
AVALIAÇÃO
A matéria Coxa tem 33,6% de chances de subir para Série A , publicada nesta segunda-feira, 10, no site Coxan@utas, trazia um estudo estatístico feito pelo site Chance de Gol, pelo qual o Coritiba teria 33,6% de chances de subir para a Série A em 2007.
Como a matéria do site Chance de Gol não destaca quais os critérios utilizados para avaliar estatisticamente as chances de cada um dos vinte times que disputarão a competição, os administradores do site Coxan@utas contataram os administradores do Chance de Gol para saber mais:
”Para calcular as probabilidades de vitórias, empates e derrotas veiculadas no Chance de Gol, são considerados, entre diversos outros fatores, o local de jogo (se em casa, fora de casa ou em campo neutro) e a força dos adversários que, por sua vez, se baseia essencialmente em resultados passados. Além disso, é dada muito pouca importância a fatos como "o time A nunca foi longe em competições intercontinentais" ou "O time B não vence uma semifinal há cinco campeonatos seguidos" e a informações de cunho puramente histórico como "o time C já foi campeão mundial enquanto o time D nunca havia disputado a copa continental". Todos os cálculos levam em conta os jogos realizados estritamente dentro de um período especificado (48 meses), pois os resultados e títulos obtidos há 10, 20 ou 40 anos nada têm a ver com o estágio atual dos times.
No decorrer de um campeonato, cada time tem uma seqüência diferente de jogos a disputar, envolvendo adversários com forças diferentes em locais diferentes. Além disso, após cada rodada, os pontos ganhos, saldo de gols, número de vitórias, etc. das equipes participantes obviamente se alteraram. Também em conseqüência dos resultados da rodada, as forças dos futuros adversários de cada time são atualizadas e, conseqüentemente, as chances de classificação à próxima fase, ida à repescagem, etc. também são alteradas. Por isso, ao longo de um campeonato, nem sempre coincidirão as ordenações dos times por pontos ganhos e por chances de título ou classificação.
Não se deve confundir chances altas com certeza nem chances baixas com impossibilidade. A atribuição de 80% de chance de vitória do time X sobre o time Y, por exemplo, não deve ser considerada como uma afirmação de que "O time X VAI GANHAR o jogo", mas como um favoritismo do time X, ou seja como uma tendência de que a vitória do time X seja mais provável de acontecer do que o empate ou a vitória do time Y.
Todas as chances divulgadas no Chance de Gol (chances de vitória, empate e derrota no próximo jogo, chances de classificação à próxima fase, chances de ser campeão etc.), bem como as forças de cada time, são baseadas em um modelo de probabilidades e calculadas através de técnicas matemáticas e estatísticas desenvolvidas em Tese de Mestrado (pelo Depto. de Estatística da USP) e testadas detalhadamente desde a Copa do Mundo de 1998”.
xxx
Análise Coxan@utas
Analisando as equipes e seus atuais elencos, a poucos dias do início da competição, percebe-se que, se o Coritiba montar uma boa equipe, terá grandes chances de subir a primeira divisão.
Os principais adversários serão Atlético/MG, Paysandu, Brasiliense, Guarani, Sport Recife e Náutico.
As equipes do interior paulista, Santo André, Marília, Ituano e Paulista, serão difíceis adversários, sempre complicando a vida dos times que jogam em São Paulo.
As equipes do Ceará, Portuguesa, Vila Nova e Avaí, correm por fora, podendo ser a surpresa neste campeonato.
As equipes do América/RN, Remo, CRB, São Raimundo e Gama deverão ser apenas coadjuvantes neste campeonato.
Um fator relevante na competição será o clima e os campos dos times das regiões Norte e Nordeste, o que em geral, dificulta o rendimento do jogo dos times do sul.
Por outro lado, os times do Norte e Nordeste, deverão ter muitas dificuldades com o frio que faz em Curitiba, principalmente nos meses de maio, junho, julho e agosto.
A equipe de administradores do site Coxan@utas não leva em consideração, a análise feita pelo site Chance de Gol, tendo em vista que, neste momento, antes do início da competição, outros fatores influenciarão no desempenho das equipes durante o campeonato.
As estatísticas feitas antes da bola rolar, não devem ser as únicas consideradas como relevantes para o planejamento Coxa-Branca. Devem sim, ser consideradas e avaliadas cuidadosamente, como uma ferramenta num processo muito mais amplo para saber quais as reais chances do Cori subir de divisão.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)