
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Palmeiras se enfrentam neste sábado, 23, às 21h, no Pacaembu, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de finalmente alcançar a sua primeira vitória no Couto Pereira e ser beneficiado por alguns resultados, o Coritiba tem, em suas mãos, a chance de sair da zona do rebaixamento. Para isso, é necessário vencer. Do outro lado, um Palmeiras em ebulição, que não vence há 10 jogos, e que precisa de uma combinação de resultados para não passar o seu centenário amargando uma posição na ZR
Determinação, foco e vontade em busca do objetivo
Na última quarta-feira, finalmente o Coritiba fez as pazes com a vitória atuando no Couto Pereira. A equipe esteve longe de apresentar um futebol vistoso, mas foi competitiva o suficiente para se impor diante de um limitadíssimo Vitória, que pouco chegou à meta do goleiro Vanderlei. Dudu fez seu primeiro gol como profissional ainda no primeiro tempo, enquanto que Keirrison, de pênalti, fechou o placar. O resultado serviu apenas para aliviar um pouco da pressão, mas muito trabalho ainda precisa ser feito.
O que fica claro é que o Coritiba precisará jogar sempre em seu limite para conseguir os resultados que almeja. Para isso, o time precisa, pelo menos, equilibrar as coisas com seus adversários nos quesitos luta, disposição e vontade. Montando uma estratégia de acordo com as limitações de sua equipe e transmitindo garra e vibração dentro das quatro linhas, o Coritiba pode sair desta situação em que se encontra, até porque existem diversos elencos fracos neste campeonato. Mas, para isso, é fundamental que o time esteja concentrado.
Em relação à equipe, novamente Celso Roth terá que conviver com desfalques. Surpresa na escalação de quarta, Gil recebeu o terceiro amarelo e não joga. Baraka deve retornar à equipe. Outro que desfalca o setor de meio-campo é Dudu, que sentiu uma pancada logo após marcar o seu gol. Robinho retorna e a torcida espera que o meio não volte a repetir a expulsão infantil do último domingo. Ainda há uma chance de Zé Rafael aparecer no setor, mas a possibilidade é bastante remota. Por fim, Norberto também sentiu um problema muscular e foi vetado. Reginaldo assume naturalmente a posição na direita. No restante, a equipe deve ser a mesma que venceu o Vitória.
Em crise, Palmeiras tenta quebrar o jejum
O Palmeiras parece ter sido atingido pela "maldição do centenário". Historicamente, a temporada dos times que completam 100 anos não tem sido boa e com o Porco não é diferente. Após fazer um primeiro semestre bastante fraco, o Alviverde paulista amarga a lanterna da competição e dificilmente passará o aniversário (na próxima terça-feira) longe da zona do rebaixamento. Para completar, a equipe não vence pelo Brasileirão há dez partidas e, apesar da paciência da diretoria, o técnico Ricardo Gareca pode sair em caso de novo insucesso.
O time do treinador argentino possui alguns desfalques, como o goleiro e capitão Fernando Prass e o chileno Jorge Valdivia. Aliás, o meia tem sido alvo de discórdia entre a torcida. A boa notícia fica por conta do retorno do experiente zagueiro Lúcio, que não atuou na derrota de 2x1 para o Sport por estar suspenso. Esta deve ser a única alteração que o contestado treinador deve realizar em sua equipe. A intenção é aproveitar um Pacaembu com uma boa presença de público para tentar pressionar o Coritiba.
Panoramas da partida
O clima da partida deste sábado será bastante semelhante ao de quarta-feira. A diferença é que o Coritiba estará no papel invertido para enfrentar o time paulista. Muito pressionado, o Palmeiras deve tentar aproveitar a presença da torcida para tentar sufocar o Verdão no início de jogo. Dessa vez, o relógio será aliado e o Coritiba precisará segurar o Porco nos primeiros minutos para, aos poucos, sair para o jogo em contra-ataques. Atenção nos 90 minutos e muita vontade serão ingredientes fundamentais na partida.
Ofensivamente, o time perderá a velocidade de Dudu. O meia foi bem na última partida, no Couto Pereira, e se machucou justamente quando teria uma boa sequência. Por outro lado, o retorno de Robinho deve dar mais qualidade no passe, mas o meia não pode se esconder do jogo e precisa assumir a responsabilidade de armar as jogadas para a conclusão de Keirrison e Zé Eduardo, na frente. Por fim, o apoio dos laterais será fundamental, assim como as jogadas de bola parada. Um gol Alviverde para abrir o placar poderá acabar com a confiança palmeirense e facilitar o caminho para a vitória.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa controlar a presença de área do atacante Henrique, que mesmo na difícil fase vivida pelo seu clube, vem conseguindo deixar sua marca em várias partidas. Além dele, o Coritiba precisa controlar as atuações dos meias Wesley e Allione, que são os principais focos criativos da equipe. Por fim, é preciso atenção com as descidas do lateral-esquerdo Victor Luís e com as jogadas de bola aérea, principalmente com Lúcio, que apresenta forte aproveitamento neste tipo de lance.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Pacaembu para empurrar a equipe rumo à segunda vitória consecutiva, que pode tirar o Coritiba da zona do rebaixamento depois de muito tempo. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca dos três pontos. Força e determinação para conseguir o resultado!
Reage, Coritiba!
Campeonato Brasileiro 2014 - 17ª rodada
Palmeiras x Coritiba
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 23/08/2014, sábado
Horário: 21h
Palmeiras:
Fábio; Wendel, Lúcio, Fernando Tobio e Victor Luís; Renato, Marcelo Oliveira, Wesley e Agustín Allione; Pablo Mouche e Henrique.
Técnico: Ricardo Gareca
Coritiba:
Vanderlei; Reginaldo, Leandro Almeida, Welinton e Dener; Baraka, Hélder, Germano e Robinho (Zé Rafael); Keirrison e Zé Eduardo.
Técnico: Celso Roth
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha/ES
Assistente 1: Fabiano da Silva Ramires/ES (Especial)
Assistente 2: Vanderson Antonio Zanotti/ES
4º Árbitro: Marcelo Prieto Alfieri/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)