
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Goiás Esporte Clube, tradicional equipe da região centro-oeste do Brasil está completando 79 anos de fundação este ano, e é considerado pela sua torcida como o maior clube da região centro-oeste. Em sua história, o Goiás já tem dois títulos do brasileiro da série B (1999 e 2012), o tricampeonato da Copa Centro-Oeste e 29 títulos do campeonato goiano. Como curiosidade, no título da série B de 2012, o lateral Egídio, hoje no Coritiba, fazia parte do time .do Goiás.
Em 2021, a equipe esmeraldina disputou a série B do campeonato brasileiro, conseguindo a segunda colocação com 65 pontos (um a mais que o Coritiba, que ficou em terceiro com 64), o que lhe deu o direito de disputar a série A este ano.
A equipe, nesta temporada, viveu altos e baixos nas competições que disputou. Na primeira fase da Copa do Brasil conseguiu sua classificação à duras penas, empatando em 1 x1 com a equipe do Souza (PB), quando abriu o marcador, mas tomou o empate, e foi muito pressionada pela equipe paraibana que por pouco não conseguiu virar. Na segunda fase, enfrentou a equipe do Criciúma em Goiânia, onde venceu por 1 x 0, novamente sendo criticada pela torcida, mas se classificou para a terceira fase em que medirá forças com o Red Bull Bragantino.
No campeonato goiano, o time chegou a ficar 12 jogos invicto, mas nas finais o time decaiu, fez a decisão com o Atlético Goianiense e perdeu as duas partidas, a primeira por 1 x 0 e a segunda, jogando em casa, no Estádio Hailé Pinheiro, foi derrotada por 3 x 1, com isso o título do campeonato goiano ficou com o Atlético Goianiense.
O time titular que jogou a decisão do campeonato goianiense, no último domingo, jogou com: Tadeu, Diego (Reginaldo), Da Silva, Yan Souto e Danilo Barcelos; Auremir, Fellipe Bastos (Henrique), Elvis e Apodi; Nicolas (Magno Silva) e Pedro Raul (Albano).
A equipe esmeraldina foi comandada nos últimos jogos pelo auxiliar técnico Glauber Ramos, pois o técnico que havia sido contratado, Bruno Pivetti foi demitido logo após a saída de Paulo Autouri, que trabalhou na gerência de futebol do Goiás por 28 dias.
O Goiás quer virar a chave e arrancar no campeonato brasileiro de 2022 com bons resultados. Para a partida com o Coritiba, dia 10/4/2022, a equipe ainda deverá ser comandada pelo auxiliar Glauber Ramos, visto que um novo técnico ainda não foi contratado. Existem especulações na imprensa de Goiás de que Wagner Mancini estaria sendo sondado para o cargo.
A equipe esmeraldina manteve alguns jogadores que disputaram a série B de 2021, como os meias Felipe Bastos e Elvis, o experiente lateral Apodi que agora está atuando como ponta e o centroavante Nicolas, ídolo da torcida que o chama de “Cavani do Cerrado”, devido à sua aparência física com o jogador uruguaio. Nicolas foi artilheiro isolado do campeonato goiano com 8 gols. Outro jogador muito importante para a equipe do Goiás em 2021 e que permanece para 2022 é o goleiro Tadeu, formado no sub 20 do Coritiba em 2013. Tadeu está no time do Goiás desde 2019 e recentemente renovou seu contrato até 2026. Este ano, houve as incorporações de jogadores importantes ao time, como Auremir, volante que veio do Cuiabá (MT), Danilo Barcelos, lateral que veio do Fluminense (RJ) e os atacantes Pedro Raul que estava no Japão, mas que jogou a série B de 2021 no Botafogo (RJ), Luan, apelidado de menino maluquinho, que jogou no Atlético Mineiro, inclusive sendo campeão da Libertadores pelo Galo mineiro em 2013 e que ultimamente estava no Japão, o atacante Vinicius que veio do Náutico (PE) e que passou pelo Coritiba em 2016. Destaque também para a chegada do jogador Luiz Filipe, 20 anos, atacante que veio do Atlético Mineiro, jogador tido como uma promessa do Galo Mineiro. O zagueiro Caetano, de 22 anos que também faz parte do elenco, teve uma rápida passagem pelo Coritiba em 2020 (de julho a dezembro).
Nesta última semana o Goiás acertou com os jogadores Dadá Belmonte (atacante) e Luan Dias (meia) que disputaram o campeonato paulista pelo time do Água Santa e o atacante Renato Júnior, de 19 anos, que estava no futebol português, mas que já havia tido uma passagem pela equipe esmeraldina. Também foi contratado o lateral Douglas Silva, que estava na equipe do Iporá, que foi semifinalista do campeonato goiano, sendo desclassificado justamente pelo time do Goiás.
A equipe que estreia no campeonato brasileiro de 2022 terá desfalques dos titulares Nicolas (lesão muscular), Pedro Raul, Luan e Vinícius, que estão entregues ao departamento médico.
Para o confronto com o Coritiba, o Técnico Glauber Ramos deve colocar em campo a seguinte formação:Tadeu, Maguinho, Sidnei, Reynaldo e Danilo Barcelos; Auremir (Diego), Fellipe Bastos e Élvis; Dadá Belmonte, Renato Júnior e Luiz Filipe.
A expectativa da torcida esmeraldina é que o Goiás consiga fazer um bom campeonato da série A, primeiramente se mantendo na elite, e depois talvez beliscar uma vaga na Copa Sulamericana de 2023.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)