
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Após perder o título da Copa Sul-Americana para a equipe do Independiente Del Valle do Equador, título esse que daria a vaga direta à equipe do São Paulo na Copa Libertadores de 2023, o único objetivo da equipe agora no restante do campeonato brasileiro de 2022 é conquistar os pontos necessários para conseguir uma vaga no maior torneio de clubes da América do Sul.
Para isso, o São Paulo tem um trunfo, o estádio do Morumbi onde conquistou seis das nove vitórias até agora na série A de 2022. O tricolor paulista está em 12º lugar na tabela de classificação do campeonato brasileiro com 41 pontos conquistados, mas viu seu rival paulista, o Santos, entrar nessa briga também, após a vitória da equipe santista sobre o Bragantino em Bragança Paulista por 2 x 0 na última segunda-feira, fazendo com que o Santos chegasse aos 43 pontos, porém com um jogo a mais. Se vencer o Coritiba, o São Paulo volta a ultrapassar o time santista.
O tricolor paulista vem de um empate em 0 x 0 no Choque-Rei, contra o Palmeiras que, diante das circunstâncias do jogo, foi considerado muito bom, pois além de jogar contra o líder do campeonato, ainda terminou o jogo com dois jogadores a menos, visto que Ferraresi e Beraldo foram expulsos. Vale lembrar que o goleiro tricolor Felipe Alves defendeu uma penalidade máxima batida pelo Gustavo Scarpa.
Para esse jogo com o Coxa o time paulista terá muitos problemas para montar a defesa, senão vejamos: Os zagueiros Ferraresi e Beraldo foram expulsos no clássico frente ao Palmeiras e estão suspensos. O também zagueiro Miranda está com uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e talvez nem jogue mais nesta temporada. Diego Costa que era titular na zaga no time de Rogério Ceni, tem uma tendinite no joelho direito e deve ficar fora do jogo. Lembrando que o jogador Arboleda, zagueiro equatoriano, está afastado desde junho devido a uma lesão no tornozelo, portanto, devido a todos esses problemas, a zaga do São Paulo deverá ter uma formação inédita, com os zagueiros Luizão e Léo e talvez com o lateral Rafinha compondo a linha de três zagueiros, caso o técnico faça opção da formação de 3–5-2 que tem sido muito utilizada pelo tricolor. Os atacantes Nikão e Alisson e o meia Gabriel Neves também continuam entregues ao departamento médico e não estão aptos para a partida.
A provável formação do São Paulo para enfrentar o time do Coxa deve ser: Felipe Alves, Rafinha, Leo e Luizão; Igor Vinícius, Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Patrick e Reinaldo; Luciano e Calleri.
O histórico desse confronto no Morumbi não é muito favorável ao Coritiba, pois em 24 jogos foram apenas três vitórias com 11 derrotas e 10 empates.
Na série A de 2020 (jogo disputado em 23/01/2021) deu empate em 1 x 1, com o gol do Coxa sendo marcado por Robson. No confronto do 1º turno de 2022, realizado no Couto Pereira, também houve empate em 1 x 1, Calleri fez para o São Paulo e Alef Manga empatou para o Coritiba.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)