
RESULTADO
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
Terminou há pouco no Couto Pereira, a partida em que o Coritiba empatou com o Goiás pelo placar de 2x2 pela terceira rodada do returno do Brasileirão 2013.
Nova partida no Couto, nova oportunidade de apagar a má impressão que a torcida tem. Mas o Couto Pereira, infelizmente não "bota medo" em mais ninguém. Nossa casa serve de palco para qualquer time que jogue o mínimo de futebol, desfile à vontade, sentindo-se em casa. De nada adiante tm maior volume de jogo, maior posse de bola e isso não resultar em gols e vitórias.
O Coritiba poderia ter definido a partida na primeira etapa. Saiu na frente com Lincoln aos 6 minutos. Aos 28 minutos, duas bolas na trave no mesmo lance. Robinho e Alex carimbam a trave. Mas a falha na marcação resultou no empate do Goiás aos 37 após também já ter colocado uma bola na trave. O Coritiba dominou a primeira etapa, mas segue falhando na zaga e nas finalizações. Coritiba 1x1 Goiás.
Para o início da segunda etapa, Marquinhos não muda. Mas aos 18 minutos, Escudero sente e é substituído por Abner. Finalmente a estrela da base, de tantas convocações para a seleção brasileira faz a sua estreia no Brasileiro. Aos 25 minutos, o Goiás chega ao segundo gol. Aos 25 minutos é a vez de Lincoln sentir e também ser substituído. Entra Dudu, também da base em seu lugar. Aos 28 minutos, Janio e Dudu tentam, a zaga se atrapalha e a bola sobra para Robinho bater de virada e salvar o Coritiba novamente de uma derrota em casa. Aos 35 minutos, Arthur entra em lugar de Victor Ferraz. Até o final da partida, o Coxa ainda teve mais uma bola na trave de Gil e duas chances dos pés de Alex em cobranças de faltas. Mas outra vez, o Couto não foi palco de vitória Coxa. Willian deixou o gramado sentindo dores, alegando lesão no ligamento do joelho. Não foi substituído durante a partida devido ao técnico Marquinhos Santos já ter feito as 3 substituições. Coritiba 2x2 Goiás.
Segue o calvário Coxa. Se em 2012, o Coritiba ganhava em casa e empatava fora e acabou fazendo contas para não cair, em 2013 a situação piora, pois tem perdido fora e empatado em seus domínios. É inacreditável que apenas a torcida consiga ver os problemas do Coritiba. Diretoria e comissão técnica, seguem observando melhoras a cada rodada e culpando o calendário. Esquecem que o calendário é duro para todas as equipes. De outro lado, o Coritiba tem um time inteiro no departamento médico.
O recado é simples e de fácil compreensão: ou muda ou vamos cair. Quem montou o time, deve explicações. Quem mantém o treinador, deve explicações. O departamento médico deve explicações. O torcedor tem todo o direito de reclamar. Cada um que paga seu ingresso ou seu plano de sócios, tem o direito de reclamar da péssima, desastrosa e irresponsável campanha do Coritiba em 2013. O Coritiba, como um todo, precisa ser repensado. Não queremos mais projetos, queremos um time que honre a camisa do Coritiba e que tenha ao menos 1/10 da Alma Guerreira que sempre carregamos.
O próximo compromisso do Coritiba será no sábado, 21, 18h30 no Maracanã contra o Fluminense.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)