Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Com 99,88% de chances de acesso, o Santos já está planejando o ano de 2025 na série A. O time é líder da série B com 65 pontos ganhos e fez uma campanha regular na competição, sem muitos problemas e agora precisa de apenas mais uma vitória nos três jogos que restam para sacramentar seu retorno à elite do futebol no próximo ano.
O Alvinegro Praiano vem de uma sequência de três vitórias consecutivas sobre Ceará, Ituano e Vila Nova e tenta emplacar a quarta vitória seguida pela primeira vez na competição, jogando em Curitiba contra o time Coxa-Branca nesta segunda-feira.
O técnico Fabio Carille tem alguns problemas para armar sua equipe para esse confronto pois o volante Pituca está suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido contra o Vila Nova, o atacante Serginho, que vinha sendo titular do time, teve uma lesão no reto femoral da coxa direita diagnosticada no início desta semana e está entregue ao departamento médico. Por fim, o meia-atacante Miguelito e o volante Tomás Rincón convocados, respectivamente, por Bolívia e Venezuela para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 também não estarão à disposição do técnico do Peixe.
Com as ausências mencionadas, uma provável escalação do Santos deve ter: Gabriel Brazão; Hayner, João Basso, Gil e Escobar; João Schmidt, Sandry e Giuliano; Otero, Guilherme e Wendel Silva.
Coritiba e Santos já se enfrentaram em 52 oportunidades, com 13 vitórias do Coxa, nove empates e 30 vitórias do Santos. Jogando em Curitiba foram 28 jogos com 11 vitórias do Coritiba, cinco empates e 12 vitórias do Peixe. A última vitória do Coritiba sobre o Santos no Couto Pereira foi pela Copa do Brasil de 2022, vitória do Coxa por 1 x 0, gol de Alef Manga. Valendo pelo Brasileirão, a última vitória Coxa-Branca foi em 2016 quando venceu por 2 x 1 de virada com gols de Kleber Gladiador e Iago Dias.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)