
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O São Paulo vivia um momento conturbado sob o comando de Rogério Ceni, porém com a chegada de Dorival Júnior as coisas parecem que estão se alinhando melhor e o ambiente já é outro. Não é para menos, sob o comando do novo técnico a equipe jogou dois jogos e conquistou duas vitórias. Pelo Brasileirão ganhou do América (MG) na segunda rodada por 3 x 0 no Morumbi e no meio de semana foi à Itu e venceu o Ituano por 1 x 0 pela terceira fase da Copa do Brasil, classificando-se para as oitavas de finais do torneio.
A linha defensiva que não tomou gols ainda na era Dorival tem sido muito elogiada, principalmente a dupla de zaga formada por Arboleda e Beraldo.
Atualmente o time ocupa a 9ª colocação na tabela do Brasileirão com três pontos conquistados, sendo uma vitória na segunda rodada e uma derrota na estreia para o Botafogo (RJ).
A equipe paulistana tem calendário cheio para 2023 pois disputa o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Copa Sulamericana, o que pode obrigar o técnico Dorival Júnior a fazer rodízio de jogadores com objetivo de evitar o desgaste excessivo pelo número de competições que a equipe disputa.
Para o jogo do próximo sábado, às 16h30, diante do Coritiba no Couto Pereira, a linha defensiva pode sofrer apenas uma alteração, com a saída de Rafinha e o retorno de Raí Ramos. No meio, Pablo Maia e Gabriel Neves despontam como os favoritos depois da boa partida que fizeram na terça-feira pela Copa do Brasil.
O principal artilheiro do São Paulo, o argentino Calleri será desfalque para a partida em Curitiba no sábado. O jogador está com dengue, se encontra em recuperação e entrará em campo. O atacante Erison, também se recuperando de uma lesão na coxa, deve desfalcar a equipe. Outros jogadores que não estarão à disposição para esta partida são: os atacantes Gallopo e David, o zagueiro venezuelano Ferraresi, o lateral Welington, os meias André Anderson e Talles Costa, todos seguem em recuperação no DM.
O time provável que entrará em campo contra o Coxa deve formar com: Rafael, Raí Ramos (Rafinha), Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Gabriel Neves (Welington Rato), Alisson e Rodrigo Nestor; Luciano (Michel Araujo) e Marcos Paulo.
O histórico desse confronto entre as duas equipes, em jogos realizados na cidade de Curitiba é muito equilibrado, pois em 25 jogos foram nove vitórias para cada lado com sete empates. No último jogo realizado no Couto Pereira, em 2022 pela série A, deu empate em 1 x 1, gols marcados por Calleri para o São Paulo e Manga para o Coritiba. Vale lembrar que a última vitória Coxa-Branca foi em 2014, pela série A, pelo placar de 3 x 1, gols marcados por Hélder e Joel Tagueu (2) para o Alviverde, portanto, de lá para cá foram cinco jogos com duas derrotas e três empates.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)