
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Santos Futebol Clube vem pressionado para o jogo em Curitiba contra o Coxa, pois a fase não é boa e já acumula sete jogos sem vencer no campeonato brasileiro. Comissão técnica e jogadores estão sofrendo uma pressão muito grande tendo em vista os resultados alcançados no ano até aqui.
O Peixe foi eliminado no Paulistão, quando nem se classificou para as quartas de finais, foi eliminado nas oitavas da Copa do Brasil pelo Bahia, e por último foi eliminado da fase de grupos da Copa Sulamericana quando perdeu na Vila Belmiro para a equipe argentina do Newell’s Old Boys. Somando todas essas eliminações, a equipe santista deixou de “embolsar” aproximadamente 12 milhões de reais, o que provocou um rombo no orçamento para 2023. Agora o clube se vê obrigado a negociar os jogadores Angelo e Marcos Leonardo na próxima janela, para que possa investir em novos jogadores para reforçar o elenco.
Na tabela de classificação do Brasileirão o Santos está posicionado na 12ª colocação, com 12 pontos ganhos, sendo três vitórias, três empates e três derrotas, porém sofre com uma sequência de sete jogos sem vencer, sua última vitória foi contra o Vasco dia 14 de maio, em São Januário por 1 x 0.
O técnico Odair Hellmann está muito pressionado no cargo, e em caso de derrota em Curitiba tudo leva a crer que não suportará a pressão e deixará o comando técnico do time, muito embora o técnico tenha o respaldo do coordenador do departamento de futebol, Paulo Roberto Falcão.
A campanha do time praiano fora de casa é discreta, em quatro jogos longe da Vila Belmiro conseguiu apenas uma vitória (Vasco da Gama), e foi derrotado nas outras três oportunidades (Grêmio, Cruzeiro e Red Bull Bragantino).
A provável formação que enfrentará o Coritiba neste sábado às 16h no Couto Pereira deverá ser: João Paulo; Nathan, Luiz Felipe, Messias e Lucas Pires; Alison, Dodi e Lucas Lima; Mendoza, Marcos Leonardo e Soteldo.
O histórico do confronto entre Coritiba e Santos, em partidas realizadas na cidade de Curitiba mostra um equilíbrio, foram 25 jogos com 11 vitórias do Coritiba e 10 vitórias do Santos, com quatro empates. Vale lembrar que houve um outro confronto realizado no Estado do Paraná, na cidade de Cascavel, pelo Brasileiro de 2009 com vitória do Santos por 1 x 0. O Coritiba era o mandante, mas o Coxa havia sido punido com a perda de um mando por causa de briga entre torcedores no clássico Atletiba.
No último jogo entre as duas equipes no Couto Pereira, pelo Brasileirão de 2022, deu Santos que venceu por 2 x 1. O Santos saiu na frente, mas o atacante Léo Gamalho empatou para o Coxa. O segundo gol do Santos veio nos acréscimos da partida, aos 48 minutos do segundo tempo.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)