empate entre Vila Nova e Criciúma, que segurou o time catarinense nos 50 pontos e deu ao Verdão a chance de abrir três de vantagem — o que se concretizou com a vitória sobre o Botafogo/SP.
Na sequência, a vitória da Chapecoense sobre o Novorizontino recolocou o time de Chapecó na briga, mas teve um efeito ainda melhor para o Coritiba: segurou o Novorizontino e ampliou para seis pontos a vantagem alviverde sobre o quinto colocado — uma margem considerável faltando apenas oito rodadas para o fim da competição.
Com o empate sem gols do Goiás diante do Volta Redonda, fora de casa, o Coritiba se isolou de vez na ponta da tabela, agora com dois pontos de vantagem sobre o time goiano.
Fechando a rodada, a vitória do Atlético/GO sobre o Athletico do Paraná foi mais um resultado que favoreceu o Verdão. O time da Baixada ficou a cinco pontos de distância, e a disputa por uma vaga no G4 ficou ainda mais acirrada, com Chapecoense e Novorizontino (47 pontos), Cuiabá (46), Remo e Atlético/GO (45) aparecendo logo atrás.
As próximas rodadas prometem fortes emoções, com confrontos diretos que podem mexer na parte de cima da tabela, como Cuiabá x Novorizontino, Coritiba x Atlético/GO e Remo x Athletico do Paraná, já na próxima rodada.
Agora é manter o foco, seguir com o pé no acelerador e ampliar ainda mais essa vantagem. O próximo compromisso será contra o Atlético-GO, no Couto Pereira — e na quinta-feira, todos os caminhos levam ao Alto da Glória!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)