
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Vivendo uma grande fase atualmente, após algumas oscilações na série B, o Santos vem para o confronto com o Coritiba com uma sequência de seis jogos sem perder. A equipe é a líder do campeonato com 29 pontos ganhos e tem o melhor ataque da competição com 24 gols marcados. A defesa é a segunda menos vazada com 12 gols sofridos, só atrás do Operário de Ponta Grossa que tem apenas nove gols sofridos.
O último jogo do Santos foi contra o Vila Nova em Goiânia e terminou empatado em 1 x 1, resultado que, segundo o seu técnico Fábio Carille, foi bom pelas circunstâncias do jogo pois a equipe goiana está em segundo lugar na tabela.
Agora o Santos volta à Vila Belmiro onde é muito forte, afinal ganhou todos os seus jogos pela série B deste ano, foram seis vitórias.
O meia Giuliano, que estava se recuperando de uma lesão muscular, pode ser a novidade entre os titulares para enfrentar o Coritiba, pois já treinou com bola nos últimos dias e poderá ficar à disposição do técnico Fábio Carille. Por outro lado, o zagueiro Joaquim não deve mais jogar pelo Santos pois está sendo negociado com o Tigres, do México.
Um provável Santos para enfrentar o Coritiba, deverá ser formado por: Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Jair e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca e Serginho (Giuliano); Otero, Guilherme e Furch.
Santos e Coritiba já se enfrentaram em 51 jogos no total e a equipe praiana tem grande vantagem, com 29 vitórias, o Coritiba tem 13 vitórias e foram nove empates. Em jogos na Vila Belmiro a vantagem do Santos é ainda maior, pois em 23 jogos obteve 17 vitórias, sendo que o Coritiba só venceu em duas oportunidades e foram quatro empates.
O último jogo entre as duas equipes na Vila Belmiro foi no Brasileiro de 2023, vitória do Santos por 2 x 1, gol do Coritiba marcado pelo Robson, de pênalti.
As duas únicas vitórias que a equipe Coxa-Branca conseguiu jogando em Santos foram: no campeonato brasileiro de 2008, quando o Alviverde venceu por 3 x 1, sendo os três gols marcados pelo Keirrison. A outra vitória foi no campeonato brasileiro de 2011 quando o Coritiba venceu por 3 x 2, gols de Jéci, Marcos Aurélio e Léo Gago.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)