
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O São Paulo Futebol Clube vive momentos de altos e baixos no campeonato brasileiro, pois não consegue uma regularidade desde o começo da série A de 2022. Mesmo assim, é uma equipe que sempre é considerada candidata ao título máximo, pois possui 6 conquistas, embora não conquiste o título do campeonato brasileiro desde 2008, quando foi campeão pela última vez.
No início da temporada de 2022 a equipe conseguiu fazer um campeonato paulista até certo ponto bom, visto que chegou à final e perdeu para o Palmeiras, conseguindo até vencer o rival no primeiro jogo da decisão no Morumbi por 3 x 1, mas no segundo jogo disputado no Allianz Parque, o time são paulino sucumbiu perante o Palmeiras e perdeu por 4 x 0.
A equipe paulista, como outras, também possui o calendário cheio para o ano de 2022, pois além do brasileiro da série A, disputa a Copa do Brasil e vai enfrentar nas oitavas de final o Palmeiras, e também a Copa Sulamericana, onde igualmente está classificada para as oitavas de final e terá pela frente o time do Universidad Católica do Chile na fase de mata-mata.
O técnico da equipe é Rogério Ceni, que assumiu em outubro de 2021 com a saída do argentino Hernan Crespo. Ceni tem uma identificação muito forte com o São Paulo pois fez toda sua carreira de jogador de futebol na equipe aonde chegou em 1990, e ficou até se aposentar dos gramados em dezembro de 2015. Essa é a segunda passagem do técnico na equipe, a primeira havia sido em 2017.
Os principais destaques da equipe atual tem sido o atacante argentino Calleri, o zagueiro equatoriano Arboleda, o lateral Reinaldo e o atacante Luciano. Vários jogadores do plantel são paulino, inclusive muitos titulares ou que sempre são aproveitados nas partidas, são formados nas categorias de base, aliás é uma tradição da equipe a formação de jogadores. Entre eles, destacam-se Diego Costa (zagueiro), Wellington (lateral esquerdo), Pablo Maia (volante), Luan (volante), Rodrigo Nestor (meia), Igor Gomes (meia), Gabriel Sara (meia), Marquinhos (atacante) e Juan (atacante). Há de se destacar também no plantel atual, jogadores que já passaram pelo Coritiba como o lateral Rafinha e o zagueiro Miranda.
Em sua última partida, quando jogou com o Avaí na Ressacada, o São Paulo empatou em 1 x 1, em partida considerada pelo técnico Rogério Ceni como a pior até aqui no brasileiro da série A, e segundo o próprio treinador, sua meia cancha vem sendo muito ineficiente, especialmente neste jogo onde praticamente não criou nada. O resultado poderia ter sido outro se o atacante Calleri não tivesse errado um pênalti, chutando bisonhamente para fora, o que poderia colocar o São Paulo em vantagem por 2 x 0, pois o jogo ainda estava 1 x 0 a favor dos paulistas.
Parte da torcida do São Paulo está na bronca com o goleiro Jandrei, que segundo eles não passa confiança, inclusive estão culpando o goleiro pelo gol de empate do Avaí, insinuando que foi falha dele no lance. Sobre esse assunto, especula-se que o São Paulo está em busca de outro goleiro e teria a intenção de trazer o goleiro Tadeu, atualmente no Goiás, mas a negociação promete ser difícil porque além de Tadeu ter renovado com o Goiás até 2026, a equipe goiana já se pronunciou dizendo que por menos de 30 milhões de reais o goleiro não sai do esmeraldino.
A campanha do São Paulo fora de seus domínios não tem sido boa, a equipe ainda não venceu longe do Morumbi, nos cinco jogos disputados fora teve uma derrota e 4 empates. A equipe é a 6ª colocada na tabela de classificação com 14 pontos ganhos, pontos esses conseguidos através de três vitórias, cinco empates e uma derrota, e está empatada com o Coritiba em número de pontos ganhos, mas perde nos critérios de desempate.
O time paulista vem para Curitiba com algumas dúvidas na escalação, uma delas é o meia-atacante Alisson, que sofreu uma entorse no joelho no jogo contra o Avaí e está em tratamento intensivo, mas em compensação, terá os retornos do lateral Rafinha e do meia Igor Gomes que estavam suspensos. O volante colombiano Andres Colorado que também estava em tratamento no DM poderá voltar a ser relacionado. O técnico Rogério Ceni tem utilizado o esquema com três zagueiros, jogando no esquema de 3-5-2, portanto a equipe que deve enfrentar o Coritiba nesta quinta-feira poderá ser a seguinte: Jandrei, Diego Costa, Miranda e Léo; Rafinha, Gabriel Neves (Andres Colorado), Rodrigo Nestor, Alisson (Igor Gomes) e Reinaldo (Wellington); Luciano e Calleri. Outro desfalque importante é o zagueiro Arboleda que está servindo a seleção do Equador.
A última vitória do Coritiba sobre o São Paulo no Couto Pereira foi em 2014, quando o Verdão Coxa-Branca venceu por 3 x 1. No último confronto pela série A do brasileiro de 2020 houve empate em 1 x 1, com gols de Robson (Coritiba) e Reinaldo empatando para a equipe paulista.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)